Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

1. Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

Marcos
Marcos393

(usa Debian)

Enviado em 21/03/2013 - 01:29h

Olá à todos! Vou direto ao assunto:
eu baixei tudo que eu vi sendo relacionado ao Compiz & Compiz Fusion e eu achei e baixei o fusion-icon para "executar" o Compiz Fusion.
1º Se eu dou compiz --replace ele vai, porém fica sem maximizar, minimizar e fechar (a placa de vídeo é potente e tem suporte creio eu, é uma GTX 560 Ti).
2º O ícone fusion-icon não faz nada e quando executado pelo terminal, ele retorna com erro
3º Eu pesquisei e vi que o gerenciador de janelas do Compiz & Compiz Fusion é o Emerald, o mesmo não está disponível para download em nenhum repositório do openSUSE 12.3 (o mais atual).
E por último, gostaria de saber o comando para iniciar o Compiz Fusion no boot e, se precisa digitar senha toda vez que iniciar ou não. Desculpem tantas dúvidas de uma vez, é que eu acho bacana o programa, suas funcionalidades e gostaria de usá-lo. Muito obrigado desde já!



  


2. Re: Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 21/03/2013 - 03:02h

Se vc está usando compiz fusion com Gnome 3, não rola. O Gnome 3 usa o mutter para prover efeitos gráficos e ele é incompatível com o Compiz.

Mas se vc utilizar o Gnome Classic, ou Fallback, pode utilizar o compiz.

Veja abaixo:

http://va.mu/cRuo

Mas antes de modificar qualquer coisa, teste antes, assim:

a) inicie a sessão com o Gnome Classic/Fallback;

b) rode no terminal "compiz --replace" (sem as aspas).

Se funcionar, use a solução de mexer na sessão se tiver problemas após colocar o "compiz --replace" nos programas de início automático.




3. Re: Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 21/03/2013 - 04:48h

Marcos, o fusion-icon quando abre pelo terminal,poste o erro, deste comnado:

$ fusion-icon

ele fica na barra de execução,. notificação e vc controla pelo botão direito do mouse e não clicando nele como botão esquerdo.

para iniciar no boot, coloque-o dentre os aplicativos iniciados com a sessão, no configurador do ambiente gráfico, o centro de controle, o local varia conforme seja MATE, KDE etc...

Ele não deve pedir senha, e vc não deve abrir fusion-icon como root, é como usuario comum

quanto ao emerald, precisa achar um pacote Emerald tipo RPM, se não achar do openSUSE tente com um do mageia, mandriva ou fedora, baixe-o e de ul duplo clique nele. Realmente, Compiz funciona sem emerald, mas não funciona bem. Um substituto do emerald é GTK-decorator, se vc tiver ele está aparecendo no fusion icon.

se não achar emerald,precisa baixar do site do compiz e compilar manualmente.


sobre sumirem os botões, com o emerald, conserta. se continuar tendo problema, instale cairo dock ou pelo menos a biblioteca cairo e tente regular o compiz no fusion icon, pra "indirect rendering" e "loose binding"

cheque suas condições de aceleração 3D, rodando por exemplo, glxgears.


O colega lembrou bem, se for GNOME3 ou Cinnamon, compiz não funciona nele, mas se me lembro o seu é MATE. em MATE, LXDE e XFCE funciona bem.




4. Re: Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

Marcos
Marcos393

(usa Debian)

Enviado em 25/03/2013 - 03:55h

Bom, acabei mudando para o Ubuntu, eu já meio que acostumei com ele, porque usei por muito tempo. Só possuo uma dúvida, sobre a configuração das áreas de trabalho, isso tem haver com o cubo 3D que gira: Eu coloquei Tamanho Virtual Horizontal: 4 ; Tamanho Virtual Vertical: 1 e Número de áreas de trabalho: 1. Queria saber se configurei corretamente e se não estou forçando nada.


5. Re: Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 25/03/2013 - 04:09h

Marcos393 escreveu:

Bom, acabei mudando para o Ubuntu, eu já meio que acostumei com ele, porque usei por muito tempo. Só possuo uma dúvida, sobre a configuração das áreas de trabalho, isso tem haver com o cubo 3D que gira: Eu coloquei Tamanho Virtual Horizontal: 4 ; Tamanho Virtual Vertical: 1 e Número de áreas de trabalho: 1. Queria saber se configurei corretamente e se não estou forçando nada.


Para girar o cubo é isso mesmo, 4x1x1.

Por padrão, o Unity usa 2x2x1, ou dois na horizontal, dois na vertical e uma área de trabalho "real", que ele divide em quatro "virtuais".


6. Re: Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 25/03/2013 - 04:12h

No meu blog tenho links para pacotes prontos do Emerald para Ubuntu 12.x, que eu mesmo compilei.

Se quiser usar Emerald, é só pegar o deb no blog e instalar pela central de programas.

link para o blog: http://va.mu/cSLm


7. Re: Compiz Fusion no OpenSUSE 12.3 sem Emerald

Murilo Augusto
devauxcl

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 19/05/2013 - 17:07h

Já tentou Abrir o Terminal,digitar systemsettings,ir em aplicativos padrão,ir em Gerenciador de Janelas,ou Window Manager e selecionar a segunda opção e o Compiz,depois faça logout e logue-se novamente.
Depois abra o ccsm,ative Window Decoration,ou decoração da Janela,e em comando,mude para kde4-window-decorator --replace



  



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts