Nesse artigo mostrarei o que é necessário para rodar arquivos de extensão .rm no Linux de forma que não fiquem lentos. Usarei o xine em conjunto com plugins do Real Player e alguns codecs para tal.
Bem, desde quando comecei a mexer com Linux (não faz muito tempo), sempre tive um probleminha ao tentar rodar arquivos .rm.
O que acontecia era que mesmo rodando no próprio Real Player 10, os vídeos ficavam MUITO lentos, então pesquisando na internet encontrei alguns pacotes de codecs que sozinhos não funcionavam muito bem e pensando nisso encontrei uma forma de adaptar o xine para rodar perfeitamente arquivos em formato rm.
Espero que venha a ajudar todos que possuem esse problema como eu tinha com este artigo.
[1] Comentário enviado por joaobps em 10/11/2005 - 10:13h
Testei no Conectiva 10 e funcionou legal. Vc tambem pode usar o Kaffeine e so configurar o path dos codecs e usar os videos em .rm numa boa.Este artigo resolveu de vez meu problema com os .rm e rmvb. Fantastico o artigo do colega....
[2] Comentário enviado por PCMasterPB em 11/11/2005 - 02:46h
Artigo interessante, porém eu fiquei com uma dúvida, vc diz pra copiar o conteúdo da pasta plugins do realplayer, mas aqui no Suse 9.3 na pasta /usr/lib/RealPlayer10/ existe a pasta plugins e a pasta codecs, posso copiar as duas ou só preciso da pasta plugins mesmo? Eu penso que vou precisar dos codecs, o que vc me diz? É que eu tb prefiro o xine e o mplayer tb, então preciso saber se vou precisar dos codecs tb pra poder esquecer o RealPlayer 10.
[3] Comentário enviado por kamik em 11/11/2005 - 14:25h
é o seguinte PCMasterPB, se você possui a pasta codecs seria interessante você copiar e tentar adicionar ela nas configurações do xine para uma maior compatibilidade, só não vo dizer agora como faz isso certinho pq eu não to em casa no linux, mas qnd chegar eu vejo como faço isso. Mas tome cuidado, não vá copiar a pasta codecs pra dentro da pasta de plugins pq senão vai gerar erro no xine na hora de carregar os plugins.
bastando somente, depois de baixado, renomear a pasta /usr/codecs/ para /usr/win32 (ou criar um link).
Se você não usa o slackware, pode usar esse pacote tbm, bastando converter o pacote com o alien, para o sistema da sua distribuição, ou apenas descompactar o pacote no diretório raíz, o que nem sempre dá certo...
Depois eh somente configurar o xine-player, ou o kaffeine, como queira.
Aqui em casa funcionou direitinho...
Pra compilar o source do xine, nada que um ./configure && make && make install não resolva.
[6] Comentário enviado por magnus em 29/01/2007 - 17:04h
Para quem tem Kurumin 6 basta ir no K menu > Multimídia > Instalar suporte a mais formatos de vídeo (ou algo assim).
Me parece ser um processo parecido com o descrito neste artigo.