7º Lugar: Fedora
Anota o Distrowatch.com que o
Fedora é uma distribuição
Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, apoiado pela comunidade e patrocinado pela Red Hat, a mais conhecida das empresas que trabalham com Linux.
O Fedora contém software distribuído sob licença gratuita, de código aberto, e tem como objetivo estar na vanguarda desse tipo de tecnologia. Por conta disso, tem a reputação de focar em inovação, integrando novas tecnologias e trabalhando de perto com a comunidade de desenvolvedores.
O desktop padrão no Fedora é o GNOME, com a interface Gnome Shell. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo KDE, XFCE, LXDE, MATE e CINNAMON, estão disponíveis.
O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora, chamadas de "spins". Essas variações contêm conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes de desktop alternativos ou visando a atender interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.
O Fedora foi a primeira distro que realmente utilizei e tenho uma experiência mais do que satisfatória com ele. Mas deixei de utilizá-lo por conta do prazo de suporte reduzido, que me levou também a descartar outras distros, ou mesmo algumas novas versões de distros.
8º Lugar: openSUSE
Mais uma vez tendo por fonte o Distrowatch.com, cumpre afirmar que, enquanto projeto comunitário, o
openSUSE é patrocinado principalmente pela SUSE Linux. Anote-se que várias outras empresas estão engajadas nesse mesmo projeto, até mesmo a Microsoft, que dispensa apresentações.
Promovendo o uso do Linux em todos os lugares, o projeto openSUSE fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE Linux, uma distribuição Linux completa e muito bem lapidada, pronta para uso doméstico e até mesmo para uso corporativo.
Três são os objetivos do Projeto openSUSE: torná-lo o Linux mais fácil de ser obtido e a distribuição Linux mais utilizada; ampliar e desenvolver a colaboração em código aberto para tornar o openSUSE o ambiente desktop e a distribuição Linux preferida tanto por usuários novos, quanto por usuários experientes; simplificar e abrir dramaticamente os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma escolhida pelos desenvolvedores e fornecedores de software.
Anote-se que o openSUSE tem também uma versão denominada "Tumbleweed", que, segundo descrito no próprio site do projeto:
É uma versão pura de atualização contínua ("rolling release") do openSUSE, contendo as últimas versões estáveis de todos os programas.
Minhas experiências com o openSUSE sempre foram gratificantes. Ele é fácil de instalar, de configurar e muito estável. O
YaST (Yet another Setup Tool) é uma ferramenta poderosa e, ao mesmo tempo, amigável para novos usuários.
30º Lugar: Slackware
O
Slackware Linux é desenvolvido por
Patrick Volkerding e, segundo destaca o Distrowatch.com, é um avançado sistema operacional Linux projetado, tendo a facilidade de uso e a estabilidade como as principais prioridades. Incluindo o mais recente software popular quando lança uma versão, mantendo um senso de tradição, proporcionando simplicidade e facilidade de uso, juntamente com flexibilidade e poder, o Slackware traz o melhor de todos os mundos para a mesa.
O Slackware Linux oferece aos usuários novos e experientes um sistema completo, equipado para funcionar quer como uma estação de trabalho de mesa, quer como um servidor altamente confiável. Aliás, servidores Web, FTP ou de e-mail estão prontos para o uso, assim como uma ampla seleção de ambientes de desktop populares. Também uma gama completa de ferramentas de desenvolvimento, editores e bibliotecas atuais é incluída para usuários que desejam desenvolver ou compilar software adicional.
Minha experiência pessoal com o velho "Slack" foi de puro aprendizado. Ele mostra aos seus usuários o básico do funcionamento de um SO baseado no Kernel Linux, tornando-os capazes de levar o conhecimento acumulado a outras distribuições.
Eu recomendo a todo usuário de Linux experimentar o Slackware, até mesmo por força da tradição que marca essa excepcional distribuição.