Pois é, pasmem mais pra gerar PDFs no
Linux não é necessário adquirir licenças que custam o "o olho da cara" vejam abaixo como é simples criar seus próprios PDFs:
Suponhamos que você criou no OpenOffice por exemplo um documento ou relatório que deve ficar a disposição para download na internet, de forma que qualquer pessoa possa visualizá-lo sem precisar ter o mesmo software que você utilizou pra criar esse documento.
Ou então que você tenha criado um documento que precisa ser impresso em outro local que não diretamente na sua impressora, isso seria um problema pois a gráfica ou copiadora que você escolheu pra imprimir seu trabalho pode não ter o OpenOffice ou qualquer outro software que por ventura você tenha utilizado, e ai, como fazer?
Muito simples, ao final do trabalho, basta gerar o PDF desse trabalho e levá-lo a qualquer lugar, pois para visualizá-lo e dar saída (imprimir) só é necessário ter o Adobe Acrobat Reader instalado na máquina, este software é gratuito e pode ser baixado de
http://www.adobe.com e instalado facilmente sem grandes complicações... a partir dai você pode simplesmente ler esse documento ou imprimi-lo e inclusive disponibilizá-lo na internet para download, pois devido ao seu tamanho, que geralmente é bem reduzido fica fácil!
É importante salientar, que os arquivos PDF, também mantém todas as características que tinham na máquina que o gerou, sendo assim vc não precisa se preocupar se a máquina onde ele será aberto tem aquela fonte que você usou... ou se o texto vai correr e seu documento vai perder a formatação... esses problemas simplesmente deixam de existir, a partir do momento em que o PDF é gerado.
Bom agora vamos ao que interessa não é mesmo...
Para gerar um arquivo PDF, a partir do OpenOffice por exemplo... vc pode usar o método descrito aqui para qualquer outro aplicativo, mais não se esqueça que de um aplicativo para outro podem haver alguns detalhes diferentes, mais apesar disso, tenha certeza de que será fácil da mesma forma...
- Abra o OpenOffice, e em seguida o documento que você deseja transformar em PDF;
- Vá até o menu arquivo (ficheiro / file) e clique em imprimir (imprimir / print);
- A tela de diálogo de impressão se abrirá, em seguida selecione a impressora, onde escolhe-se a impressora, escolha PDF Converter;
- Veja que existe o botão de propriedades, para configurar as opções do PDF Converter, aqui você pode alterar a resolução de saída do documento, definir o tamanho da página de impressão, cores e etc... Nesse artigo usaremos as configurações padrão, mais isso não impede que você personalize isso a seu gosto.
- Em seguida escolha a opção imprimir para arquivo (imprimir em ficheiro / print to file);
- Veja que ao lado você terá um botão do tipo [...], aquele que se usa para escolher arquivos... (tipo browse), clique nele;
- No campo Nome do arquivo (nome de ficheiro / file name), escreva o nome que você deseja dar ao seu arquivo PDF.
- No campo abaixo... escolha o formato que você quer para esse arquivo, por padrão estará provavelmente o formato "PostScript", modifique para a opção PDF, e em seguida clique em Salvar (Guardar / Save);
- Agora você está na tela de diálogo novamente, basta clicar em OK, e pronto o arquivo PDF será gerado, no local que vc escolheu, com o nome que vc atribuiu.
No Linux esses arquivos são lidos naturalmente com um aplicativo chamado
GGV(Gnome GostView), e no Windows ele pode ser lido com o
Adobe Acrobat Reader como já foi dito acima, é um tipo de arquivo universal que pode ser visualizado em qualquer computador com extrema facilidade.
Bom, é isso... espero que esse artigo ajude-os bastante!
Um grande abraço!
Lauro Gatz.