Existem alguns tutoriais na internet de como gastar menos energia em monitores, economizar baterias de notebooks e laptops etc. Não há dúvida que esses recursos de economia de energia são essenciais em computadores portáteis. Sem eles, haveria rápido super-aquecimento (pois os gabinetes são apertados e pouco ventilados e as ventoinhas pequenas) e além disso, as baterias iriam arriar em pouco tempo!
Mas e nos desktops?
Usuários de Windows (que usam muita memória RAM) e principalmente gamers procuram obter o máximo de suas máquinas usando vários recursos, e frequentemente "overclocam" os seus computadores para aumentar a performance.
E em
Linux?
Embora não tão necessário, regular o Desktop para o máximo da performance possível pode ser interessante se você usa BOINC ou realiza cálculos sofisticados, ou edição de vídeo, ou renderização, usa muito máquinas virtuais etc.
Este artigo trata exatamente disso, como regular o seu computador, o seu desktop, não para economizar, mas para o máximo desempenho!
Ajustando o hardware
Pré-requisitos de hardware:
Sugere-se, se possível, o uso de computadores grandes, ou relativamente grandes. Dois ou quatro núcleos, bastante memória RAM e placas mãe e de vídeo sofisticadas.
O mais importante é que tenham sistemas de resfriamento eficientes. Podem ser "coolers" comuns vários, ou até sistemas de resfriamento mais sofisticados, como os usados pelos gamers.
Os procedimentos descritos foram testados em AMD Athlon, X2 64, 6000+, 4 Giga de RAM, DDR2. Placa Mãe Asus A2N-SLI, placa de vídeo NVIDIA GForce 8600 GT, memória 512 mega. PCI-Express Slot, fonte de 500 W, potência real.
Apenas para constar, para efeito de consumo de energia, tenho 2 HDDs, sistema completo, todo off-board, drive DVD-ROM etc, mas para seguir este artigo, obviamente, não necessita de fonte de alimentação tão grande, se não tiver tanto hardware, como dois rígidos.
Os meus coolers são todos comuns, de ventoinha, mas são seis, dois no gabinete, (nas laterais) um, de 20 cm, na parte inferior, próximo a placa mãe, cooler do processador com radiador de cobre, cooler da placa de vídeo com radiador de alumínio, além do cooler da fonte.
Minha CPU é overclocada, mas apenas 3% na frequência de operação do processador. A default é 3000, mas ele está operando a 3090,17 MHz (medida com software
hardinfo).
Não é possível, no espaço do artigo, tratar de overclock via BIOS, porque o assunto é extenso e depende muito das características do computador, podendo variar com a BIOS, a placa mãe, o hardware existente etc.
De uma maneira resumida, sabe-se que pode-se aumentar o desempenho do computador por aumento da frequência de operação do processador ou da placa de vídeo, por alteração dos multiplicadores ou ainda por modificação do clock ou do tempo de latência do pentes de memória.
Isto é o overclock, e pode ser feito de três jeitos diferentes: via eletrônica, na regulagem (com jumpers) da placa mãe, via regulagem da BIOS e às vezes, atualização da BIOS (flash de BIOS), ou ainda via software.
O overclock é um procedimento delicado e com certo risco, e deve ser feito devagar e muito cuidadosamente.
Para seguir esse artigo você pode usar CPU overclocada na BIOS ou não. Se não sentir segurança ao fazê-lo, não o faça, não é obrigatório.
Seja overclocada a sua CPU ou não, o ponto de partida é o procedimento a seguir.
Primeiros ajustes gerais
Somente se necessário, atualize a BIOS (procure documentação na Rede para a sua BIOS, porque é um procedimento arriscado).
Dê boot no computador, aperte DEL na inicialização do computador, antes do boot, entre no setup da BIOS.
Se estiverem desativadas, ative as acelerações de HDD como S.M.A.R.T., "Double Buffering", de CDROM como DMA e Ultra DMA etc...
Se a BIOS o permitir (depende do fabricante da BIOS e da versão) carregue todos os parâmetros possíveis existentes na BIOS, passando-os de "Normal", para "Performance" ou "High Performance".
Desligue o "CPU Power Management", se puder, mas mantenha ativados o APIC e ACPI, você precisa para controlar os esquemas de energia, mesmo em performance máxima.
Em algumas BIOS não dá para fazer isso, desligando o suporte de automatização da energia na BIOS (APM), o APIC e o ACPI desligam juntos. Neste caso, mantenha-a ligada.
Se seu computador for AMD, se quiser, desligue na BIOS o suporte ao "AMD Cool'Kit Technology". Desligando-o a ventoinha do cooler rodará sempre na velocidade máxima, resfriando melhor o processador.
Se a BIOS tiver antivírus integrado, desative-o, inclusive porque em Linux você não precisará dele.
Terminados os ajustes da BIOS, salve-os e reinicie o computador.