Class Based Queueing
Classe Baseada Queueing (CBQ) é um modo de rotear a rede Queueing, o método que permite o tráfego compartilhado de banda igual, após serem agrupados por turmas. As classes podem ser baseadas em uma variedade de parâmetros, como por exemplo prioridade, interface, origens e destinos ou programas.
CBQ - gestão de tráfego é um algoritmo desenvolvido pelo Grupo Rede de pesquisa em Lawrence Berkeley National Laboratory, como alternativa aos tradicionais roteadores baseados com esta tecnologia. Agora no domínio público como uma tecnologia aberta, CBQ é destacada pelas empresas na fronteira das suas WANs.
O usuário CBQ divide o tráfego em uma hierarquia de classes com base em qualquer combinação de endereços IP, protocolos e tipos de aplicação. Um departamento de contabilidade da empresa, por exemplo, pode não precisar dos mesmos privilégios de acesso à Internet como o departamento de engenharia.
Como cada sociedade está organizada de forma diferente e tem diferentes exigências políticas empresariais, é vital para a gestão do tráfego uma tecnologia que proporcione flexibilidade e granularidade em classificar os fluxos de tráfego.
CBQ permite classificar o tráfego na rede de gestores de uma hierarquia multinível. Por exemplo, algumas empresas podem identificar as necessidades globais de cada departamento ou grupo empresarial, em seguida, definir as exigências de cada aplicação ou conjunto de aplicações dentro de cada departamento.
Por razões arquitetônicas e de desempenho, o roteador tradicional à Base de Queueing estão limitadas a um pequeno número de turmas e permitem apenas uma classificação-dimensional.
CBQ opera na camada de rede IP, oferecendo as mesmas vantagens em toda e qualquer tecnologia de camada 2 é igualmente eficaz com qualquer protocolo IP como, por exemplo, Transmission Control Protocol (TCP) e User Datagram Protocol (UDP). Ele também funciona com qualquer cliente ou servidor pilha TCP/IP [6].
Hierarchical Token Bucket
Martin Devera, o criador de HTB, percebeu que o CBQ é complexo e não ajuda a otimizar em situações típicas. Com esta visão ele criou o Hiararchial Token Bucket, que é uma forma mais simples de criar e aplicar as configurações de controle de banda.
A HTB (Hierarchical Token Bucket - Balde de Toque Hierárquico) tem seu funcionamento com base o CBQ, mas não recorre a muitas instruções modelares. Ao invés disto, é um Token Bucket Filter com classe - daí o nome. Para conhecer um pouco mais do programa temos o site base:
Squid - DELAY POOLS
Delay pools é uma função que existe no Squid para fazer limite de banda.
Uma das vantagens do Delay_Pool é sua interação no controle de banda junto aos clientes cadastrados dentro do Squid, onde poderíamos limitar a largura de banda por determinados grupos de acesso e também por prioridade de grupo.
O Delay_Pool funciona juntamente com as ACLs. Elas ajudam a separar e tratar determinadas configurações de acesso a web através do Squid, no caso poderíamos criar algumas ACLs que limitassem a largura de banda através de alguns critérios.
No ISP, delay_pool pode ser implementado em uma rede especial para melhorar a qualidade do serviço. Para possibilitar a configuração inicial do Squid ele precisa ser compilado com a opção --enable-delay-pools.
Logo abaixo mostramos alguns comandos do delay_pool na figura 1.
As informações citadas acima do comando delay_pool foram retiradas do manual do Squid no site: