storage FreeNas 9.2.1.6 - Instalação e configuração

Pessoal, neste artigo iremos abordar um passo a passo sobre como instalar e realizar as primeiras configurações de um servidor storage FreeNAS.

[ Hits: 75.590 ]

Por: Rick em 08/08/2014 | Blog: http://www.guiadoti.com


Instalação



Depois de baixar a ISO, vamos começar a instalação do FreeNAS. Antes, é necessário criar uma VM no VirtualBox, caso não saiba como, acesse:
Depois de iniciar a VM com a ISO no drive, será apresentada a seguinte tela:

Após o carregamento do sistema, será mostrada a tela com a opção de instalação e/ou atualização, selecione a primeira opção e dê Enter:

Depois, você verá uma tela com os discos contidos na VM, selecione o disco de 2 GB e pressione Enter:

Depois de selecionar o disco, você será questionado se realmente deseja instalar o sistema nesse HD e avisado que todos os dados contidos nele, serão apagados. Selecione Yes e é só esperar o sistema ser instalado. É tudo bem rápido.

Quando a instalação terminar, você será informado que tudo ocorreu bem. Dê OK, remova a ISO e reinicie a VM.

Depois que você reiniciar a VM, é só esperar o sistema ser carregado. Será apresentada a tela abaixo, verifique o IP que o FreeNas recebeu e acesse esse IP pelo seu navegador de preferência:

Quando você acessar o FreeNAS pelo navegador, você será solicitado para criar uma senha para o usuário root, assim como a imagem abaixo:

Depois que você acessar a página inicial do FreeNAS, clique em Settings e mude as configurações básicas de acordo com suas preferências. Na imagem abaixo, nós alteramos as configurações de protocolo, endereço de acesso, idioma, teclado e hora:

Conclusão

Pronto. Seu storage FreeNAS já está instalado e pronto para ser usado.

Lógico que ainda será preciso configurar os serviços nele, mas não se preocupe, irei abordar a configuração desses serviços futuramente.

Espero que tenham curtido.

Conteúdo previamente publicado em:
Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Introdução / Download
   2. Instalação
Outros artigos deste autor

Monitoramento com Zabbix 2.0

Syslog-NG - Configurando um servidor de logs

Servidor proxy com Squid - Instalação e configuração

Samba PDC com Debian Squeeze

Instalando FreeNAS 8.3.0 e criando Storage iSCSI

Leitura recomendada

Servidor Bacula com Fedora Server 21

Utilizando criptografia LUKS em discos externos

Backups com Amazon S3

Backup de máquinas virtuais no ESXi 5.0 com script ghettoVCB

Backup de VMs ligadas do XEN Server

  
Comentários
[1] Comentário enviado por pliniopinhal em 04/05/2015 - 08:27h

Parabéns pelo tutorial, muito bom!

Tenho uma dúvida: Estou com um servidor com 3 HD's, gostaria de usa-los em RAID 0, mas também queria deixar uma partição de 8GB para a instalação do FreeNAS. O problema é que na instalação do FreeNAS ele não enxerga a partição, somente o RAID como um todo. O FreeNAS reconhece as partições? Se sim, qual a maneira correta para isso?

Obrigado.

[2] Comentário enviado por nilodanx52 em 02/03/2016 - 09:55h


[1] Comentário enviado por pliniopinhal em 04/05/2015 - 08:27h

Parabéns pelo tutorial, muito bom!

Tenho uma dúvida: Estou com um servidor com 3 HD's, gostaria de usa-los em RAID 0, mas também queria deixar uma partição de 8GB para a instalação do FreeNAS. O problema é que na instalação do FreeNAS ele não enxerga a partição, somente o RAID como um todo. O FreeNAS reconhece as partições? Se sim, qual a maneira correta para isso?

Obrigado.


Man Bom dia!
Olha recentemente comecei a me aventurar nisso, peguei uma máquina no canto, chequei o hardware e tudo está ok, fiz algo bem simples, resolvi não perder hd's nenhum para apenas o sistema que na realidade quase que não será usado já que o que será usado serão os storages, então acabei usando um pendriver de 8GB 3.0 instalei nele o freenas 9.3 e subi os serviços deos meus 3 hds sendo 2 de 500GB e um de 80GB.

[3] Comentário enviado por paulovolpato em 29/07/2016 - 09:36h

Saudações amigos!!

Parabéns pelo material, achei muito bom. Mas tenho uma duvida, pode me ajudar?
Na empresa que trabalho estamos com a necessidade de compartilhar alguns diretórios apenas acessível ao TI mas que possamos acessar de qualquer lugar da rede, sem a necessidade de logar com um administrador na estação do usuário. Quando acessado esses diretórios na rede, com o freeNAS ele vai pedir para autenticar e assim acessar o diretório? Ele abre uma janela pedindo usuário e senha?
Com o SAMBA, já percebi que, quando, o usuário esta logado com a conta dele tem acesso apenas o que tem permissão mas sem conseguir acessar os outros diretórios. Caso esse usuário tenha a necessidade de acessar um diretório de outro, ele precisa deslogar e logar com o usuário da outra pessoa. Minha duvida é essa, se quando tentar acessar um diretório o freeNAS me manda uma janela de autenticação.
Obrigado e parabéns mais uma vez.

[4] Comentário enviado por pablosantos81 em 27/04/2017 - 14:32h

Boa tarde, parabéns pelo tutorial...

Mas tenho uma dúvida.
É possível configurar dentro do freeNAS um serviço de nuvem, tipo OneDrive, para que tudo o que for armazenado no NAS seja backupeado para a nuvem???
Caso positivo, COMO?


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts