Olá amigos!
O trocadilho acima decorre da minha paixão por armas de fogo (desde os 8 anos de idade que estudo o assunto) e da minha mais recente "descoberta" em termos de software.
Como gosto muito de livros (tenho cerca de 30GB de ebooks sobre os mais variados assuntos no meu PC), criei pastas para organizá-los. Mas nem sempre é uma tarefa fácil lembrar onde está tal ebook ou se possuo ou não determinada obra em meu acervo.
Aí é que entra o
Calibre, que é um programa que está disponível no Software Center do Ubuntu e pode ser baixado de outras fontes, preferencialmente do site do desenvolvedor:
O que ele faz? Bem, você acessa sua pasta de ebooks pela interface do programa e ele copia todos seus livros para uma pasta predeterminada pelo usuário (dica: apague os originais, para economizar espaço em disco, depois da "importação": ele não precisa mais deles), criando uma pasta separada por autor e mostra todos os livros em uma lista muito bacana.
Além disso, vários formatos (PDF, CHM, CBR, para citar poucos) são suportados e é possível exportar os arquivos de sua biblioteca para dispositivos leitores, e.g., um Palmtop etc, podendo ainda exportar e converter de formato para formato, para atender melhor suas necessidades.
A utilização é um pouco confusa de início, mas ele conta com manual e possui, como sempre, suporte e até uma demo do programa em execução.
Do pouco que usei, posso dizer que facilitou muito minha vida, pois posso acessar direto por nome, por autor, meus ebooks, que anteriormente estavam separados por "assunto", e.g., VENDAS, LINUX, FIREARMS (oops...rs)...
E, pelo que pude perceber, o programa é todo escrito em Python e parece que tem como adicionar alguns módulos e funcionalidades, mas como não parei ainda para estudar (ainda estou terminando de adicionar minha biblioteca!!!), não tenho como afirmar com certeza, pois nem o manual todo eu li ainda.
Mas fica a dica e a recomendação. Não me arrependi de migrar o "sistema" antigo para o Calibre.