Divisão do Pará [RESOLVIDO]

1. Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 10/12/2011 - 22:12h

É interessante sob o ponto de vista da população (motivação cultural, administrativa etc.) ou sob o ponto de vista dos políticos (que pensam no bolso deles, apenas)?

Queria ouvir dos paraenses que frequentam o VOL, dos quais lembro apenas do "ednilton_so".


  


2. MELHOR RESPOSTA

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 16/12/2011 - 00:21h

Olá,

Votei “SIM”, mas realmente não posso ter certeza de que essa foi a opção correta ou não. Como disseram aqui na campanha, problema tem em todo Brasil. Entretanto, o Pará tem uma das piores educações e IDH's do Brasil. A violência no interior, nem se fale. Ela só ganhou repercussão mundial depois do assassinato da irmã Dorothy Stang, mas sempre foi muito alta e continua um absurdo. É muito comum também encontrar trabalho escravo no interior do Pará e as histórias de coronelismo, seja por fazendas ou por minério, são frequentes.

Por outro lado, Belém e zona metropolitana, mesmo sendo uma região subdesenvolvida, são bem mais avançadas que o interior. Isto é visível, por exemplo, se comparamos as estradas das duas regiões. Além disso, se é complicado tratar da saúde quando você mora próximo de Belém, morando longe demais a situação é calamitosa. Pode-se imaginar, por exemplo, você necessitando ser tratado com urgência e ter que viajar de barco para um hospital que se encontra a centenas de kilômetros.

Apesar de tudo isso, também havia bons motivos para ter votado “NÃO”, como por exemplo, o currículo dos políticos que a propuseram. Apesar disso, a maioria dos paraenses, principalmente as pessoas que moram em Belém, criaram um bloqueio de orgulho que as impediu de perguntar “por quê dividir”. Em vez disso, o “NÃO” saiu automático, sem dar chances aos argumentos. Mas isso já era esperado, já que a população de Belém, assim como a maioria do Brasil, não é uma população cuja característica principal seja o “pensamento crítico” (muito pelo contrário).

De qualquer forma, as fronteiras do Pará são muito antigas e evidentemente não se aplicam à realidade atual da sua população. Belém é uma capital longe da maior parte do estado para onde a maior parte dos recursos é destinada. Apesar disso, é uma cidade subdesenvolvida, como uma população orgulhosa, egoísta e que acredita (mesmo) que tem muito a perder. E, em se tratando desse inchaço que cidade sofre, que faz a diferença social explodir, talvez a divisão também fosse boa pra Belém.

Só uma pergunta ficou disso tudo: por que tomar a decisão num plebiscito? Por que não tomar a decisão no congresso e “ponto”? Acredito que o governo não queria que o estado dividisse e se prontificou a fazer o plebiscito porque acreditava no orgulho da população. Infelizmente, diferente daquele plebiscito das armas, o governo, dessa vez, estava certo.

Abraços.

3. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 11/12/2011 - 05:48h

Ninguém tem opinião sobre o tema?


4. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/12/2011 - 09:05h

-não sou paraense... mas axo que é mais uma medida vantajosa apenas p/ os politicos... não creio que a população ganhe algo com isso... não precisamso de estados menores... precisamos de politicos honestos e comprometidos com o bem estar da população


5. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Levi Gomes
levi linux

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/12/2011 - 09:44h

Não moro no Pará e por isso minha opinião talvez esteja equivocada, mas assino embaixo do que o clodoalps disse.

clodoaldops escreveu:

-não sou paraense... mas axo que é mais uma medida vantajosa apenas p/ os politicos... não creio que a população ganhe algo com isso... não precisamso de estados menores... precisamos de politicos honestos e comprometidos com o bem estar da população





6. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Levi Gomes
levi linux

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/12/2011 - 10:17h

Ainda diria mais. Não só precisamos de políticos honestos, mas também de uma sociedade honesta e participativa. Hoje a sociedade é de um modo generalizado passiva quanto a participação política e não se pode esquecer que por mais que critiquemos os políticos, eles estão lá porque nós os colocamos lá.


7. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/12/2011 - 13:35h

Pergunte a povo dos novos Estados se eles se sentem abandonados pelo poder público. O problema imediato é a distribuição de recursos que ao que parece favorece prioritariamente apenas a capital.


8. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Cristiano
sempreslack

(usa Slackware)

Enviado em 16/12/2011 - 09:25h

tbm não moro no Pará, mas em termos de desenvolvimento e administrativamente falando, quanto menor, mais facil é administrar. Sendo assim, acredito que o Pará, ou ex Pará, teria muito a granhar. É mais facil controlar uma empresa de pequeno porte do que uma multinacional, existiria uma maior probabilidade de crescimento. Digo probabilidade porque, infelizmente, as coisas não são levadas a sério no Brasil, sendo assim não dá pra falar em termos reais, apenas probabilidade, vai depender de quem for governar cada estado.


9. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 16/12/2011 - 09:51h

Não moro no Pará mas eu votaria sim. O ednilton_so tem toda razão, esse plebiscito é só mais uma ilusão para a população. Lembro-me de um trecho do filme matrix:


Jamais conseguimos ver além das escolhas que não entendemos.
- Você sabe a resposta.
- E você? Sabe?
Acha que sabe, mas não sabe.
Você está aqui porque foi enviado,foi mandado aqui e obedeceu.Naturalmente, tudo funciona assim.Só existe uma constante…uma regra universal.É a única verdade real:causalidade.
Ação e reação. Causa e efeito.
- Tudo começa com uma escolha.
- Não. Errado.
Escolha é uma ilusão criada entre os que têm poder…e os que não têm.


Essa escolha (plebiscito) foi apenas uma ilusão.


10. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 16/12/2011 - 18:53h

Obrigado, ednilton, pela sua resposta.

E quanto à questão posta, necessidade de plebiscito, é uma condição imposta por emenda constitucional cuja intenção, boa ou má, é evitar que apenas os políticos decidam a divisão de municípios e estados pensando em seus próprios interesses. Deve prevalecer o interesse da população envolvida, tal como ocorreu no Pará.


11. Re: Divisão do Pará [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 16/12/2011 - 20:55h

Sem dúvida uma decisão difícil, considerando as carências da população e o potencial acréscimo de no minimo mais 6 senadores e sabe-se lá quantos deputados federais, estaduais, 2 governadores, 2 vice, e algumas dezenas de Secretários de Estado. Viajo com bastante frequencia, tanto a Belem como ao interior do estado e as carências são notáveis. Difícil avaliar os benefícios que adviriam da divisão e se alcançariam o povo ou apenas aquela centenas de políticos que seriam os beneficiados mais imediatos.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts