O processo de atualização é relativamente simples, mas pode ser demorado dependendo da velocidade de conexão à internet. A versão usada é o
openSUSE 11.3, que será atualizado para o openSUSE 11.4.
No meu exemplo, demorou próximo a há 4 horas em uma conexão de 2 MB teóricos (180 Kbps reais) com muita variação na velocidade. Na mesma conexão, o download da imagem iso leva aproximadamente 6 horas (sem contar depois o tempo que se leva para configurar o sistema). Sendo assim, pode não ser tão viável atualizar.
Contudo o processo pode ser interessante para aqueles que desejam testar como funciona o upgrade de distro. Pode-se deixar baixando os pacotes a noite e pela manhã o sistema já estará atualizado. Em servidores, essa é uma ótima opção uma vez que você não precisa interromper o funcionamento do servidor até que a instalação seja concluída. Depois de concluída a atualização, basta reiniciar o sistema e o novo openSUSE estará disponível.
Para isso precisamos realizar as seguintes etapas:
- Atualizar o sistema. Caso exista alguma atualização crítica, recomendada ou de segurança pendente deve ser instaladas primeiro para que o sistema encontre-se corrigido no máximo que for possível.
- Modificar os repositórios oficiais (Oss, Non-Oss e Update), trocando a versão 11.2 para 11.3. Feito isso, desabilitar todos os repositórios não-oficiais. Todos!
- Executar um "zypper refresh "
- Feito isso, basta executar um "zypper dup"
UM DETALHE: o processo transcorreu normalmente e não tive nenhum problema com o sistema depois da atualização. Contudo, não há como dar garantias de que vai funcionar no seu caso também. Sendo assim prossiga por sua própria conta e risco. Esteja ciente de que problemas podem acontecer e que não sou responsável por eventuais problemas copm o sistema.
Oficialmente o modo seguro e padrão de se atualizar o openSUSE é baixando a nova versão e fazendo uma instalação limpa. A conexão à internet não pode ser interrompida durante o processo, sendo assim, assegure-se que a conexão onde for realizada a atualização é estável.
Quem me conhece um pouco mais sabe que sempre procuro fazer as coisas via interface gráfica. Aqui também tentei de todas as formas usar a interface gráfica para auxiliar no processo. Contudo, a atualização em si, eu a fiz pelo terminal. Mas não é nada difícil fazer isso. Vamos lá:
Abra o
YaST e clique em "Atualização Online". Aguarde o carregamento dos pacotes. Note que no canto esquerdo superior o sistema lista os pacotes já marcados para atualização. Eles estão separados em: correções necessárias, correções recomendadas e todas as correções.
Como o sistema já marcou os pacotes críticos e recomendados para a atualização, basta confirmar a atualização clicando em "Aceitar" e aguardar o término do processo. Pode-se usar o sistema normalmente enquanto isso. Terminada essa atualização de pacotes vamos modificar os repositórios.
Ainda no YaST, selecione "Repositórios de Softwares". Na lista apresentada, deixe marcado apenas os repositórios Oss, Non-Oss e Update. Desmarque (ou mesmo remova) todos os outros repositórios. É extremamente importante isso.
Desabilite ou remova todos os repositórios não-oficiais, pois problemas podem acontecer durante a atualização e consequentemente "quebrar" o sistema.
Feito isso, selecione um por um dos repositórios (Oss, Non-Oss), clique em Editar e troque o nome do repositório para a numeração para o qual vai atualizar o sistema. Faça o mesmo com a URL. Veja o exemplo abaixo.
Antes:
- Nome do repositório: openSUSE-11.3-Oss
- URL do repositório: http://download.opensuse.org/distribution/11.3/repo/oss/
Depois:
- Nome do repositório: openSUSE-11.4-Oss
- URL do repositório: http://download.opensuse.org/distribution/11.4/repo/oss/
Clique em Ok. Repita esses mesmos passos para os repositórios Non-OSS e Update.
Terminado o processo dê um Ok. Se o sistema solicitar a importação de chaves, aceite-as. São as novas chaves de segurança para os novos repositórios adicionados.
Agora abra um terminal, logue-se como root e execute o seguinte comando:
# zypper refresh
Isso atualizará os repositórios. Feito isso execute o comando de atualização do sistema:
# zypper dup
Agora é só aguardar o download e a instalação dos novos pacotes. Note que essa tarefa poderá demorar dependendo da velocidade de conexão à internet que você possui. Pode-se usar o computador normalmente durante esse processo. Terminado o processo, basta reiniciar o computador e, se tudo ocorreu bem, fazer o login no novo sistema.
Há uma outra forma de se atualizar o sistema de uma versão para outra mas isso fica para um próximo artigo.