Os softwares SCADA tradicionalmente estão disponíveis em pacotes comerciais, com custo na faixa de alguns milhares de dólares, o que muitas vezes inviabiliza sua utilização para automação de sistemas. Porém no final da década de 90 surgiram as primeiras iniciativas em software livre com algumas funcionalidades de SCADA, e recentemente o movimento tomou mais força, especialmente nos últimos 5 anos com tecnologias mais recentes e projetos de maior porte.
Vamos falar agora de algumas das iniciativas em SCADA open-source mais relevantes da atualidade, no mundo e mais particularmente no Brasil.
Destaques internacionais:
1) Mango
Considerado o software "m2m" (machine-to-machine) open-source mais popular do mundo, esse software canadense tem muitas das features mais importantes em sistemas SCADA, desde diversos protocolos de comunicação, passando pelas funcionalidades de registro e alarmes, até um construtor de telas bastante poderoso. O mango é todo baseado em tecnologias web, sendo que suas interfaces rodam em um browser, até mesmo sendo possível visualizar e controlar equipamentos remotamente através de um smartphone, por exemplo.
2) Beremiz
O projeto Beremiz, que conta com contribuições principalmente da França e de Portugal, vai além das funcionalidades de um simples SCADA, funcionando também como um soft-PLC, ou seja, opera como um Controlador Lógico Programável podendo ser programado em linguagens padronizadas de Automação como lógica Ladder, por exemplo. Também chama atenção, no Beremiz, a interface baseada em SVG (que permite fazer animações a partir de desenhos vetoriais).
3) Visual
Um software mais antigo, porém que serve como boa base para estudos, além de possuir alguns drivers de protocolo interessantes para
Linux, como o Allen-Bradley (protocolo DF1) e os Siemens (protocolos MPI e PPI), entre outros.
4) Likindoy
O likindoy possui arquitetura toda planejada para operação em rede, visando o uso em sistemas geograficamente distribuídos como distribuição de gás e saneamento básico. Um dos destaques do likindoy é a possibilidade de integrar dados de sensores em mapas, usando o Google Maps.
5) Openscada
O Openscada alemão (existe outro projeto com o mesmo nome, porém na Rússia) tem alguns aspectos inovadores importantes: por exemplo, inclui a primeira implementação 100% open source e multi-plataforma do OPC, o que até então era reservado exclusivamente à plataforma Microsoft Windows ou versões proprietárias da DCOM. É um software que presta bastante atenção a conceitos de flexibilidade e segurança em sua implementação, porém não é muito fácil de utilizar, por parte de usuários finais que não sejam programadores.
Principais Scadas open source brasileiros:
1) ScadaBR
O projeto do ScadaBR é desenvolvido na Fundação CERTI, e iniciou através de uma parceria com empresas de Florianópolis. O ScadaBR "herda" todas as funcionalidades do projeto mango, todas traduzidas para o Português, e inclui adições como uma API web-services, que é um componente que torna possível extender o SCADA em qualquer linguagem de programação (Java, C/C++, C#/VB.net, python, PHP e assim por diante).
O ScadaBR também inclui o suporte a OPC, os protocolos do setor elétrico (DNP3 e IEC101), além de um novo construtor de telas baseado em Flex (flash), um novo sistema de scripts, help e manual para usuários, entre outras facilidades.
2) PascalSCADA
O PascalSCADA, como o próprio nome indica, é voltado à comunidade de desenvolvimento Delphi/Lazarus. O projeto PascalSCADA, liderado pelo colega catarinense Fabio L. Girardi, produz um framework que permite desenvolver rapidamente aplicações de supervisão e controle, a partir de funções para comunicação com CLP, registro de dados, e componentes para visualização. Um dos destaques do PascalSCADA é seu driver para aplicações de alto desempenho compatível com equipamentos da Siemens da linha S7 (protocolo IsoTCP).
Outros SCADA open source
Existem ainda outros SCADAs que foram muito importantes alguns anos atrás como o MatPLC, por exemplo, um software pioneiro no controle de equipamentos sobre plataforma
GNU/Linux; e o Lintouch para construção de interfaces de usuário. Também existem outras opções recentes menos difundidas, com graus variados de funcionalidades, atualizações e participação da comunidade.
Uma lista muito abrangente de sistemas SCADA que rodam em Linux tem sido atualizada no seguinte endereço:
Porém, observe que nem todos os SCADAs mencionados no site acima são open-source; alguns deles são aplicativos comerciais proprietários, porém que executam em plataforma Linux.