Venho com esse artigo compartilhar algumas soluções de software educacional livre, de modo que os professores ou quem quer que tenha interesse, possa ter uma espécia de "guia de referência" para a instalação e utilização de softwares livres voltados à educação.
Neste caso a instalação precisa ser feita em algum PC que tenha conexão e depois transportado via CD/DVD ou USB.
Como o sistema realiza uma instalação automática, precisamos então copiar os arquivos que ele baixou e jogar nas devidas pastas.
Crie uma pasta dentro da sua pasta pessoal chamada cache, por exemplo. Depois navegue até a pasta "/var/cache/apt" e copie a pasta "archives" para dentro dessa pasta que você criou. Depois vá em "/var/lib/apt" e faça o mesmo com a pasta "lists". Ambas mostrarão um erro ao copiar um arquivo do sistema. Basta ignorar. Por fim navegue até "/etc/apt" e copie o arquivo "sources.list" para lá. Grave essa pasta cache numa mídia e coloque-a no PC a ser instalado. Vai aparecer uma mensagem perguntando o que quer fazer com a mídia. Escolha abrir.
Agora basta copiar esses arquivos para as mesmas pastas de onde foram retirados, porém o Linux como medida de segurança, não permite que pastas do sistema sejam manipuladas por um usuário comum. Então clique no menu > sistema > abrir como root > konqueror. Root é o usuário administrador do sistema.
Temos agora duas janelas. Na janela do CD, entre na pasta archives, selecione tudo e copie. Na janela que abriu como root, navegue até /var/cache/apt/archives e cole. Faça o mesmo com a pasta lists e o arquivo sources.list, colocando-os nos devidos lugares.
Por fim, abra o Synaptic e clique em recarregar. Irá aparecer um erro, pois o PC não está conectado e então não pôde fazer a atualização, mas mesmo assim o Synaptic irá reconhecer os arquivos que estão no cache e instalar. Refaça os procedimentos de instalação e quando aplicar, verá que 0 MB precisam ser baixados.
[1] Comentário enviado por kalib em 25/04/2008 - 14:49h
Muito bom o seu artigo colega...
O Edubuntu é realmente magnífico como uma distribuição educacional..já tive o prazer de testá-lo..e tá mto bom mesmo...
Uma pena que ele não seja 100% trabalhado para os alunos brasileiros...
Mas para isso existe uma outra distro que foi criada em parceria com o MEC e que é a escolhida como o Linux Educacional no Brasil...você poderia futuramente falar sobre ele também... Caso não conheça, é o Muriqui..
Achei bem legal também por sinal...super simples e intuitiva...repleta de ferramentas educacionais e focadas para alunos brasileiros.. ;]
Detalhe: Foi a única distribuição que até hoje reconheceu e rodou minha webcam de primeira (MESMO RODANDO DIRETO DO LIVE CD) sem precisar instalar nada de driver ou coisa do tipo... ;]
[2] Comentário enviado por removido em 25/04/2008 - 16:48h
É isso aí Thunder! postando aqui e no Fórum do Big Linux, sempre buscando e indicando soluções, tenho certeza que com a versão 4 final que vai sair em breve o Big Linux vai ser mais reconhecido.
[3] Comentário enviado por fulllinux em 25/04/2008 - 21:01h
Bela apresentação do projeto, simplesmente excelente... posso dizer que esse é de deixar alguns futuros projetos com água na boca...
Gostei do conteúdo e recomendo as referencias.
[4] Comentário enviado por albfneto em 26/04/2008 - 01:10h
Fiz vários testes com Big Linux. é uma distro poderosa, bem grande, compatível com vários ambientes gráficos, fácil de usar e estável e resistente como uma rocha!
Sim, realmente é um ótimo Linux!
[6] Comentário enviado por dalencar em 28/04/2008 - 16:17h
Para o caso de o PC que receberá o sistema não possuir conexão com a internet não é uma boa usar o APTonCD e gerar um CD/DVD que pode ser adicionado ao sistema através do apt-cdrom add.
[8] Comentário enviado por filipo_tardim em 29/04/2008 - 11:23h
Kalib, não conheço o Muriqui, só o vi uma vez, pq os Laboratórios que o Governo Federal montou para o Pró-Jovem vêm com o Muriqui instalado. Porém achei pouca coisa na Internet além do site oficial. Vou dar uma olhada melhor depois.
A vantagem do Big, por ser baseado no Ubuntu, é de usar seus repositórios e com isso estar constantemente atualizado, além do Ubuntu ser a distro mais amigável para iniciantes na minha opinião. O Big consegue ser ainda mais.
Dalencar, eu tive problemas em adicionar os CDs criados pelo APTonCD nos repositorios do Big 4 Beta 3. Espero que na versão final ou posteriores isso melhore. Porém, o que indiquei ainda acho uma opção mais prática, visto que o APTonCD possui muitas dependências, uma vez que o Big usa KDE e não GNOME. Então, baixar todas as dependências e instalar pra depois usar seria mais complicado pra iniciantes, na minha opinião.
Do mais, agradeço a todos pelos comentários e incentivos!
[9] Comentário enviado por removido em 13/05/2008 - 09:07h
Cara... excelente iniciativa a tua... intalei o Big Linux aqui... e é muito bom... porém não consigo completar totalmente o seu tutorial... na parte de instalar o Big Linux é bem simples... ok! Quando vou no sinap não acho o pacote edubuntu-desktop-kde e o edubuntu-addon-young, bem... como não estava conseguindo localizar as bibliotecas, adicionei no sources.list uns endereços do edubuntu... dae conseguih obter os pacotes, mas quando vou marca-los eles aparecem que não podem ser instalador porque precisam de x arquivos e os pacotes estavam quebrados... tentei de tudo e não consegui completar seu tutorial... estou pensando em instalar logo de cara o edubuntu mesmo, apesar que se fosse com o Big Linux eu iria ganhar em rendimento... pois para os professores é muito mais facil manuzear o Big Linux do que o ubuntu... caso queira tentar me ajudar, me adicione ae no msn: xmarkinx[arroba]hotmail[dot]com vlw!!