AUR
AUR (
ArchLinux User-community Repository, ou "Repositório dos Usuários-Comunidade ArchLinux") é um repositório criado e mantido pelos usuários do
Arch Linux. Muitos usuários do Arch gostam de criar seus próprios pacotes a partir do código fonte dos mesmos. Assim é possível que você encontre nesse repositório pacotes não encontrados nos repositórios oficiais.
O AUR está disponível no idioma português em:
Para fazer um teste, acesse o AUR e procure por "acroread". Você irá se deparar com uma lista de pacotes que contém a palavra pesquisada. Baixaremos e instalaremos um pacote do AUR para servir de exemplo.
Clique em "acroread-ptb", que é o pacote do
Adobe Acrobat Reader em português do Brasil. Na nova página você verá informações sobre o pacote, tais como mantenedor e dependências.
Clique no link
Tarball, que é o link do pacote e salve-o na área de trabalho ou em um diretório de sua preferência. Supondo que você salvou na sua área de trabalho, abra o terminal e navegue até onde o pacote foi salvo:
cd ~/Desktop
Descompacte-o:
tar zxvf acroread-ptb.tar.gz
Entre no novo diretório:
cd acroread-ptb
Dentro desse diretório há um arquivo chamado
PKGBUILD. Você poderá ver isso listando os arquivos:
ls
Ele contém informações sobre o pacote e como compilá-lo. Não se preocupe com isso! Apenas saiba que o PKGBUILD é o arquivo que possui as instruções para criação do pacote no formato aceito pelo Arch Linux.
Crie o pacote:
makepkg
O resultado será algo no seguinte formato: "nomedopacote-versão-arquitetura.pkg.tar.gz". Veja com:
ls *pkg.tar.gz
Levando em conta que você já habilitou o SUDO, instale o pacote com com o comando:
sudo pacman -U nomedopacote-versão-arquitetura.pkg.tar.gz
Pronto, pacote instalado com sucesso! Achou trabalhoso? Se sim, então talvez goste da próxima dica onde veremos uma maneira de automatizar o processo de instalação dos pacotes AUR. Isso é possível usando a ferramenta
Yaourt.
Yaourt
Yaourt (
Yet AnOther User Repository Tool ou "ainda outra ferramenta de repositório de usuário") é, como o próprio nome sugere, uma ferramenta que tem uma função igual à do
Pacman, mas com o diferencial de usar não apenas os repositórios oficiais, mas também o AUR. É uma espécie de Pacman melhorado, mas os parâmetros são os mesmos do Pacman.
Instalação do Yaourt:
Para instalar o Yaourt, edite o arquivo
pacman.conf:
# nano /etc/pacman.conf
E ao final do arquivo adicione o seguinte.
Para i686:
[archlinuxfr]
Server = http://repo.archlinux.fr/i686
Para x86-64:
[archlinuxfr]
Server = http://repo.archlinux.fr/x86_64
Salve e feche o arquivo.
Agora sincronize com os novos servidores adicionados e instale os pacotes necessários:
# pacman -Sy base-devel yaourt
Fonte:
Yaourt - wiki.archlinux.org
Usando o Yaourt:
Um diferencial em relação ao Pacman é que o Yaourt deve ser utilizado pelo seu usuário comum e não pelo root. Quando solicitado a senha do root, porém, use-a. Veremos o porquê disso mais à frente.
Para testá-lo, faça:
yaourt -Ss acroread-ptb
Se o pacote já foi instalado, você verá um aviso de "[installed]".
Para procurar um pacote e instalá-lo, faça simplesmente:
yaourt nomedopacote
(Sim, sem o "-Ss").
Será exibida uma lista numerada dos pacotes encontrados. Você poderá então selecionar os pacotes que deseja digitando os seus respectivos números (separados por espaço) e depois teclar enter para baixá-los e instalá-los.
Nada impede que você use a opção "-Ss" também, mas nesse caso não será exibida a lista dessa maneira. A numeração ao lado do nome do pacote é referente a quantidade de votos que o pacote recebeu da comunidade.
Obs.: se, ao escolher um pacote para instalação, você se deparar com a mensagem: "( Unsupported package: Potentally dangerous ! )", não se preocupe, isso é padrão. Apenas tecle "n" se não quiser editar o arquivo e depois tecle "y" para continuar.
Votando em um pacote:
Se você se cadastrar no AUR, entre outras coisas, ganhará o direito de votar a favor de um pacote para que ele se torne oficial. Após uma determinada quantidade (que eu desconheço) de votos, um pacote do AUR passa a integrar a lista do repositórios oficial Community. Para se cadastrar acesse:
Para votar, basta logar-se na página do AUR, ir até a página de um pacote e clicar em "Vote". Se a qualquer momento mudar de ideia, basta clicar em "UnVote" para retirar o seu voto daquele pacote.
Há outra maneira de votar, usando o
Aurvote. Para instalá-lo basta:
yaourt -S aurvote
Depois crie o arquivo
.aurvote:
nano ~/.aurvote
E adicione o seguinte:
user=SEU_USUÁRIO_AUR
pass=SUA_SENHA
Ou seja, esse arquivo armazena seu usuário e senha do AUR. Assim, sempre que você instalar um pacote via Yaourt, será perguntado se deseja voltar no mesmo. Se você responder que sim, o voto será efetuado sem que você precise entrar na página do AUR.
Concluindo
O AUR é muito útil e expande bastante a quantidade de pacotes para o Arch Linux, porém há uma pequena margem de perigo em seu uso. Como os pacotes não são oficiais, existe a possibilidade de que algum usuário mal intencionado coloque algum código danoso no PKGBUILD para prejudicar o seu sistema. Embora a possibilidade seja remota, ela existe. É por isso que o Yaourt deve ser utilizado pelo usuário comum e não pelo root.
Se você for do tipo medroso, evite pacotes com baixo número de votações, pois isso indica que trata-se de um pacote não muito popular e, teoricamente, se o pacote contiver algum código prejudicial, haverá menos chance dele ter sido denunciado.
Bem, eu uso o Arch Linux há alguns meses e costumo usar bastante o AUR e nunca tive problemas com os pacotes. Só avisei por avisar, mas considero a margem de risco muito pequena, praticamente zero, embora exista.