Fabio_Farias
(usa openSUSE)
Enviado em 18/11/2013 - 20:39h
Como de costume venho postar sobre o lançamento do openSUSE 13.1 que será amanhã. Mas como estarei o dia todo ocupado vou postar hoje mesmo.
A nova versão do openSUSE. Depois de oito meses de desenvolvimento, a versão 13.1 chega com uma ótima notícia para quem gosta de versões com longo suporte. Ao que tudo indica, depois do encerramento do suporte oficial em Maio de 2015, essa versão será incluída no projeto Evergreen, sendo a primeira versão nesse novo modelo pois até então, as versões tinham suporte encerrado para depois ser decidido se seria ou não incluída nesse suporte estendido. Dessa forma o usuário, ao fazer a instalação da versão 13.1 pode-se planejar melhor , seja para uso pessoal ou profissional, pois sabe de antemão que mesmo depois do suporte oficial terminar poderá ainda usar o sistema mantendo-o atualizado. Com isso a versão 13.1 será suportada ao todo até Novembro de 2016.
O site oficial do projeto é:
http://www.opensuse.org/pt-br/
LiveCD Kde, LiveCD Gnome, DVD e um CD para instalação via rede são as opções disponíveis. Existe um outro LiveCD com a interface Xfce sem opção de instalação para usar em modo de recuperação.
Como sempre recomendo o DVD embora saiba das dificuldades de se obter um arquivo com mais de 4GB na nossa não tão rápida internet. Mas a recomendação é por que com o DVD o usuário tem mais opções de instalação (nele tem os ambientes KDE, Gnome, Xfce, Lxde, além de outros) e mais opções de configuração já durante a instalação (pode-se remover uma série de pacotes que o usuário julgar desnecessário e incluir outros).
A instalação não mudou quase nada desde que uso o openSUSE (desde 2007 com a saudosa versão 10.2). Sendo assim, mesmo tutoriais de versões antigas são suficientemente bons para guiar um processo básico de instalação. Como exemplo, pode-se seguir esse: instalando o openSUSE ou esse How-to de instalação do openSUSE KDE 12.3
E como diz o lema do openSUSE: “Tenham um monte de diversão!”
Abraços!