BS 25999 - Business Continuity Management - Continuidade dos Negócios

O presente artigo apresenta a norma BS 25999, bem como as duas principais partes, a BS 25999-1 e a BS 25999-2.

[ Hits: 36.079 ]

Por: Andre Luiz Facina em 20/07/2010


Ciclo de vida do GCN



O ciclo de vida da gestão da continuidade de negócios (GCN) é composto por seis elementos e é completamente adaptável a organizações de todos os tamanhos e de qualquer setor (privado, público, educacional etc).

Gestão do Programa de GCN

O programa da gestão da continuidade de negócios (GCN) é o núcleo de todo o processo e esta envolvido desde a implantação até a manutenção da GCN.

Entender a organização

Esta fase é muito importante para que se possa construir um programa de Continuidade de Negócios apropriado para a organização, pois é nela que são identificados seus produtos e serviços críticos, e são obtidas informações suficientes para encontrar quais são as atividades e recursos necessários para fornecê-los. Além do nível de urgência em que atividade e processos devem ser restaurados em caso de interrupção.

Para tal atividade é necessário entender os objetivos da organização, bem como realizar uma análise de impacto nos negócios (BIA - Business Impact Analysis).

Análise de Impacto nos Negócios (BIA)

É nesta análise que se baseia como será a resposta da GCN no caso de uma interrupção. Para isso são identificadas as partes interessadas (envolvidas), categorizadas atividades, identificadas dependências e feitas análises para se determinar o impacto aos negócios no caso de uma parada, perda ou rompimento de processos de negócio, para que desta forma seja possível para a gerência determinar o período de interrupção máximo tolerável (MTPD - Maximum Tolerable Period of Disruption) e tempo e recursos necessários para a recuperação.

Análise de Riscos

A análise de riscos deve ser forcada nas atividades mais críticas encontradas durante a Análise de Impacto nos Negócios, deve ter seu método definido e documentado, identificar as ameaças e vulnerabilidades e entender os impactos disso.

Determinar a Estratégia da GCN

Define uma série de estratégias e procedimentos a serem seguidos em caso de uma interrupção. A correta escolha dessas estratégias permite que uma organização possa continuar fornecendo seus produtos/serviços críticos, mesmo durante ou depois de uma interrupção. Elas podem ser necessárias para vários tipos de recursos organizacionais, que vão desde pessoas, até tecnologia e instalações.

Nessas estratégias são selecionados métodos de operação alternativos a serem adotadas durante uma ocorrência ou logo após uma interrupção para manter ou retornar as atividades do negócio, e suas dependências ao funcionamento no prazo requerido. Além de proteger processos críticos de negócios identificados na fase anterior.

As estratégias englobam o nível corporativo, no qual importa as questões de tempo de restauração para cada atividade e também a distância entre as instalações e o local de armazenamento de dados alternativos. E o nível de atividade, no qual se devem escolher as estratégias apropriadas para suprir necessidade de pessoas, tecnologia, equipamentos etc.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. O que é Gestão da Continuidade do Negócio
   3. BS 25999-1
   4. BS 25999-2
   5. Ciclo de vida do GCN
   6. Desenvolvendo e Implementando uma resposta de GCN
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Colocando ícones no menu do Fluxbox

Um kiosk web para consultas

Criando um mirror do Conectiva para uma rede interna

Por que Gentoo é diferente?

Ícones no Fluxbox, Openbox e Blackbox

  
Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 20/07/2010 - 22:41h

Assunto importante e pouco documentado. Bom artigo!
Fiz uma Pós-Graduação em Segurança da Informação e uma das partes mais complicadas do TCC foi o PCN e o BIA.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts