Na primeira parte do UDP-CAST falei de como você pode usar uma imagem desta maravilhosa ferramenta e que cabe em um disquete para clonar HDs, agora vamos ver como usar esta ferramenta para clonar HDs com vários destinos ao mesmo tempo e outras coisinhas.
Para melhorar as coisas e economizar com disquetes, vamos configurar apenas um. A diferença está no ítem "Transfer Direcion", ao invés de escolher sender (que é origem) ou receiver (que é destino) não escolha nada, isso fará o disquete ser usado tanto para sender como receiver.
Também existe a possibilidade de baixar uma imagem de CD com kernel 2.6 e que conterá todos os drivers de rede. Isso se encontra no ítem do menu chamado "Ready - Made Boot Images", depois é só baixar a imagem que se chama ISO9660 bootable CD image comprising bootloader and udpcast root disk with kernel 2.6 e gravar esta imagem em um CD.
Vamos voltar e ver como clonar um laboratório inteiro através da rede com um simples disquete.
Primeiramente, se você configurou o disquete com um driver específico, lembre que todo o laboratório tem que ter esta placa de driver. Recomendo se você tiver muitas placas diferentes a usar a imagem do CD. Coloque o disquete na máquina origem e configure a rede, se você tiver um servidor DHCP recomendo usá-lo.
Quando ele pedir o "Transfer Derecion" você informará o Sender, depois é só continuar como o descrito na primeira parte. Observe que ele carregou tudo o que precisava em memória e você pode tranqüilamente retirar o disquete ou CD e colocar na máquina receptora configurando o ítem "Transfer Derecion" para Receiver, no final você receberá uma mensagem para pressionar qualquer tecla que vai inicializar a transferência, não pressione ainda, neste ponto você retira o disquete e configura outra máquina, e assim por diante, quando você tiver configurado a ultima máquina receptora poderá pressionar a tecla e todas as máquinas estarão sendo instaladas uma cópia idêntica a da máquina origem. Observe que ele sincronizou as máquinas para que elas recebessem a imagem.
[1] Comentário enviado por dvj em 06/10/2004 - 11:12h
O que era bom ficou ainda melhor!
Virei adepto do UDPCAST após essa publicação.
A ativação de máquinas em grande escala, que já havia se tornado muitíssimo mais prática, ficou agora sensacional com esse expediente publicado (nem me passou pela cabeça fazer uma coisa dessas).
Parabéns pela grande contribuição!
[3] Comentário enviado por ErhnamDjinm em 07/10/2004 - 08:26h
Achei muito bom. Trabalho em uma faculdade e tenho alguns laboratórios iguais.
Mas tem um problema... Ao fazer isso o sender envia por broadcast para a rede toda, mas a rede toda mesmo, todos recebem, independente de IP. Eu fiz para 14 estações ao mesmo tempo, e parte da minha rede ficou indisponível. Mas valeu a experiência.
[4] Comentário enviado por fuma em 07/10/2004 - 20:32h
Muito bom mesmo kra...
Utilizei ele para a instalação de um laboratório completo (Afrobras), Gerei a imagem em um hd, e depois clonei em 35 máquinas.
Não utilizei a compressão e em uma rede de 100Mbps, obtive uma taxa de transferencia de na média de 90Mbs (cópias em uma máquina por vez)
[6] Comentário enviado por fabriciomoeller em 13/10/2004 - 09:59h
Bom, minha imagem também tinha este tamanho e coube. Vc escolheu o drive da placa na lista que tinha, porque se vc não escolher ele vai colocar todos (se não me engano) e ai sim vai gerar uma imagem maior do que um disquete. Manda o tamanho sertinho da imagem pra mim e também o comando que vc esta usando para gerar o disquete de boot, OK
[9] Comentário enviado por fabriciomoeller em 16/11/2004 - 23:58h
Bom, meu amigo, sua pergunta esta um pouco obscura, mas levando em conta duas frases chaves que são "transferência dos arquivos" que é feito pela rede e os micros devem estar conectados na "rede" somente, isto é ligados pelo cabo de rede. E sobre os "disquetes" é preciso baixar da internet a imagem que vai ser gravada no disquete, ok.
