Resposta de
osteinjr em 07/05/2005 - 14:09h:
* osteinjr usa Slackware
* osteinjr tem conceito: nenhum voto.
sudo -s no prompt, dái é só trocar a password do root.
Resposta de
simon em 07/05/2005 - 14:12h:
* simon usa Slackware
* simon tem conceito: 8.8




Primeiro, você terá de configurar o sudo para que ele aceite o login do seu usuário, para isso altere o arquivo /etc/sudoers, porém, para isso você terá de estar como root (como diabos uma distro vem com o root desabilitado???)
Resposta de
vioflex em 07/05/2005 - 14:12h:
* vioflex usa Outra
* vioflex tem conceito: 8.0




Pra não precisar ficar digitando sudo toda hora, use o comando
$sudo su
Resposta de
sampaioprimo em 07/05/2005 - 14:17h:
* sampaioprimo usa Debian
* sampaioprimo tem conceito: 9.5




Marcelo Cruz, se logar como root e usar o comando sudo são duas coisas diferentes, não acho recomendável que você use nenhuma das duas por diminuirem muito a segurança. Acho que você deveria usar apenas o comando su no terminal que deve resolver todas as suas necessidades como superusuário.
De qualquer forma só não te explico como proceder para logar como root ou usar o sudo pois realmente não sei. O login como root geralmenet vêem desabilitado e tem como habilitar, de uma olhada nas opções de login de seu gerenciador de janelas, talvez lá tenha alguma coisa. Sobre o sudo acho que tem que instalar o pacote sudo e também ativar ele para os usuários que vocÊ quiser num arquivo que se não me engano se chama sudoers que eu não me lembro onde fica. Abraços, Rodrigo.
Resposta de
sampaioprimo em 07/05/2005 - 14:20h:
* sampaioprimo usa Debian
* sampaioprimo tem conceito: 9.5




Simon, provavelmente a distribuição dele não veio com o root desabilitado e sim com o login gráfico como root desabilitado o que ocorre na maioria das distribuições.
Resposta de
removido em 07/05/2005 - 14:23h:
* removido usa Nenhuma
* removido tem conceito: nenhum voto.
No kde clique com o botão direito em executar comando e digite kdesu kuser, selecione seu usuários e secione a aba grupos e marque o grupo sudo e ok , pronto vc já pode usar o sudo.
Resposta de
simon em 07/05/2005 - 14:26h:
* simon usa Slackware
* simon tem conceito: 8.8




Ao sampaioprimo:
Obrigado pelo esclarecimento:D
Porém, não se logar como root para usar o sudo ou su não aumenta sua segurança, pelo contrário, diminue, pois se mais do que um usuário tem privilégios de root, mais vulnerável é o seu sistema, pois é mais fácil de corromper um sistema atravéz do aumento de privilégio, seu comentário me deu vontade de escrever um artigo inteiro sobre isso :D Valeu :D
Resposta de
sampaioprimo em 07/05/2005 - 16:30h:
* sampaioprimo usa Debian
* sampaioprimo tem conceito: 9.5




Simon, não sei se entendi direito o que você disse. Acho que concordamos que habilitar o comando sudo significa diminuir a segurança assim como se logar no modo gráfico como root. Agora o que eu nunca tinha pensado, e acho que é isso que você está apontando, é que o comando su também significa diminuir a segurança. É isso? Pelo visto, pelo menos para mim, um artigo sobre o tema seria muito mais do que bem vindo : ) Abraços, Rodrigo.
ATENÇÃO: Antes de contribuir com uma resposta, leia o artigo
Qualidade de respostas e certifique-se de que esteja realmente contribuindo com a comunidade. Muitas vezes o ímpeto de contribuir nos leva a atrapalhar ao invés de ajudar.