Se você é proprietário de um notebook da marca supracitada e que veio com um sistema operacional GNU/Linux denominado Satux, no qual você, digamos, não se simpatizou e tentou instalar outra distro, certamente se deparou com o problema da resolução do vídeo, que no máximo chega a 800x600 pixel com o driver genérico Vesa e, que no mínimo não é nada agradável.
Não vamos entrar no mérito do tão discutido, famigerado e nada "amigável" chipset Sis e sua postura irredutivelmente antipática e anti-colaborativa ao sistema de software livre no tocante a drivers. Então vamos ao que interessa!
CCE win-info modelo -J33P
Para termos a certeza de que o nosso vídeo onboard é o supracitado, abra o terminal e use o comando:
Por ser um arquivo deb, basta clicar e o instalador fará o resto.
Após a instalação do driver basta reiniciar o sistema e ir em:
Sistema > Preferências> Vídeo
E escolher a resolução que melhor atenda a sua necessidade. O mais comum e mais apropriado para os olhos é a resolução 1024x768, que não força e cansa menos a visão.
Caso goste de uma resolução maior então escolha a 1280x800 e seja feliz. Assim sendo, o problema é resolvido satisfatoriamente e a sua liberdade de escolha é devidamente preservada e respeitada.
ATENÇÃO: Eu usei a distribuição Gnu/Linux Ubuntu 9.10 com o Kernel 2.6.31-14-generic onde nem precisei editar o xorg.conf, até porque este arquivo curiosamente não veio nessa versão com o codinome de Karmic Koala. Porém, após a instalação do driver esse arquivo será inserido automaticamente no diretório /etc/X11.
Deste modo não testei esse driver com outras distribuições, o que naturalmente poderá ocasionar problemas no seu sistema até mesmo impedindo a inicialização do modo gráfico.
Portanto você foi avisado!
Só use esta dica se pretende instalar definitivamente o Ubuntu 9.10. Caso consiga êxito em outra distro, favor deixar um comentário aqui no VOL para que outros usuários também possam se beneficiar.
Entretanto vou enviar outra dica com um outro driver que também podemos utilizar para obter o mesmo resultado, precisando apenas editar o /etc/X11/xorg.conf e que serve comprovadamente para outras distros.
[2] Comentário enviado por removido em 23/11/2009 - 09:08h
Esta dica vale tanto pro CCE como pra imensa maioria de notes com esse chipset, quase todos fabricados pela compal, tais como philco, amazon, etc. Tenho um amazon e consigo 1280x800 com o vesa com alteracao do xorg.conf.
[4] Comentário enviado por ednilton_so em 23/11/2009 - 21:33h
Olá,
Só lembrando que o ideal mesmo pra quem usa uma das principais distribuições do Linux é "não comprar computadores ou laptops baseados em qualquer chip set SiS". Tenho um velho PC com processador Sempron (ainda funciona bem :-) com um maldito chipset 661. Instalei o Kamic nele e vive travando. Já deu pra perceber que o problema é o driver de vídeo. Por sorte eu não preciso usar quase esse PC.
[6] Comentário enviado por Lúnix:) em 04/12/2009 - 18:58h
Tudo bem Victor db !
Obrigado por deixar o seu comentário! Infelizmente a aceleração 3D com esse chipset ainda não está disponível, apenas em 2D. Embora o Satux tenha disponibilizado um driver "Sis3D Satux" no site deles, o mesmo parece funcionar só nesta distro. Não sei qual é o milagre, o fato é que em outras distribuições simplesmente não funciona! Espero que um dia eles sejam mais colaborativos e nos dêem a receita e então possamos desfrutar do recurso, mas acho pouco provável que isso aconteça! Enfim, pra quem acredita em milagres, é só esperar ...
[7] Comentário enviado por JEANFAWA em 25/12/2009 - 10:20h
FELIZ NATAL A TODOS!!!
Grande Lúcio,muito obrigado cara!
faz tempos que eu sonhava em ter resolvido esse problema!Olhe,eu seguí o tutorial ao pé dal etra,baixei o driver em formato deb,instalei ele brincando no meu notebook CCE
( veja bem,eu não entendo quase nada de Linux),bastou clicar no arquivo que ele se instalou sozinho como num passe de mágica e VOILÀ!!! consegui a resolução que eu queria!
hoje eu estou super feliz e usando o meu Ubuntu 22h por dia.
só falta mesmo eu conseguir conectar o modem da claro3g pois infelizmente ainda estou batendo cabeça com isso,mas metade do problema já foi resolvido. MUITO OBRIGADO MESMO!!!
SIMPLES ASSIM!
RECOMENDO A TODOS COM O MESMO PROBLEMA!
100 % GAARANTIDO NO UBUNTU 9.10
Agora, após utilizar o ubuntu 9 I386 (32 bit's), instalei o ubuntu 10 AMD64 (64bit's). Porventura conseguiríamos o driver/configuração correspontende para esta versão 64bit's do ubuntu 10?
[14] Comentário enviado por henbran em 04/07/2011 - 12:47h
PESSOAL ... USO A VERSÃO 11.04 DO UBUNTU ...
Porém não consegui esse drive para ela. Tentei usar o mesmo que usava normalmente na versão 10.11 do ubuntu, porém não deu certo.