meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 10/09/2010 - 11:21h
Fábio,
A definição mais genérica do fork é um derivação com base em um aplicativo ou S.O., seja ela com a concordância dos autores originais ou não, sempre e quando o S.O. ou aplicativo estiver definido como GPL.
Em caso de programa ou S.O. proprietário, qualquer alteração será considerada um plágio ou transgressão ao direito de autor (copyright). Não seria um fork, apenas quando o aplicativo / S.O. for totalmente novo ou uma mistura de um grande número de outros tornando impossível caracterizar a supremacia da influencia de algum destes em particular.
Na prática entretanto, considerando a comunidade do software livre, tenho visto a expressão fork ser usada com mais frequência para definir aquelas situações em que ocorre a cisão entre equipes de desenvolvimento onde depois da mesma são criadas por exemplo duas distros novas ou pelo menos uma distro nova e a outra metade morre.
O conceito fork portanto é bastante amplo e sujeito a interpretação bastante abrangente. A própria tradução do Ingles, aceita o seguinte:
bifurcação
forquilha
garfo
derivação