blimmer
(usa Suse)
Enviado em 07/09/2008 - 02:52h
"Não obtive sucesso, fazendo uma pesquisa eu li que os serviços disponibilizados (NETVIRUA) pela operadora de internet NET da qual sou cliente não é compatível com o GNU/Linux, realmente os serviços disponibilizados pela empresa não suportam GNU/Linux"
Uma vez que você configura o modem como roteador você acessa a internet usando o modem como gateway, não importa se está no linux ou não. Também é possivel configurar o modem como bridge e fazer a autenticação a partir do roteador, mas é mais fácil tentar primeiro só com o modem ligado com cabo à sua placa de rede. Depois de conseguir se conectar, basta colocar o Dl-524 no circuito. Ele vai criar uma nova rede (a do modem fica só entre ele e o DL-524), e é nessa que você se conecta, usando agora o Dl-524 como gateway, e não mais o modem, que só existe para a WAN (área externa) do roteador. Novamente, teste conectado à placa de rede do seu computador, para ter certeza que a conexão está OK.
Para ativar a placa wireless no seu computador você precisa dos drivers, que dependem do modelo de placa. A maioria é suportada, pesquise. Prefira, se possível, os drivers nativos, que não usam o ndiswrapper.
Tenho um HP dv6232br cuja placa wireless é a Broadcom 4311. Depois de instalar os drivers e firmware - facílimo com o script /sbin/install_bcm43xx_firmware que os baixa e instala (note que você precisa estar conectado à rede/internet pela placa de rede) basta configurar corretamente a placa wireless no yast e a conexão no knetworkmanager.
No começo tive problema com a conexão cainda depois de certo tempo. Evitei isso com:
0) Prestar atençao se o botão da placa está ligado - a luzinha passa de laranja para azul. Básico, mas da primeira vez fiz essa bobagem, já estava achando que a placa não era suportada, e ela estava só desligada.
1) No yast configurar "conectar ao plugar", melhor que conectar ao iniciar, basta ligar o botão da placa.
2) No yast ou no knetworkmanager, não me lembro, desabilitar a opção de economia de energia da placa wireless - atenção: não é no gerenciamento de energia, é na configuração da placa/conexão.
3) No knetworkmanager fazer a configuração até o fim (apertando o botão <Próximo> ou <Avançar> até não poder mais, e só então salvar. Numa das telas selecione também a opção 'Autoconectar'.
É isso. Posso ficar horas acessando a internet a 1000 Mb/s, que é o limite da minha conexão, de qualquer lugar da casa. Muito legal :D