Este artigo aborda a instalação e configuração de um servidor web no CentOS 7 para o desenvolvimento de programas na linguagem PHP, com a possibilidade da utilização do banco de dados MariaDB e com administração web através do phpMyAdmin.
O phpMyAdmin é software livre escrito em PHP, destina-se a lidar com a administração do MySQL através da Web. O phpMyAdmin suporta uma ampla gama de operações em MySQL, MariaDB e outros.
Operações frequentemente usadas (gerenciar bancos de dados, tabelas, colunas, relações, índices, usuários, permissões etc) podem ser realizadas através da interface do usuário, enquanto você ainda tem a capacidade de executar diretamente qualquer instrução SQL:
O phpMyAdmin não está disponível no repositório padrão do CentOS 7. Por isso, vamos adicionar um repo adicional para o nosso sistema. A repo EPEL contém muitos pacotes adicionais, incluindo o pacote phpMyAdmin.
Para instalar, digite:
# yum install epel-release
Próximo passo, vamos instalar o phpMyAdmin:
# yum install phpmyadmin
Agora, reinicie o servidor Apache para validar as instalações, digitando:
# systemctl restart httpd.service
Para acessar o phpMyAdmin, digite no browser (navegador): http://localhost/phpmyadmin
Para entrar, digite o usuário e senha:
Utilizador: root
Senha: definida durante a execução do "mysql_secure_installation"
[2] Comentário enviado por rafaelarlindo em 25/07/2016 - 15:44h
O Mariadb tem como meta se tornar um substituto do MySQL, incluindo mecanismos de armazenamento adicionais, novas funcionalidades e melhorias de desempenho. Visualmente não parece ter muita diferente do MySQL. Na questão de armazenamento, além de incluir todos os mecanismos padrão do MySQL (MyISAM, blackhole, CSV, etc.), Mariadb traz na instalação padrão o Aria, XtraDB (versão melhorada e estendida do innoDB), FederatedX, OQGraph e SphinxSE, enquanto que no MySQL precisam ser instalados/ e ou compiladas separadamente. A INFORMATION_SCHEMA foi aprimorada, trazendo novas informações, o Log de consultas também foi melhorado. Traz um novo recurso que permite trabalhar com colunas virtuais. Existem outras diferenças mais ainda não estou por dentro de todas. O MySQL ainda aparece como principal bd nos repositórios oficiais de praticamente todas as distribuições Linux, aos poucos Mariadb vai conquistando seu espaço nos repositórios oficiais, como no caso Centos7. Espero que possa ter esclarecido um pouco. Abraços.
[4] Comentário enviado por rafaelarlindo em 23/06/2017 - 14:22h
Altere as configurações do phpMyAdmin.conf (/etc/httpd/conf.d/phpMyAdmin.conf)
Dentro do arquivo phpMyAdmin.conf altere as informações para que elas fiquem conforme abaixo:
#Apache 2.4
# Require ip 127.0.0.1
# Require ip ::1
Require all granted
Depois salve as alterações realizadas no arquivo.
Reinicie o apache: #systemctl restart httpd.service
Acesse novamente o phpMyAdmin: http://dominio_ou_ip/phpMyAdmin
[5] Comentário enviado por isacgomes313 em 15/05/2018 - 07:41h
Bom dia, tudo bem? o meu estava funcionando normal aparecendo a pagina que eu fiz index.html dai eu não estava conseguindo acessar o phpmyadmin dai quando eu alterei alguma coisa ficou tudo em branco alguém pode me ajudar?
Esse diretório
Vi etc/httpd/conf.d/phpmyadmin.conf
Acessei pelo o celular tinha varios texto dai coloquei oq era para por e salvei mais acho que apaguei os textos que estava la