[10] Comentário enviado por fabriciomoeller em 28/12/2005 - 15:36h
Se você está falando da conexão com a internet, somente para baixar a imagem do UDPCAST, depois você precisa da rede interna ou de um cabo cross over para clonar o micro.
[12] Comentário enviado por RicardoLoncha em 28/03/2007 - 10:59h
Eu tenho minha rede interligada por um switch...
quando eu fiz de uma maquina pra outra usando a rede funcionou corretamente.Só que quando eu fui colocar pra clonar para 3 computadores ou 2 não funcionou,ele reconheceu, conectou, começou a transmitir e parou, dando uma especie de ping e nao achando.
[13] Comentário enviado por su_pretinha em 30/01/2008 - 17:52h
Qurido amigo, testei o UDPCAST e para vc clonar mais de uma e preciso mudar a porta aquela caixinha que aparece 9000, na primeira clonagem vc deixa com 9000 na receiver e 9000 na sender, proxima máquina vc coloca 9002 na receiver e 9002 na sender e assim por diante so funciona em pares ok.
Aqui fucnionou o problema e que quanto mais maquinas clonam a rede fica lenta e algumas podem cair mas retornar de onde parou.
Snedo assim preferir colocar 3 por vez.
[15] Comentário enviado por phmem em 31/10/2008 - 16:32h
Ola amigo, eu tentei usar esse UDPCAST mas ele nao acha meu HD, meu HD é sata ja tentei usar umas das controladoras mas nao da certo, so funciona com HD IDE?? ele chega ate a tela de: "Device to be copied" e nao aparece nada lista, o q pode ser??
[16] Comentário enviado por vinnyemoura em 08/01/2009 - 11:48h
Olá Amigos, Uso o UDPCAST há algum tempo e tive alguns problemas com drives de Rede e HD Sata, mas todos esses problemas foram resolvidos no site oficial (http://udpcast.linux.lu) dentro do site tem uma opção para criarmos a nossa própria imagem do UDPCAST com todos os drives que precisamos. é bem simples!
1- Passo
Entre no site (http://udpcast.linux.lu)
2- Passo
Encontre a opção (Online tools)
3- Passo
Click em (Web-enabled udpcast configurator: Build your own custom image online!)
4- Passo
Ou você escolhe uma das opções de drives da lista ou coloca seus próprios drives indo na opção (enviar consulta) essa opção fica no final da página.
5- Passo
Dentro de (enviar consulta) você customizar seu UDPCAST escolhendo tudo que você precisa para fazer seu clone e adiciona seus drives no final da pagina.
6- Passo
Depois das modificações e adição dos seus drives é só clicar em (Download Image) que seu UDPCAST com todos os seus drives está pronto.
Assim ficou facinho, facinho!
[17] Comentário enviado por alerocha19 em 24/01/2012 - 13:39h
Baixei a ultima versão do udpcast ano de 2012. E infelizmente quando vai selecionar o hd para receiver e sender, ele só me da a opção /dev/sr0 e other, não aparece a opção /dev/sda ou /dev/hda.
No setup da máquina onde tinha opções de modo raid, sata, ahci, tentei todas.
Somente do modo raid aparecia o hd a ser copiado /dev/sda, porém configurei do mesmo modo para a que ia receber de modo raid também, mas não conseguia enxergar entre elas.
Aí parti para o G4U fazendo a imagem num computador que tenha ftp e depois baixando de um cliente e instalando. tipo o link: http://under-linux.org/wiki/Tutoriais/Adm/G4U
Porém depois de ter feito o computador ficava em loop.
Ou seja, nada de funcionar nessas duas tentativas.