O Bluefish é um poderoso editor para web designers e programadores. Ele suporta várias linguagens de programação, mas é focado para edição dinâmica e websites interativos.
Se você estava a procura de um editor rápido, leve e robusto, aqui está a solução!
Ótima ferramenta para programadores e web designers em geral, com suporte a vários
arquivos e com grande gama de recursos, tudo isso sem deixar de ser leve e não
deixando nada a desejar a outros do gênero.
[1] Comentário enviado por ygorth em 08/06/2004 - 08:17h
(: a ideia do artigo foi boa quando fui ler achei que teria mais informacao. estou tendo problemas com web designer no linux, minha opniao sincera eh o artigo nao saiu do obvio.
de qualquer forma se der tras mais um artigo tratando do assunto mesmo que seja com outro programa, caso prefira assim.
[2] Comentário enviado por cybertux em 08/06/2004 - 09:01h
concordo com o controlc, ao ler a chamada do artigo temos um ideia e ao lermos é outra totalmente diferente, o artigo deixa a desejar, (é uma boa ideia) mas deixa a desejar, poderia ser melhor trabalhado.
[3] Comentário enviado por vodooo em 08/06/2004 - 14:27h
Concordo com vocês quando dizem que faltou informações e que o artigo deixa um pouco a desejar, mas a idéia do artigo não era para aprofundar no programa, e sim mostrar uma alternativa aos poderosos editores HTML que existem para o Windows, como o Dreamweaver por exemplo!
Calro que o Bluefish está longe de ser comparado ao Dreamweaver, mas não deixa muito a desejar!!!
Logo logo estarei obtendo mais informações sobre o Bluefish, e prometo criar um artigo sobre o mesmo com mais informações e dicas!
[4] Comentário enviado por Ragen em 08/06/2004 - 14:34h
Acho que qualquer tentativa de contribuir com a comunidade é válida. Mas eu também estou encontrando sérios problemas com webdevelopment em sistemas *unix like*.
O macromedia homesite por exemplo tem uma ferramenta fabulosa de mapeamento de FTP e atualização de conteudo, ou seja, vc mapeia e edita os arquivos diretamente no servidor, sem intermédido de um servidor CVS (muitos projetos não precisam de um), assim como nao precisa de um client FTP externo para gerenciar arquivos.
Atualmente estou escrevendo um artigo em forma de crônica (pra variar kekeke) sobre minhas experiencias boas e ruins nessas aventuras. Por exemplo, falo de Bluefish, do Composer, do Tulip, do Quanta, do VIm e do kernel module ftpfs/lufs (Para imitar o recurso de mapeamento de FTP do homesite).
Porém estou esbarrando em problemas sérios como o lufs nao trabalhar perfeitamente atras de firewalls, de eu ter lido recentemente a respeito do NVU, etc etc etc.
Se alguém souber qual a melhor forma para substituir o macromedia homesite/dreamweaver nessa área, helpeie-me :D
[6] Comentário enviado por XLinuxer em 09/06/2004 - 17:17h
Ragen,
Compilando o Bluefish com suporte a gnome-vfs ele oferece a opção de mapeamento de FTP, não sei se funciona como o homesite pois não o conheço, mas funciona muito bem.
[7] Comentário enviado por Ragen em 11/06/2004 - 09:42h
Saudações XLinuxer,
Pelo oque eu vi no Bluefish, vc pode abrir um arquivo DESDE QUE você passe o caminho.
Suponhamos que eu tenha um diretorio de um site e eu queira mapear os arquivos que ali existem, e quero editar um arquivo e salvá-lo no FTP sem precisar baixa-lo e subi-lo pro servidor, o Bluefish faz isso?
[9] Comentário enviado por juarysantos em 28/10/2004 - 23:57h
Cara!, já que você está apresentando esse programa, deve ter feito algo nele, não? mostra como fazer uma simples pagina nele ou então posta uns links de artigos sobe o Bluefish em português ai. Estou muito interessado em criar paginas como esse tipo de editor html(Bluefish e Quanta Plus que são sem interface para ver como está ficando o trabalho), mas você sabe né que para quem está acostumado com a moleza do dreamweaver acostumar-se a isso não é facil.