Formatando texto no Open Office

Neste 4° tutorial vamos aprender a formatar o texto no OpenOffice (00) usando o swriter ou oowriter, segundo a procedência de seu pacote office. Como experiência própria, recomendo que digite tudo o que desejar e somente depois parta para a formatação propriamente dita.

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Por: Perfil removido em 19/11/2004


Formatando a página



Página


a) clique no menu "formatar -> página":
b) aparecerá uma janela como esta:


c) clique na aba "página":


onde:
  1. formato do papel - o tipo de folha usado (ou um tamanho personalizado) e a orientação do papel;
  2. margens - a partir da BORDA da folha, tendo como referência o ajuste feito no ítem anterior;
  3. bandeja de papel - como será a alimentação para impressão;
  4. configuração do layout - para trabalhos onde a formatação é distinta de acordo como posicionamento da página ou mais de uma coluna na mesma página;
  5. registro de conformidade - parte do texto onde a formatação aplicar-se-á.

Plano de fundo


a) clique agora na aba "plano de fundo";
b) escolha o fundo da página como "cor" ou "imagem";
c) escolhendo "cor", especifique qual deseja no campo "cor do plano de fundo".

Cabeçalho


a) clique na aba "cabeçalho";
b) aparecerá uma janela como esta:


onde:
  1. ativa cabeçalho para todas as páginas;
  2. ativa o conteúdo para todas as páginas;
  3. define as margens, independentemente da do texto;
  4. mantém o cabeçalho com afastamento do corpo do texto;
  5. mantém a altura do cabeçalho fixa ou dependente do tamanho da fonte;
  6. permite escolher o tipo de borda e ilustração do fundo do cabeçalho.

Rodapé


a) clique na aba "rodapé"
b) aqui valem as mesmas orientações do ítem "cabeçalho"

Bordas


a) clique na aba "bordas";
b) aqui define-se o tipo de margem do texto, sombreado, cor, margem a ser trabalhada etc. É de fácil entendimento.

Colunas


a) clique na aba "colunas"; b) aparecerá uma janela como esta:


onde:
  1. indica o número de colunas que a folha terá;
  2. indica a largura de cada coluna de forma automática ou você pode personalizá-la; em "afastamento" pode-se especificar a distância entre elas;
  3. a linha separadora serve de "barreira", facilitando a leitura em folhas com mais de 2 colunas; pode-se especificar se ela acompanhará toda a extensão desta ou sua posição "em cima", no "meio" ou "em baixo".

Notas de rodapé


Úteis para trabalhos em que explicação/referência faz-se necessário. Você irá determinar a formatação delas mas esta aba NÃO insere as referidas notas no trabalho. Para fazê-lo:

1) clique no menu "inserir -> nota de rodapé",
2) acrescente o texto desejado

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Comentários
[1] Comentário enviado por Bentux em 22/11/2004 - 17:53h

Tutorial legal amigo... Aqui na empresa onde trabalho o pessoal acessa os teus artigos para tirar dúvidas na utilização do Open Office...


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