Baixando ISOs-Linux em altíssima velocidade

Baixar as ISOs de uma distro sempre foi algo devagar e ineficiente. Veja uma ferramenta que agiliza extremamente essa tarefa. Jigdo é direcionado para a distribuição e obtenção de ISOs de forma fácil, rápida e muito eficiente. Este artigo descreve porque você usar jigdo, como funciona e como usá-lo para obter e (maravilha!) fazer o update de uma ISO.

[ Hits: 45.580 ]

Por: Juliao Junior em 10/05/2008


O que é Jigdo?



Jigdo (um tipo de abreviação de "Jigsaw Download") foi escrito por Richard Atterer e é liberado sob GNU GPL. É uma ferramenta que permite realizar downloads e updates de forma eficiente de uma ISO. Qualquer ISO. Jigdo não é especificamente para Debian, porém a equipe Debian escolheu o jigdo como o método oficial de download para suas ISOs.

Uma idéia errada e comum é que jigdo cria ISOs; ele não faz isso. Vamos discutir o processo geral de como jigdo permite que você obtenha uma ISO. Digamos que José (um administrador de releases Debian) seja a pessoa que disponibiliza uma ISO, e Maria (uma usuária Debian) seja a pessoa que deseja fazer o download de uma ISO.

1. José primeiro cria uma ISO adequada para queimar em um CD. Ele pode usar um utilitário como mkisofs ou debian-cd para cria um ISO. Também pode criar dois pequenos arquivos associados com suas imagens recentemente criadas: um arquivo .jigdo e um arquivo .template. Ele torna esses dois arquivos disponíveis para download por qualquer um que desejar obter esta ISO.

2. Maria então baixa os arquivos .jigdo e .template. Ela usa o programa jigdo-lite com esses dois arquivos para baixar a ISO do José.

3. Quando a equipe Debian fizer uma atualização, José cria uma nova versão de sua ISO e gera novos arquivos .jigdo e .template.

4. Quando Maria quiser atualizar seus CDs, ela baixa os novos arquivos .jigdo e .template e usa-os com jigdo-lite para atualizar suas ISO. O ponto importante aqui é que ela baixa apenas o que for diferente entre sua ISO e a nova ISO do José. Ela não precisa baixar novamente as partes que não foram alteradas.

Jigdo vem com dois utilitários: jigdo-file (usado por José) que cria os arquivos .jigdo e .template, e jigdo-lite (usado por Maria) que usa esses dois arquivos para baixar ou atualizar suas ISOs. Se tudo que você quer é baixar/atualizar as ISOs Debian, usará apenas o jigdo-lite. Pode até esquecer que jigdo-file existe. :-)

Jigdo praticamente resolve todos os problemas que surgem com outros métodos de obtenção das ISO Debian:
  • É muito mais rápido que baixar a ISO inteira;
  • Diferentemente de baixar uma ISO inteira, é possível pegar um CD desatualizado (ou um loop montado como uma ISO desatualizada), baixar apenas os arquivos que mudaram nesse CD (ou ISO) desde a sua criação, e criar uma nova ISO atualizada. Muito parecido com o uso de cvs para atualizar source code;
  • jigdo-lite usa wget que, por padrão, usa http para transferir arquivos. Diferente de rsync, http nunca é bloqueado por firewalls;
  • Jigdo é muito bom para a largura de banda dos servidores que oferecem imagens Debian. Os mirrors Debian podem lidar com uma quantidade muito maior de pessoas usando jigdo para baixar imagens Debian do que com outros métodos.

Certamente, jigdo é a melhor forma de obter ISOs, Debian ou qualquer outra. :)

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Por que usar Jigdo?
   3. O que é Jigdo?
   4. Como Jigdo funciona
   5. Baixando sua primeira imagem
   6. Atualizando sua ISO
Outros artigos deste autor

Inkscape - Introdução (parte 2)

Guia (nem tanto) Introdutório do Linux

Convertendo formatos de vídeo/áudio

Processing - Interagindo com o usuário

CSS - Manual básico sobre estilo

Leitura recomendada

Resolvendo problemas com o Conexão Segura da CAIXA

Zimbra 7.2 no CentOS

LinuxKidX

Slapt-get, prático e eficiente para atualizar o sistema e baixar programas novos

Montando um sistema Helpdesk com servidor Linux e Java em um ambiente corporativo ou na Internet

  
Comentários
[1] Comentário enviado por michel5670 em 11/05/2008 - 12:49h

Colega muito bom este artigo estava precisando de uma ferramenta como está!!!
Obrigado pela dica

[2] Comentário enviado por anoob em 12/05/2008 - 09:14h

Eu tenho um cd do Etch rc1. Estou atualizando o mesmo com o Jigdo. Será que ele vai atualizar para o rc3?
Pq o Jigdo perguntou duas vezes pelo diretório do cdrom?
Grande trabalho amigo. Parabéns.

[3] Comentário enviado por juliaojunior em 12/05/2008 - 16:45h

"Será que ele vai atualizar para o rc3?" Resposta: o Jigdo toma como referência os repositórios do sources.list. Mas quando vc indica o mirror, ele toma os pacotes mais novos do mirror. Portanto, ele deve sim atualizar para a última versão disponível.

"Pq o Jigdo perguntou duas vezes pelo diretório do cdrom?" Resposta: vc já montou o dispositivo? (/dev/hdc ou coisa parecida) Dê atenção às mensagens impressas pelo programa. Geralmente são exclarecedoras quanto a qualquer situação.

[4] Comentário enviado por albfneto em 12/05/2008 - 21:30h

Olá, amigo. Interessante, gostaria de usar; Jigdo funcionaria em Gentoo ou Sabayon? Ou só com distros Fedora ou Debian?
Pode ser usado para criar uma cópia,imagem do meu próprio disco rígido, contendo meu linux todo configurado, para que eu possa re-instalar, sem usar DVD de instalação e precisando recofingurar tudo?
Obrigado.

[5] Comentário enviado por juliaojunior em 13/05/2008 - 00:03h

Ele pode ser usado com qualquer distro. Basta seguir as mesmas orientações deste artigo, trocando os pacotes correspondentes. No caso do Gentoo, pode pegar os fontes e compilar. Pelo menos eu acho:)

Quanto a fazer uma cópia do disco rígido, tem uma distro voltada para isso, muito boa e eficiente: Clonezilla. Pesquise aqui mesmo no VOL, e verá como é interessante e útil.

[6] Comentário enviado por dailson em 16/05/2008 - 09:37h

Parabéns Juliao

São estes tipos de artigos, que fazem o orgulho desta comunidade!!!
Ótima didática e conteúdo

Dailson Fernandes
http://www.dailson.com.br

[7] Comentário enviado por albfneto em 16/07/2008 - 20:22h

Julião, eu to usando Gigdo também. é mais rápido!
Para os que usam distro MANDRIVA, Gigdo para Mandriva:

http://rpmseek.com/rpm-pl/jigdo.html?hl=com&cs=jigdo%3APN%3A0%3A0%3A0%3A0%3A0&qDnStr=102&qArStr=0&qR...

Agora, no link abaixo, Gigdo para Mandriva, Para Fedoro e para REd-Hat:

http://rpmfind.net/linux/rpm2html/search.php?query=jigdo



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts