Script de backup simples e eficiente para armazenamento em fitas DAT, com logs dos arquivos copiados. O backup é um dos principais serviços da área de segurança da informação. É ele que garante o resgate de um arquivo/diretório quando o mesmo sofre algum dano. É necessário avaliar a importância dos dados de sua empresa e definir quantas cópias serão necessárias periodicamente.
O agendamento será feito pela ferramenta cron. A execução do script será agendado da seguinte forma:
Segunda - Sexta às 23:30h (Segunda a Sexta às 11:30h)
Edite o arquivo /etc/crontab e adicione a seguinte linha no fim do arquivo:
30 23 * * 1-5 root /backup/backup
Essa linha representa a regra descrita acima. Para que o agendamento se torne válido é necessário reiniciar o serviço cron dessa forma:
# service cron restart
Ou
# /etc/init.d/cron restart
Verifique a distro que você está utilizando antes de executar um dos comandos, mas a segunda opção é válida pra qualquer uma delas.
Conclusão
Com este script você terá total controle dos backups válidos, com logs atualizados e de até uma semana atrás. Segurança é tudo na área de tecnologia, portanto leve seus backups um pouco mais a sério.
[2] Comentário enviado por loammy em 07/03/2007 - 08:29h
Só uma nota:
Não é necessario reiniciar o daemon cron. Pois seus arquivos de configuração (/etc/crontab e /var/spool/cron/crontabs/* este ultimo na Debian) são lidos a cada minuto.