Camera Kombat é um projeto que utiliza recursos da biblioteca OpenCV, utilizada em aplicações de visão computacional. Com o processamento do vídeo ao vivo os movimentos realizados pelos jogadores são interpretados e convertidos em ação no jogo. Neste artigo veremos como funciona o projeto como um todo.
Em primeiro lugar parabenizo os autores do projeto Fábio R. de Miranda, Luis Roberto Pereira de Paula e Renato Bonini Neto. O trabalho e a idéia foram excelentes, estou desenvolvendo pesquisas sobre visão computacional e pensava em desenvolver algo similar se um dia tivesse tempo disponível.
O trabalho de tratamento de imagens deste projeto ficou sobre responsabilidade das funções da biblioteca OpenCV. Para quem não sabe, OpenCV ou Open Source Computer Vision é uma biblioteca com mais de 500 funções de geração e manipulação de imagens, que ajuda os pesquisadores a desenvolverem aplicações de visão computacional, como o reconhecimento de face, de gestos, de formas ou objetos e atualmente o reconhecimento audiovisual. Desde o seu lançamento em 2000, a OpenCV presenciou mais de 500.000 downloads de código e atraiu mais de 5.000 membros inscritos para seu grupo de usuários.
Tentarei descrever um resumo de como funciona o projeto. Quando uma seqüencia dos movimentos com os braços são identificados, um objeto virtual (o poder) é disparado contra o adversário. O adversário deve se desviar deste objeto (poder) que caminha em sua direção.
As imagens são capturas de uma webcam, analisadas, processadas e exibidas no monitor. Na inicialização o sistema captura uma imagem para processar os elementos e/ou objetos estáticos presente na cena.
Depois de definido o fundo capturado inicialmente pela webcam, o processo de subtração acontece pixel a pixel com os quadros extraídos do vídeo ao vivo. Logo após são localizados as regiões cabeça, mãos, pés e centro de massa.
Ao detectar todos os pontos, os gestos devem ser identificados. Para isto verifica-se o ângulo formado pela abertura do braço e distância da altura da mão comparado a cabeça. Na figura abaixo, reparem que os braços ligeiramente abertos não caracterizam socos, já com o braço inteiramente aberto é reconhecido como um soco.
Agora chega de historinha e vamos descer o dedo para o teclado ;-)
[2] Comentário enviado por leoberbert em 13/11/2006 - 09:04h
Porra que coisa hein? hahhahaha Daki uns dias vai ter gente querendo tirar foto pra colocar no Jogo heheheh. Artigo muito bom.. Ainda mais pra q2uem é amante do mortal combat, só uma coisa... vc tb edita os FATALITS? hehehehe
[4] Comentário enviado por removido em 13/11/2006 - 15:36h
Que coisa de louco! Só podia ser do cabelo!!
Acho que foi um dos artigos mais pirados que eu já li na vida. Vou testar, que coisa incrível! Abraços, cabelo...
[9] Comentário enviado por mirwox em 14/11/2006 - 11:42h
Olá Cabelo
Sou o Fábio Miranda, que foi orientador do trabalho (o Luís e o Renato desenvolveram tudo).
Escrevi para agradecer pela divulgação do projeto e pelas instruções muito bacanas de compilação e execução! Ficou melhor que uma outra versão que a gente tinha para uso interno, agora vou passar seu tutorial para quem quiser saber como executar o projeto :)
[12] Comentário enviado por Kurtgodel em 02/03/2007 - 00:08h
Ola, sou novo por aqui, mas por dica de um professor de meu curso vim conferir este artigo sobre o Camera Kombat.
Bom, tenho como intensão, ainda não conclusa, de continuar este projeto, transformando-o em um produto final, valorizando significativamente a parte visual dete, como também propor uma tentativa para melhorias deste projeto, em parte de desempenho e ajustes.
Gostaria de saber de você Alessandro de Oliveira Faria, o que acha dessa minha intensão? É viável? Posso colocar a mão na massa? Para mais detalhes, me mande um email: erickcpgomes@gmail.com
Obrigado pela atenção.
[13] Comentário enviado por GilsonDeElt em 18/11/2007 - 21:04h
cara, d+ esse artigo!
num futuro próximo (já que num tenho webcam) eu instalo esse trem aqui
ah!, isso roda num Celeron D 2.26 GHz com 768 de Ram (por enquanto tá 256, mas logo isso aumenta, hehe)
mas o artigo ficou massa, tá muito bem explicado
cê tem a manha de escrever artigos, Cabelo!
flwsz