O EtherApe é um monitor de redes baseado no etherman, que exibe a atividade na rede em modo gráfico. Possui suporte a Ethernet, FDDI, Token Ring, ISDN, PPP e PLIP, além de exibição e filtros de protocolo por cor.
Agora que o EtherApe está devidamente instalado, vamos configurá-lo.
A primeira coisa a fazer é dar uma checada no arquivo /etc/etherape/services (se você usou a flag --sysconfdir=/etc como parâmetro do ./configure ), caso contrário, procure este arquivo no seu diretório de instalação.
Como você pode perceber, aqui estão listadas as portas e serviços monitorados. No fim do arquivo, existe uma seção local, onde você pode colocar os serviços e portas que deseja visualizar.
Como você pode ver, a configuração em si nem é necessária, a menos que você deseje monitorar algo específico.
[2] Comentário enviado por jalexandre em 14/03/2006 - 16:12h
Mais ou menos... a função primaria do etherape é mostrar como anda o trafego da rede, em modo grafico. Ou seja, é mais facil visualizar "quem anda conversando com quem".
Junto com o ethereal, que é um sniffer de pacotes, ai sim temos uma dupla poderosa :)
[3] Comentário enviado por reimassupilami em 14/03/2006 - 16:15h
hum, então, por isso mesmo que perguntei... tenho usado o etherreal na minha rede, é bem legal mesmo... mas então quer dizer que são coisas diferentes... vou ver isso... valeu...
[4] Comentário enviado por galaxy_interior em 14/03/2006 - 21:39h
Uso uma rede em que somente a minha máquina é linux (e não é o servidor) todas as outras são windows. Gostaria de verificar o que os usuários estão acessando na internet. Como faço isto?