O Webmin é um software que permite administrar o sistema via WEB, inclusive usuários e senhas, NIS e NFS, sistema de quotas, etc. Conheça esta incrível ferramenta e facilite sua vida!
Certamente você já percebeu o poder da utilização do Webmin para administrar o sistema. Muitas outras opções estão disponíveis, mas não entraremos em detalhes aqui, por serem muitas e variadas. Em outro artigo trataremos das demais opções de administração. Mas nada impede de você mesmo já ir procurando usá-las. Para algumas, será necessário a instalação do módulo específico. Eis algumas de tais ferramentas:
Servidores
Na aba 'Servidores' você encontrará provavelmente a parte mais interessante do Webmin. Todos os servidores e daemons podem ser configurados daí. O Apache, DNS, SendMail, SSH, DHCP, FTP e tantos outros são exemplos.
Rede
Aqui você poderá administrar NFS, NIS, firewall, serviços e protocolos de internet e muito mais.
É isso: o poder do Webmin nas suas mãos. Experimente! Em um próximo artigo trataremos dessas e algumas outras ferramentas úteis disponíveis com o Webmin.
[1] Comentário enviado por removido em 26/12/2006 - 23:35h
Olá...
Gosto muito de configuração via modo texto, mas você está de PARABÉNS por este artigo que vai ajudar - e muito - os inciantes que possui dificuldades de configuração manual.
[3] Comentário enviado por removido em 27/12/2006 - 09:48h
Vale lembrar tb que o webmin tem varias falhas, ele é bom eu mesmo uso ele em varios servidores onde eu trabalho e em varios clientes meus, mas a questao é saber configurar.
umas das falhas que vou mostrar esta presente em muitos servidores, espalhados pela internet ate mesmo em muitos provedores, mas ja tem correção.
vale a competência do administrador.
Abaixo tem o link pro xpl pra explorar a falha.
Link: http://milw0rm.com/exploits/1997
Caso entenda perl edite o arquivo miniserv.conf
e altere a linha denyfile para denyfile=\.pl$
Problema resolvido tb :p
[6] Comentário enviado por jalexandre em 27/12/2006 - 22:24h
Opa... ai mora um perigo enorme para os novos sysadmins.
O caminho, creio eu, deve ser inverso. Devemos partir do texto pra o gráfico, e não o inverso. Digo isso porque, no meu antigo emprego, eu via diversos técnicos "chorando" porque não havia nenhuma ferramenta gráfica nos servidores.
Depois de acostumar e aprender a fazer as coisas na mão, pode-se usar o webmin tranquilamente :)
Fica ai a dica, sem desmerecer o artigo, que é bem bacana.
Parebéns, JuliaoJunior.
[8] Comentário enviado por joabes em 29/12/2006 - 10:43h
Bom dia, também concordo com o jackslack o ideal é partir do ambiente texto para o gráfico, eu me adaptei a fazer tudo em ambiente texto e confesso que hoje não uso o gráfico, raramente isso ocorre, para sem sincero quase nunca porque nos meus servers eu não coloco ambiente grafico e o Webmin só tenho 1 um servidor de cliente e raramente eu o uso. Porém é uma boa solução desde que corrigido as falhas.
[9] Comentário enviado por silveira.sasp em 07/01/2007 - 12:18h
O Webmin se apresenta como uma excelente ferramenta de administração de servidores, o artigo em questão mostra a existência de uma aplicação que irá permitir agilizar o trabalho de gerenciamento dos servidores.
Vale salientar que o webmin permite ao administrador da rede designar gerentes, sem conhecimentos mais profundos, para realizar tarefas rotineiras, como gerenciar contas de usuários, fazer backups, etc., desde que bem configurado pelo administrador.
[10] Comentário enviado por aps167 em 27/03/2007 - 10:56h
amigão,
Não estou conseguinto usar o webmin pela internet.
estou usando o webmin intalado pelo aptitude do debain, mas não consigo acessa-lo pela internet..segue abaixo meu aqruivo de configuração.
e ai sim: apt-get install webmin . se o sistema estiver atualizado, ao instalar o webmin, pelo metodo do apt, ele ja instala alguns aquivos necessarios...