Essas definições foram retiradas do site CLASSE - Classificação de Software Livre Educativo.
http://classe.geness.ufsc.br/index.php/CLASSE
GCOMPRIS
O GCompris é conjunto de aplicativos interdisciplinar que pode ser utilizado nas disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, Educação Artística, Geografia.
O programa apresenta inúmeras possibilidades, desde jogos de entretenimento até exercícios matemáticos. Trabalha também a coordenação motora e exercícios de lógica e raciocínio. Basta clicar nos ícones e jogar. Todos os jogos apresentam instruções. As atividades são lúdicas e, ao mesmo tempo pedagógicas, ao todo, são mais de 60:
- descoberta do computador: teclado, mouse, os movimentos do mouse, ...
- matemáticas: revisão das mesas, recenseamento, as mesas à dupla entrada, simetria, ...
- ciências: a comporta, o ciclo da água, o submarino, ...
- geografia: colocar os países sobre um mapa
- jogos: quebra cabeças, xadrez, memória, ...
- leitura: exercício de treino à leitura
- outro: leitura da hora, pinturas famosas sob a forma de puzzle, desenho vetorial, ...
KEDUCA
Este programa é um editor de questionários e um executor destes. Serve para praticar e testar conhecimentos de qualquer área.
No 'Editor KEduca pode-se elaborar um questionário, escrevendo as perguntas e as opções de resposta. Pode-se também configurar pontuação, tempo para resposta, adicionar figuras e dicas. Para jogar basta abrir o seu questionário no menu Arquivo-> Abrir e o programa então fará as perguntas de forma aleatória e mostrará a sua pontuação no final. É um programa simples de usar e tem grande capacidade de adequação, pois pode-se elaborar o questionário sobre qualquer assunto e definir a forma do teste.
TUX PAINT
Este programa pode ser explorado para a Disciplina Educação Artística e também em todas as outras, para elaborar desenhos e ilustrações dos mais diversos conteúdos.
Tux Paint é um programa de desenho para crianças. Ele possui uma interface simples com área de desenho de tamanho fixo, e diversas ferramentas de uso muito acessível para as crianças. Possui ainda tarjas explicativas para orientação.
Os Programas de Desenho e Pintura, desenvolvem a criatividade e imaginação infantil. Permitem desenhar, colorir, construir formas, ambientes conhecidos, são muito bem aceitos e tem grande valor educativo e alta capacidade de entretenimento.
HOMEM BATATA
Também conhecido como KTuberling, o Homem-Batata é um jogo direcionado a crianças pequenas. O jogo é um "editor de batatas", ou seja, um jogo onde a criança pode arrastar e soltar olhos, bocas, bigodes e outras partes da face bem como adereços para confeccionar diferentes bonecos Homem-Batata.
Adicionalmente, podem ser construídos bonecos de pingüins, ou ainda, um aquário. Para isso, clique no menu Área do jogo ou Recreio e então selecione a opção desejada. Você também pode pedir ao seu homem batata que fale enquanto você brinca, em fala, escolha entre desativar fala, ou o idioma de sua preferência. Ele fala em Português, Inglês, Espanhol, Alemão, Dinamarquês, entre outros. Este recurso permite que seja utilizado também para adquirir vocabulário em língua estrangeira. Não existem vencedores no jogo. O único propósito é construir a face ou cenário mais engraçado que puder. Simultaneamente, a criança aprende a lidar com o mouse do computador, realizando tarefas simples com esse dispositivo.
Estes foram alguns softwares que já testei, sendo que ainda não explorei totalmente o Gcompris, devido ao grande número de ferramentas nele presentes.
Além desses ainda existem vários outros programas envolvendo as mais diversas áreas do conhecimento.