Rsync é um programa de transferência de arquivos para sistemas UNIX. Ele utiliza um algoritmo de sincronização que permite que apenas as partes alteradas dos arquivos sejam transferidas pelo link, poupando a banda do link e tornando a sincronização rápida.
Mão na massa parte 3 - realizando as configurações nos servidores envolvidos
Cliente Rsync - Debian Etch (Servidor que ficará responsável em baixar os arquivos do outros servidores Rsync) - 192.168.1.4:
1) Configuração do cliente Rsync (considerado neste cenário como servidor de backup dos arquivos Linux existentes na empresa):
- Neste cliente Rsync, o rsync será apenas instalado (aptitude install rsync), não será necessário nenhuma alteração nos arquivos de configuração.
- Montar um script para baixar arquivos dos outros dois servidores configurados como "Rsync Servidor".
--> Script em execução no cliente Rsync (servidor responsável em executar os backups de todos os serviços Linux existentes na empresa). Segue abaixo o script na íntegra. Coloquei para rodar através do crontab a cada uma hora. Todas as opções referentes ao rsync existentes no script estão detalhadas em "Observações gerais".
#!/bin/sh
#/bin/backupbasesmysql.sh
#Description: Script para copia de segurança das bases mysql
#Gerando as variáveis
DATA=`date +%Y-%m-%d_%H:%M`
#
cd /rsync/www
rsync -av --backup --backup-dir=$DATA 192.168.1.53::www
#
cd /rsync/Basesmysl
rsync -av --backup --backup-dir=$DATA 192.168.1.53::backup
#
cd /rsync/samba
rsync -av --backup --backup-dir=$DATA 192.168.1.683::samba
#Fim do script
Nota: Além se você concentrar os backups em um cliente Rsync, é interessante você colocar os arquivos backpiados em outro meio externo; pode-se usar fita DLT, LTO ou montar outro servidor rsync para sincronizar os arquivos; recomendo backup em fita externa, pois só assim você estará correto perante as normas internacionais (ex:ISO 20000), pois a fita você pode transportar para um meio externo ao servidor.
[1] Comentário enviado por y2h4ck em 08/04/2008 - 13:43h
Fala Wal tudo jóia ?? Antes de tudo parabéns pelo Artigo, e é claro que se eu estou aqui comentando boa coisa é que não é ? (rsrs).
Bom só passei para falar que a solução de backup via Rsync apesar de ser muito rápida e realmente muito legal é extremamente insegura pois o servidor rsync não tem nenhum controle de quem vai conectar e fazer o sincronismo remoto dos dados disponíveis. Ou seja qualquer um que ache o servidor rsync rodando e tenha o rsync-client instalando pode fazer download dos arquivos que estão sendo oferecidos.
Já vi muita gente fazendo backup pela rede de todo o unix pelo rsync de forma indiscriminada, permitindo que qualquer um pudesse baixar arquivos como /etc/passwd, /etc/shadow entre outros.
Quer utilizar o rsync ?? Ótimo... porém pelo menos configure um TCP Wrapper em /etc/hosts.allow dizendo quais hosts podem conectar no serviço de Rsync :)
[2] Comentário enviado por wal em 17/04/2008 - 20:46h
Caro y2h4ck!! Tudo certo por aqui!!!
O objetivo deste artigo é ensinar o Rsync e não falar sobre segurança!
E as opções do próprio Rsync (se vc for curioso) e ler o help, protege o servidor muito bem, não é necessário a utilização do TCP Wrapper.
A segurança está na preparação de todo o ambiente e todo bom profissional sempre o faz de forma SEGURA.
Tenho o Rsync fazendo backup de todos meus servidores (78) que administro emm um cliente e é perfeito e seguro.
[4] Comentário enviado por waltair em 01/12/2008 - 21:45h
Caro colega!
O rsync não é um daemon, o backup ou sincronização é realizado através de um script ou simplesmente executando o comando abaixo na mão:
$rsync -av --backup --backup-dir=/etc/ 192.168.1.683::samba
[7] Comentário enviado por willianmdefaria em 03/12/2012 - 15:52h
Tem permissão de conectar? (talvez não, vc está tentando jogar no /root, não lembro de cabeça as permissões dessa pasta)
Problemas de Rede?
Da uma checada nisso, o Rsync funciona perfeitamente nessas condições