Várias vezes ao codarmos algo em C, nos deparamos com coisas que necessitam ser aleatórias, como em um jogo por exemplo, precisa-se de sistemas aleatórios para um item que será deixado por alguém após morrer por exemplo, ou em geração de senhas, coisas assim. Existem várias formas para se obter isso, a principal é noção de algumas funções em C e principalmente criatividade.
Algumas funções
Irei citar agora algumas funções que sempre serão usadas praticamente, para poder ter aleatoriedade.
Algumas funções que dão muita ajuda, muita mesmo, para aleatoriedade são srand() e rand().
A função srand tem o seguinte protótipo:
void srand ( unsigned int seed );
A utilidade dela é rodar um "sistema aleatório", para o rand() retornar algo novo sempre, caso srand não for declarada, rand vai gerar sempre o mesmo número.
A utilização dela é assim: você declara o tempo de refresh dentro de srand, mais ou menos assim:
srand(time(NULL));
Para usar time() precisa-se declarar a biblioteca time.h. Quando declarada aquele modo, não haveria tempo determinado para srand gerar um novo número.
Agora a função rand() já é para jogar o número aleatório que srand gerou caso ela tenha sido declarada. O protótipo dela é esse:
int rand ( void );
Você pode usa-la assim:
printf("Um número aleatório: %d
", rand()%10);
Esse %10 serviria para delimitar o máximo que rand poderia chegar, que seria algo menor que 10.