Post original do TuxMastes (http://tuxmasters.blogspot.com), onde faço uma introdução ao Aptitude, este excelente software de gerenciamento de pacotes para Debian e derivados.
O Aptitude é uma interface em modo texto para o sistema de pacotes do Debian GNU/Linux. Ele permite que o usuário/administrador veja as listas de pacotes e realize operações como instalação, atualização e remoção de pacotes. Ele tem diversas opções via linha de comando, mas o que pretendo mostrar aqui é a utilização de sua interface visual.
Este tutorial não visa ser algo como "a solução definitiva" ou "aprenda tudo sobre o Aptitude aqui", mas sim ser um ponto de começo para você que usa apenas o apt-get e sente falta de uma ferramenta que facilita um pouco a rotina de pesquisar pacotes e escolher o que você precisa.
Bem, vamos começar pelo começo, se você não tem o Aptitude, basta instalar com:
# apt-get install aptitude
Para entrar no Aptitude rode o comando:
# aptitude
Então será aberta uma tela como essa:
Aqui ele tem uns menus na parte de cima, listas de pacotes no meio e um espaço para descrições dos pacotes na parte de baixo.
Nos menus acima encontramos as opções do Aptitude, em Ações nós podemos:
Instalar/remover pacotes marcados (calma crianças já já vamos aprender a marcar os pacotes);
Atualizar a lista de pacotes (equivalente ao "apt-get update");
Marcar os pacotes atualizáveis para que sejam atualizados;
Cancelar a instalação de novos pacotes;
Limpar o cache de pacotes (igual ao apt-get clean);
Limpar arquivos obsoletos;
JOGAR CAMPO MINADO!
Tornar-se root, caso você ainda não o seja;
e Sair.
Em desfazer podemos desfazer as marcações de pacotes (tipo um Ctrl+z da vida).
Em pacotes temos as opções para marcar os pacotes na lista para atualizar, instalar, remover, fazer purge (remover tudo, inclusive arquivos de configuração), etc.
Acho que para este artigos precisaremos apenas destas opções mesmo, o resto você pode ler no manual do Aptitude.
[1] Comentário enviado por canaman em 16/05/2007 - 08:46h
Só esqueceu de dizer que desde o sarge que a equipe do Debian assumiu o aptitude como o gerenciador de pacotes padrão! O apt-get nao é mais recomendado desde de o 3.1r0!!! Porque? Eu já testei, você instala o pacote e ele pega as dependências; ao desinstalar o pacote, pode ser que alguma dependência dele que não é usada por mais ninguém continue instalada, por ex. eu instalo o pacote PLAYBOY e ele tem como dependência os pacotes MULHER_PELADA e REVISTA; ao desinstalar playboy, o apt-get pode deixar MULHER_PELADA e/ou REVISTA instalados. O aptitude lida melhor com isso, eu testei com alguns pacotes e realmente acontecia isto com o apt-get... BASTAVA O POVO LER O RELEASE NOTES DO DEBIAN... só o que tem é tutorial utilizando ainda o apt-get...
Ah, ia esquecendo... Bom artigo! Ficou bem fácil pra que nunca mexeu com o aptitude.. Ah, e essa é a interface, ele também funciona como o apt-get, aptitude install pacote, aptitude remove pacote, etc... Essa interface substitui o dselect (também recomendação Debian).
[2] Comentário enviado por tyty em 17/05/2007 - 17:12h
Cara, realmente ficou muito bom o seu artigo, simples e direto, uso o Debian há algum tempo e já havia tentado mexer com o Aptitude, mas não dei conta =\, com esse artigo ai as coisas estão mais claras.
[3] Comentário enviado por brotheroliva em 14/06/2007 - 09:15h
Ola amigo, me recomendaram seu artigo a uma pergunda que fiz. É possivel obter um aplicativo desse nivel gráfico?
Esse negocio de comando é muito chato, você conhece algum?
Obrigado
Ricardo.