Colocando o serviço para funcionar
Para ativarmos o serviço, precisamos criar um nome para o acesso à base de dados que foi criada e acionar a função nas rotas de entrada do PABX IP.
Para isto, vamos proceder da seguinte forma:
1. Clique na guia
Setup e, em seguida, na seção em
CallerID Lookup Source:
Entre com os parâmetros, conforme a seguir:
- Source Description: Nome do serviço (ex.: Atendimento);
- Source Type: Banco para consultas, selecione a opção Internal;
- Cache results: Marque esta opção para economizar processamento.
Feito isto, acesse a seção
Inbound Routes:
Na opção
CID Lookup Source, selecione o serviço anteriormente cadastrado, no nosso caso, o serviço com o nome de Atendimento:
P.S.: para que esta função esteja disponível para todos os ramais, a mesma deve ser programada em todas as rotas de entrada cadastradas.
Clique em
Submit e, em seguida, aplique as configurações clicando em
Apply Configuration Changes:
Após as configurações aplicadas, as chamadas apresentarão o nome do chamador, uma vez que o nome do mesmo esteja cadastrado.
Caso não esteja, a identificação chegará com o número como de costume.
Importando diversos contatos de um banco de dados pré-existente
A cereja do bolo desta função, é você poder importar de uma só vez, todo o seu cadastro de clientes.
Para realizar tal tarefa devemos, primeiramente, exportar o banco de dados para o formato texto separado por ";", o famoso formato .CSV. E em seguida, tratá-lo para que o mesmo possua o seguinte formato:
"Nome da Empresa/Pessoa";Número do telefone;Speed Dial;
Por exemplo: "Julio Cesar Campos";11965XXXXXX;99
Neste caso, quando o número 11965XXXXXX ligar e a ligação for recebida pela rota de entrada, que chama a função CallerID Lookup Source, o nome Julio Cesar Campos será exibido no display do aparelho ou do Softphone.
* É muito importante que o número cadastrado na base de dados tenha o mesmo formato da Identificação de Chamadas entregue pela operadora, caso contrário, a função não irá identificar o número que não for 100% compatível.
O número 99 será um atalho para ligar para este número, por exemplo, ao discar 99, o Asterisk irá consultar esta base e realizar a ligação para o número cadastrado com este Speed Dial (o campo Speed Dial é opcional e caso não seja necessário, pode ser omitido).
Abaixo, uma imagem com o formato do arquivo .CSV para referência:
Agora, selecione o arquivo previamente tratado e em seguida, clique em
Upload:
Feito isto, a interface FreePBX irá lhe mostrar o número de registros importados e o processo estará concluído.
Conclusão
Espero que esta função seja útil a todos que procuram conhecer mais esta incrível plataforma de comunicação IP.
Capturas de tela, criação e edição por:
Julio Cesar Campos.
julioccampos[at]ig.com.br