Uma dica: compilar o wine diretamente (no ubuntu x64) produz melhores resultados, do que simplesmente instalar a compilação padrão via apt-get.
As instruções básicas podem ser encontradas aqui:
http://wiki.winehq.org/WineOn64bit
Mas ao invés de utilizar esta solução para compilar
#CC="gcc-4.2 -m32" LDFLAGS="-L/lib32 -L/usr/lib32 -L`pwd`/lib32 -Wl,-rpath,/lib32 -Wl,-rpath,/usr/lib32" ./configure -v
#make
#make install
utilize parâmetros otimizados para a compilação, dessa forma: (para core2duo, por exemplo)
# export CFLAGS="-march=core2 -O2 -mfpath=sse -mmmx -msse -msse2 -msse3 -mssse3 -pipe -fomit-frame-pointer -fstack-protector -fstack-protector-all"
# export CXXFLAGS=$CFLAGS
# export LDFLAGS="-L/lib32 -L/usr/lib32 -L`pwd`/lib32 -Wl,-rpath,/lib32 -Wl,-rpath,/usr/lib32"
Depois, é só chamar o ./configure -v na pasta dos sources.
Para compilar, eu uso compilação em paralelo, que faz com que o WINE seja compilado em cerca de 11 minutos) em meu core2duo E4500:
# time make depend -j 4 (9-13 segundos - média)
# time make -j 4 (11 minutos em média)
# time make install -j 4
Você vai ver que o wine terá um desempenho muito superior que a compilação padrão e rodará até mesmo mais rápido que no ubuntu 32bits. Como isso? Porque a compilação padrão para i686 utiliza o mfpmath=387 como padrão para ponto flutuante, e se for utilizar o mfpmath=sse em i686 apenas vai aumentar a carga do sistema, que terá que processar as instruções utilizando os dois sistemas de ponto flutuante.
No caso do linux em 64bits, é utilizado por padrão o mfpmath=sse, o que se compilar o wine utilizando este parânetro irá fazer com que o sistema fique muito mais rápido, uma vez que será utilizado apenas o sse como ponto flutuante e como 'vector' (para os gráficos).
Interessante que se esta opção não for explicitamente solicitada (mfpmath=sse -mmmx -msse -msse2 -msse3 -mssse3), como o wine é um programa em 32 bits ele será compilado utilizando o x387 como ponto flutuante, o que não traria os benefícios de performance que procuramos.
Fica aí a dica. Valeu?