Ai ai ai... Como dizia a bruxa da vassoura do Pica-pau: "E la vamos nós..."
Tem pouco tempo que publiquei uma dica de como configurar essa porcaria, digo, essa
webcam no
Ubuntu 9.04... E pra piorar as coisas, no Ubuntu 9.10 o procedimento é outro.
Mas como macaco velho fica escolado e não mete a mão em cumbuca - aliás, sabem por que há esta expressão? Porque em alguns países - da África, salvo engano - se caça macaco, para comer, justamente com uma cumbuca. Como é isso? Eles amarram uma cumbuca com uma isca dentro, geralmente um amendoim ou algo que agrade ao macaco. Ele vai pelo cheiro, enfia a mãozinha na cumbuca e pega a isca. Como a mão fechada não sai da cumbuca (lembre-se que ele enfiou a mão encolhida pra pegar o petisco), o pobre fica preso até que chegue o caçador malvado e o transforme em bacon... Tá vendo? Ele vai para o saco porque não dá conta de largar o amendoim, ou seja, troca a vidinha dele por uma ninharia, sem saber (hum, vale pra nós isso aí).
Deixa a história do macaco pra lá, vamos falar de Koala... Ao perceber que o módulo não compilava, já fui seco buscar o patch. Mas foi batata... Achei ele no site do Debian e, portanto, esta dica deverá valer para todos que estejam usando kernel >=2.6.30.
O endereço do patch:
http://bugs.debian.org/cgi-bin/bugreport.cgi?msg=45;filename=kcompat-2.6.30.patch;att=1;bug=524112 (salve-o em $HOME)
Engraçado, né? BUG REPORT, tudo junto, parece BUGRE PORT, ou seja, um "port" para índio, "bugre". Tendo-se em vista que há muitos Kurumins e Apaches e coisas assim, não é de se estranhar...
Ah, sim... Voltando ao assunto... Agora, instale o código fonte do módulo e mais umas coisinhas - quase um repeteco da dica do UJJ 9.04:
# apt-get install qc-usb-source qc-usb-utils
(Aí aguarde uns três dias, até baixar compilador, código fonte do kernel, etc - vá tomar café, fazer tricô, dormir, tal e coisa)
Faz de conta que foi rápido, agora vire "root" e:
# cd /usr/src && tar jxvf qc-usb.tar.bz2
# cd modules/qc-usb
# cp /home/(seu-nome-de-usuario-aqui)/kcompat-2.6.30.patch .
# patch -Np1 < kcompat-2.6.30.patch
# make
Agora vem a parte bem doida da coisa... Eu não li o Makefile e não ponho fé que ele esteja de bom... Então fiz à mão mesmo:
# mkdir /lib/modules/2.6.31-14-generic/kernel/ubuntu/qc-usb
# mv quickcam.ko /lib/modules/2.6.31-14-generic/kernel/ubuntu/qc-usb
# cd /lib/modules/2.6.31-14-generic/kernel/ubuntu/qc-usb && insmod quickcam.ko
Caramba, dá pra crer que faltou coisa? Pois é!
O UKK 9.10 acha que a webcam vai funcionar com o módulo gscpa_stv06xx, mas não funciona. No emesene, fica em preto e branco, dá pra ver mais ou menos; no aMSN, nada feito.
Estranhamente, quando compilado (não aparece como carregado) o módulo quickcam - este que acabamos de compilar, funciona no aMSN e no emesene... Entenda uma coisa dessas!!!
Percebem? A Quickcam está usando o tal módulo gscpa_stv06xx (isso da pra ver com o "lsmod" e na interface de configuração dos dois MSNs), mas ela só é detectada ou funciona a contento após a compilação e instalação do módulo quickcam, como foi exposto aqui.
Espero que esta dica tenha sido de utilidade.
Até a próxima.