Características
Resumo das características técnicas da placa Arduino pode ser visualizada na tabela 01:
Tabela 01: Características técnicas da placa Arduino. Fonte: (Arduino, 2011)
Alem destas características, é interessante se observar a figura 02 onde estão destacados os componentes da placa Arduino:
Figura 02: Arduino Uno. Fonte: (Arduino, 2011)
Alimentação
De acordo com (Arduino, 2011) o Arduino Uno pode ser alimentado através da entrada USB ou com uma fonte de alimentação externa. A fonte de energia é selecionada automaticamente.
A alimentação externa (não USB) pode vir de um adaptador AC-DC ou de uma bateria. O adaptador pode ser conectado através de um plug de 2,1 milímetros de centro positivo, no conector de energia da placa.
A alimentação feita através de uma bateria pode ser feita através dos pinos GND e VIN do conector de alimentação.
A placa pode operar com uma fonte externa de 6 a 20 volts. Se a fonte externa tiver voltagem menor que 7V, no entanto, o pino de 5V pode fornecer menos de cinco volts e a placa poderá ficar instável. Se usar mais do que 12V, o regulador de voltagem pode superaquecer e danificar a placa. A faixa recomendada para alimentação externa é de 7 a 12 volts (Herrador, 2009; Arduino, 2011).
Os pinos de alimentação da placa Arduino são os seguintes:
- VIN: A entrada de tensão da placa Arduino, quando ela está usando uma fonte externa de energia (ao contrário de 5 volts a partir da conexão USB ou fonte de alimentação regulada). Você pode fornecer a tensão através desse pino, ou, se o fornecimento de tensão for realizado através do conector de alimentação, pode-se acessá-lo através deste pino;
- 5V: A fonte de alimentação regulada usada para alimentar o microcontrolador e outros componentes na placa. Este pode vir do pino VIN através de um regulador na placa, ou ser fornecido pelo USB ou
outra fonte de regulada de 5V;
- 3V3: Uma fonte de 3,3 volts gerado pelo regulador da placa. A corrente máxima é 50 mA;
- GND: Pinos terra.
Memória
O ATmega328 tem 32 KB (com 0,5 KB utilizado para o gerenciador de boot). Também possui 2 KB de SRAM e 1 KB de EEPROM (que pode ser lido e escrito com a biblioteca EEPROM(1)), (Herrador, 2009; Arduino, 2011).
Entrada e Saída
De acordo com (Arduino, 2011) cada um dos 14 pinos digitais do Arduino Uno pode ser usado como entrada ou saída, usando funções pinMode(), digitalWrite() e digitalRead() (2). Eles operam com 5 volts.
Cada pino pode fornecer ou receber um máximo de 40 mA e tem um resistor de "pull-up" (desligado por padrão) de 20-50 kOhms. Além disso, alguns pinos têm funções específicas:
- Série: 0 (RX) e 1 (TX). Usados para receber (RX) e transmitir (TX) dados seriais TTL. Esses pinos são conectados aos pinos correspondentes do chip ATmega8U2 USB-para-TTL serial.
- Interrupções Externas: 2 e 3. Esses pinos podem ser configurados para disparar uma interrupção por um valor baixo, uma margem crescente ou decrescente, ou uma alteração no valor. Veja a função attachInterrupt() (3) para obter mais detalhes.
- PWM: 3, 5, 6, 9, 10 e 11. Proporcionar saída PWM de 8 bits com a função analogWrite() (4).
- SPI: (SS), 11 (MOSI), 12 (MISO), 13 (SCK) 10. Estes pinos suportam comunicação SPI, usando a biblioteca SPI5.
- LED: 13. Há um LED embutido conectado ao pino digital 13. Quando o pino está em HIGH, o LED está ligado, quando o pino é LOW, o LED é desligado.
De acordo com (Arduino, 2011) o Arduino Uno tem 6 entradas analógicas, rotulados A0 a A5, cada qual com 10 bits de resolução (ou seja, diferentes valores de 1024). Por padrão, eles medem do negativo ou terra até 5 volts, embora seja possível alterar o valor superior de sua faixa de uso com o pino AREF e a função analogReference()(6). Além disso, alguns pinos têm funções especializadas:
- I2C : A4 (SDA) e A5 (SCL). Suporte a comunicação I2C (TWI) usando a biblioteca Wire (7).
Existe outro par de pinos na placa:
- AREF. Voltagem de referencia para as entradas analógicas ( apenas de 0 a 5V). Usado com analogReference();
- Reset. Coloque esta linha em LOW para resetar o microcontrolador. Tipicamente usado para adicionar um botão de reset para os dispositivos que bloqueiam a placa principal.
Links de referência:
- http://www.arduino.cc/en/Reference/EEPROM
- http://www.arduino.cc/en/Reference/
- http://www.arduino.cc/en/Reference/
- http://www.arduino.cc/en/Reference/
- http://arduino.cc/en/Reference/SPI
- http://arduino.cc/en/Reference/AnalogReference
- http://arduino.cc/en/Reference/Wire