Para aqueles que estão acostumados com desktops completos como Gnome e KDE, que fornecem gerenciadores de arquivos amplamente modernos e configuráveis, segue uma alternativa super leve para gerenciadores de arquivos, mas não só para gerenciadores de arquivos, como também para WMs como Fluxbox e Openbox.
Pessoal, estou aqui escrevendo meu primeiro artigo, e pra começar vou falar sobre um grande gerenciador de arquivos simples e intuitivo, estou falando do PcManFm.
Para começar vamos efetuar a instalação do camarada.
No link abaixo podem ser encontrados pacotes binários para distribuições como Debian, Fedora e outras.
Mas o pacote já está incluído nos vários repositórios das distribuições, ou seja, um simples "apt-get install pcmanfm" já efetua a instalação tranqüilamente.
Em todo caso, se forem efetuar a instalação pelo código fonte também é super simples, basta fazer o seguinte:
$ ./configure && make
$ su
# make install (ou sudo make install)
Pronto!!! PcManFm instalado com sucesso.
Utilizando o PcManFm
Agora vamos a utilização. O PcManFm de cara é em parecido com o Thunar, mas é claro que ainda não tem muitas funções dele. No entanto, o PcManFm possui alguns recursos bem interessantes.
Por exemplo, muita gente que vai utilizar um desktop ou WM (Gerenciador de Janelas) diferente pela primeira vez, como o FluxBox ou Openbox, dão de cara com um desktop limpo, sem ícones, sem papel de parede, sem barra de tarefas, sem nada, contendo apenas um simples menu ao clicar com o botão direito do mouse, o que faz com que muitos nem queiram saber como se utiliza eles.
Mas a implantação de ícones e papéis de parede podem ser facilmente implantadas com o PcManFm. Isso mesmo, o PcManFM possui um recurso onde você pode colocar ícones e papéis de parede em seu desktop, fazendo com que o mesmo fique muito mais bonito.
Vamos lá:
Abra o PcManFm;
No menu, vá até Editar >> Preferências e na aba Área de Trabalho basta marcar as opções Mostrar ícones de Arquivos na Área de Trabalho e a opção Papel de Parede, escolhendo um de sua preferência é claro.
Fazendo isso você já terá um Desktop levíssimo, com papel de parede e ícone implementado, sem a necessidade de instalar outros programas como Idesk, Feh etc.
Podemos ainda definir um terminal que será aberto na pasta atual:
Vá até o menu, Editar >> Preferências e na aba Geral terá uma opção Terminal, onde você pode definir o Terminal de sua preferência, xterm, gnome-terminal, xfterm4 etc.
Então pessoal, por enquanto é isso, claro que eu poderia ficar explicando o dia inteiro sobre como configurar o PcManFm junto com um WM bem leve, mas os testes e experiências vão ficar por conta de vocês OK?!
O resultado de como um ambiente com Fluxbox + PcManFm pode ficar pode ser visualizado logo abaixo.
Uma dica seria implementar um painel para a área de trabalho como o PyPanel ou LxPanel.
[10] Comentário enviado por SmithuX em 29/05/2008 - 20:57h
Tekmania, meu amigo essa intenção seria interessante... Mas não bem desistir do Gnome, mas sim experimentar outros tipos de Desktop's.
Eu mesmo fan de Gnome, mas há algum tempo eu venho testando alguns desktop's mais leves, no momento eu tô utilizando o LXDE, postei 2 screenshots dele aqui na VOL, não pensei que ele seria simplesmente maravilhoso. Tá me atendendo muito bem, não perdendo nem pra Gnome, nem pra KDE, nem pra qualquer outro.
Façam testes, experimentem testar coisas novas, é interessante e pode render belos conhecimentos e desempenho.
[11] Comentário enviado por evilrick em 30/05/2008 - 11:17h
Também sou fã do Gnome, mas não dá pra negar que ele é meio pesadinho (principalmente para quem tem um pc um pouco antiguinho né? :P). Ultimamente tenho usado o XFCE, mas volta e meio volto para o Fluxbox e fico testando mudanças no visual dele. Tenho utilizado o XFCE nele, mas vou testar esse PcManFm. Sou fissurado em aplicações leves.
[12] Comentário enviado por SmithuX em 30/05/2008 - 11:33h
2 evilrick.
Também sou fan de leveza!!!
Apesar de eu ter um computador bem agradável, com uma boa quantidade de memória, 2GB, não consigo ver um sistema pegando muito mais de 300Mb de ram cara.
Sou um tanto murrinha com memória.
Então, com desktops leves eu fico satisfeito porque eu rodo várias aplicações de uma vez e só consegui, até momento utilizar no máximo 350 MB de Ram. É claro que o SO também ajuda pra caramba, ou seja, ArchLinux.
[19] Comentário enviado por mcnd2 em 31/05/2008 - 23:05h
Pode crer, lembrou um pouco do "eu! noel"...
...archsmith, o artigo ficou bem enxuto e bem entendido. Tenho um k6-2 500mhz e com o fluxbox + rox-filer, mais vou testar pra ver se fica bom, ai posto aqui um screenshot pro pessoal ver como ficou.
[20] Comentário enviado por albfneto em 01/06/2008 - 01:57h
O pcman é um dos mais bonitos gerenciadores de arquivos, mas parece não ser exclusivo do arch, pq no Sabayon,o PC man está instalado por default, como podendo trabalhar em GNOME...
[22] Comentário enviado por Grobsch em 03/06/2008 - 09:13h
Interessante, estou testando no GoblinX Micro... pena que quando habilitado o menu se perde o menu de colocar icones... irei pesquisar mais... legal se tivesse como colocar funções igual o Thunar.
[24] Comentário enviado por Grobsch em 03/06/2008 - 15:06h
Sim, mas o que sinto mais falta são as ações (funções)... parece que os desenvolvedores estão estudando como colocá-las.. no GoblinX deixo montes de scripts para os módulos lzm importantes... ou função para instalar pacotes, transformar rpm em tgz.. estas coisas... senti falta... tomada que coloquem logo...
[25] Comentário enviado por manivelas_Brasil em 12/08/2008 - 10:23h
Assim que tiver condições técnicas vou testar a sugestão...
É que além de principiante em Linux só gosto de usar máquinas um 'pouco velhinhas', que eu mesmo vou montando.
Um abraço.
[26] Comentário enviado por antonioaca em 29/03/2016 - 23:00h
Bem interessante o recurso de usar com o openbox.
Amigo. Me tire uma dúvida.
Como faço para pesquisar arquivos com o pcman?
Por exemplo o Nautilus tem um campo para inserir o texto que ele filtra os arquivos.
É possível fazer isso no pcman?
valeu
[27] Comentário enviado por SmithuX em 30/03/2016 - 01:20h
[26] Comentário enviado por antonioaca em 29/03/2016 - 23:00h
Bem interessante o recurso de usar com o openbox.
Amigo. Me tire uma dúvida.
Como faço para pesquisar arquivos com o pcman?
Por exemplo o Nautilus tem um campo para inserir o texto que ele filtra os arquivos.
É possível fazer isso no pcman?
valeu
Então meu camarada, nas versões atuais do pcmanfm há como fazer isso sim.
Vá no Menu > Ferramentas -> Procurar arquivos...
Ou basta pressionar CTRL + SHIFT + F