Red Hat 10 ou Fedora Project?

Publicado por Celso Goya em 28/10/2003

[ Hits: 13.042 ]

 


Red Hat 10 ou Fedora Project?



Tem um monte de gente esperando a próxima versão do Red Hat (severn), porém não se assustem se ao fazer o download aparecer algo como Fedora Project. Pra tranqüilizar o pessoal do chapéu vermelho, Fedora = Red Hat, ou quase igual.

O que é o Fedora Project?


Durante os últimos anos a Red Hat tem sido uma das principais distribuições Linux no mercado, entretanto resolveram se dedicar mais especificamente ao mercado corporativo. Esta decisão foi tomada após o lançamento do Red 9, foi desmentida muitas vezes, mas a realidade é esta. A Red Hat está agora com seus interesses voltados apenas ao mercado corporativo.

Seria uma grande crueldade da Red Hat abandonar a comunidade que tem lhe dado tanto valor, então como forma de colocar panos quentes na situação resolveram montar o Fedora Project, que corresponde à continuação do Red Hat 9. Toda a equipe de desenvolvedores da Red Hat continua trabalhando no Fedora Project, porém existe uma coisa importantíssima. A Red Hat abriu os códigos do Anaconda Installer e de suas ferramentas de configuração. Esse é o presente da Red Hat à comunidade.

Uma aposta e tanto


Esta atitude da Red Hat revela duas grandes apostas da empresa. A primeira no mercado corporativo, ou seja, eles prevêem uma grande ascensão do Linux no mercado corporativo e uma segunda aposta é na comunidade, ou seja, acreditam que a comunidade será capaz de manter o Fedora Project e também contribuir com inovação para que o desenvolvimento do Fedora possa ser aproveitado nas versões Server e Workstation.

E nós usuários, devemos nos preocupar com isso?


Em um primeiro instante eu fiquei grilado com esta idéia, mas depois de pensar um pouco e acompanhar a evolução dos beta-testers do Fedora já estou mais tranqüilo e confiante no Fedora Project.

Quais são os objetivos do Fedora Project?


A lista completa está em: http://fedora.redhat.com/about/...

Vou destacar um em especial. O número 2: Build the operating system exclusively from open source software, este é fundamental, pois isso garante que nunca o Fedora Project utilizará software proprietários que possam colocar em risco seu uso.

Outro que vale ser destacado está na lista de Non-Objectives é o primeiro item, Slow rate of change. Recentemente a Suse divulgou que pretende lançar novas versões com uma periodicidade de aproximadamente um ano, por um lado isso garante que as versões serão melhor testadas, mas por outro isso interrompe a seqüencia rápida e continua de inovação do Open Source.

Sobre o Fedora Core 1.0 (Red Hat severn)


O pessoal do Fedora Project está preparando uma série de modificações que devem ser os recursos que vão compor a lista de diferenciais do Fedora Core 1.0. Vamos listar alguns:
  • GNOME 2.4
  • Kernel 2.6
  • Bluecurve (Nova versão)
  • Novas ferramentas de configuração


Onde eu posso encontrar mais informações:
Site oficial: http://fedora.redhat.com
Lista de pacotes: http://fedora.redhat.com/projects/...

[]s
Celso Goya
Moinho.net

Outras dicas deste autor

Mantendo seu Eclipse atualizado

Freecraft, jogo de estratégia estilo Warcraft para Linux

PHP Debug

Projeto Software Livre São Paulo

Mozilla 1.3.1

Leitura recomendada

Codec "Sigmatel Motion Video" (smv) para Linux

Compiz + KDE no Slackware 14.1

Instalando Rundeck no Rocky Linux

Questões de conhecimentos básicos de Linux - LPIC 1

Instalar DockBarX no Debian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rsouza em 28/10/2003 - 13:06h

Poxa para ser uma ótima idéia, espero esse projeto de certo e o Red Hat, continue bom com é

[2] Comentário enviado por ic3hawk em 30/10/2003 - 10:05h

Eu cheguei a instalar o severn na minha máquina, mas ainda está cheio de bugs. Acabei voltando para o red hat 9.

[3] Comentário enviado por jabs em 30/10/2003 - 19:56h

gostei da ideia de torna-lo totalmente open source...mas creio ke muitos irao confundir com outra distribuicao......

[4] Comentário enviado por Oki em 31/10/2003 - 22:11h

Também temo que este problema ocorrá, mas acho que o Fedora(RedHat) vai continuar seguindo o mesmo padrão de sempre, ou seja, deverá continuar voltado ao Desktop assim como seu processo evolutivo. Uma coisa interessante é que o usuário Linux costuma ser bem informado, ler bastante, então acho que é uma questão de tempo até as pessoas entenderem o processo.

O Severn promete ser uma revolução no Linux, já que deverá ser a primeira distro lançada com o kernel 2.6, que até onde me consta, deverá trazer muitas vantagens principalmente prá quem tem um PIII ou superior, já que virá com incrementos substanciais para reconhecimento e manipulação de hardware de última geração.

[]'s
Celso Goya
moinho.net



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts