Blender Game Engine: Uma introdução

A Blender Game Engine é uma das engines mais populares para desenvolvimento de aplicações 3D interativas. Este artigo apresenta a engine e suas principais funcionalidades de uma maneira breve e possibilitando o desenvolvimento de jogos.

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Por: Felipe Martins dos Santos em 19/08/2009 | Blog: https://felipemartinsss.vercel.app/


Finalizando



Blender Game Engine: Bathtub Demo

Essa parte do artigo é dedicada a motivar os leitores do mesmo a estudarem a engine e o Blender.

O vídeo demonstra uma aplicação interativa 3D a partir de uma visão no estilo primeira pessoa.

Na aplicação, a câmera (ou personagem) está em um banheiro com uma iluminação sombria. É possível ver detalhes como água pingando e gerar eventos como jogar patos. É isso mesmo, patos.

Acesse e assista o Bathtub Demo no Youtube:

Conclusão

Após alguns estudos sobre a criação de games em Linux, cheguei a conclusão de que a engine mais poderosa e mais acessível para se criar jogos de qualidade para o Linux é a Blender Game Engine. Apesar de ainda ter no que evoluir, através do Blender é possível modelar o jogo e os níveis de maneira centralizada e rápida após um período de aprendizado.

Com o artigo é possível obter um entendimento breve de como criar as funcionalidades dos jogos e a simulação da física no ambiente. Para aperfeiçoar o desenvolvimento de jogos, agora é necessário o aprendizado de modelagem com o Blender.

Recomendo que leiam o pdf referenciado para aperfeiçoarem o conhecimento do Blender e da Game Engine.

Além dele, existe o Blender Brasil, que pode ser bastante útil para iniciantes.

Espero ter cumprido o objetivo de apresentar a Blender Game Engine aos interessados em jogos.

Se nós não criarmos os jogos, quem irá criar?

Referências


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Páginas do artigo
   1. Introdução
   2. Exemplo usando Logic Bricks
   3. Exemplo usando Logic Bricks e física com a Bullet Engine
   4. Finalizando
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Comentários
[1] Comentário enviado por felipemartinsss em 19/08/2009 - 12:22h

Bom dia pessoal,
houve um problema para exibir a tabela na página "Introdução", no tópico "Controladores". Para visualizarem corretamente a tabela acessem: http://sites.google.com/site/slackerbrasil/blender-html/blender.html?attredirects=0

Obrigado.

[2] Comentário enviado por acollucci em 21/08/2009 - 13:24h

cara muito bom o artigo, apesar de que eu nao entendo nada de blender... parabens!

[3] Comentário enviado por felipemartinsss em 21/08/2009 - 14:15h

Obrigado pelo comentário acollucci.
Eu também não conheço muito, comecei a estudar por causa da Game Engine.
Tente implementar, acho que você vai gostar.

Abraço.

[4] Comentário enviado por br4in5t0rm em 24/08/2009 - 10:18h

Mais um artigo excelente Felipe.
Parabéns pela qualidade e pela didática empregada no artigo sobre game engine do Blender.
\__/
(oo)
_||_
erick

[5] Comentário enviado por felipemartinsss em 24/08/2009 - 12:02h

Obrigado br4in5t0rm.
Estou me esforçando para ter conteúdo suficiente para outro texto em breve.

Abraço

[6] Comentário enviado por Cr4sh_Dump em 06/02/2013 - 15:05h

Primeiramente queria dar um parabens pelo artigo e pela dica de que se nos nao fizermos os jogos... quem os criara? mais tenho apenas uma pergunta sou programador c/c++ mais o pouco que sei de programaçao de jogos sempre foi sobre sobre allegro e qt 4 + opengl entao desculpe a minha ignorancia. Minha pergunta e a seguinte tive olhando para interface do blender e vi que se colocar varios blocos logicos numa mesma figura chega um momento que nao é possivel interligarlos pois nao cabem todos na tela do pc. Como se contorna isso?

[7] Comentário enviado por felipemartinsss em 19/09/2014 - 11:45h


[6] Comentário enviado por Cr4sh_Dump em 06/02/2013 - 15:05h:

Primeiramente queria dar um parabens pelo artigo e pela dica de que se nos nao fizermos os jogos... quem os criara? mais tenho apenas uma pergunta sou programador c/c++ mais o pouco que sei de programaçao de jogos sempre foi sobre sobre allegro e qt 4 + opengl entao desculpe a minha ignorancia. Minha pergunta e a seguinte tive olhando para interface do blender e vi que se colocar varios blocos logicos numa mesma figura chega um momento que nao é possivel interligarlos pois nao cabem todos na tela do pc. Como se contorna isso?


Cr4sh_Dump, peço desculpas porque não pude responder na época em que você fez a pergunta.
No momento não estou com um ambiente Blender configurado para fazer o teste, mas no Blender você pode deslocar a câmera e mover-se pelo cenário que
está criando. Então teoricamente, se você quer adicionar novos Logic Bricks, você pode expandir seu cenário e isso não seria problema.


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