Como criar DVD de vídeo e embutir legendas
Primeiro gostaria de falar apenas duas coisas, uma que este é meu primeiro artigo do VOL, portanto posso estar falando algumas besteiras. A segunda é que o artigo é direcionado para um resultado específico. Se você quer se aprofundar mais no assunto de criação de DVDs no mundo
Linux (ou do software livre), provavelmente este artigo não lhe ajudará em nada.
Então vamos lá...
Resolvi criar este artigo com o simples objetivo de ajudar a pegar um vídeo (seja filme, documentário, filmagem do karaokê dos seus amigos, o que for), e deixá-lo pronto para assistir no DVD da sua sala. Optei pela criação de DVD pelo simples fato de uma mídia de DVD hoje custar praticamente o mesmo preço de um CD e por possibilitar o vídeo ser assistido na maior parte dos aparelhos (não necessitando por exemplo o aparelho ter suporte a DivX).
O modo que estarei citando é o que eu estou utilizando em 90% dos vídeos que preciso gravar em DVD. Sendo assim, existem casos que este tutorial não poderá lhe ajudar. O artigo foi montado da forma mais simples possível de executar as tarefas, sendo assim, tem algumas limitações.
Infelizmente não encontrei nenhum artigo que ia direto ao assunto. Existem muitos artigos confusos, cheios de linha de comando e no final por mais difícil que seja, o resultado não é satisfatório. Infelizmente o mundo multimídia no software livre (e logo no Linux) ainda está um pouco fraco. Dentre os problemas que tive usando as ferramentas foram: falta de sincronia entre áudio e vídeo, vídeo destorcido, legenda incompleta, legenda tremendo, tamanho de visualização ruim de legenda, dentre outros. Porém acabei encontrando uma forma fácil de possibilitar criar os DVDs dos meus vídeos utilizando somente Linux e software livre, e é esta forma que estarei compartilhando com vocês.
Um pouco sobre os vídeos: em caso de filmes, documentários, shows que você possa adquirir uma cópia original do vídeo, não recomendo esta técnica. Somente a recomendo para gravação de filmes antigos, documentários e filmagens próprias. Não me responsabilizo caso as técnicas sejam utilizadas para geração ilegal de DVDs de filmes.
Então vamos ao que interessa:
Primeiro estaremos utilizando os seguintes aplicativos:
AviDemux,
Spumux,
Mencoder,
iConv e
DeVeDe. Acredito que você já esteja conseguindo assistir os vídeos em seu player favorito, seja ele mplayer, xine, kaffeine ou qualquer outro.
Recomendo a instalação do
w32codecs (existem muitos tutoriais na web), para possibilitar a leitura de vídeos de algumas câmeras digitais (que utilizam o formato do Windows). Para instalar os aplicativos, em seu Ubuntu ou algum Debian like, faça:
sudo apt-get install avidemux mencoder mplayer devede
As dependências serão resolvidas e você estará com os aplicativos prontos para uso.
Para outras distribuições basta procurar os pacotes equivalentes...
Também tenho alguns pacotinhos a mais que costumam me ajudar com vídeos. Dentre eles tem também alguns utilitários interessantes para trabalhar com multimídia no Linux. Podem não ser todos, mas se você não tiver problemas com espaço em disco, pode mandar ver. Lembre-se: estes pacotes NÃO SÃO OBRIGATÓRIOS, mas alguns deles podem vir a ser necessários, dependendo do formato de seus vídeos.
sudo apt-get install mpeg2dec a52dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 ffmpeg cdda2wav toolame libmp4v2-0 totem-mozilla libmjpegtools0c2a tagtool easytag id3tool lame lame-extras nautilus-script-audio-convert mozilla-helix-player helix-player libmad0 libjpeg-progs libmpcdec3 flac faac faad sox toolame a52dec libmpeg2-4 uudeview flac libmpeg3-1 mp3gain cdrdao vcdimager mjpegtools vcdtools transcode movixmaker-2 normalize-audio mp3gain toolame normalize-audio transcode sox vcdimager k9copy
Nos próximos passos mostrarei como converter um vídeo, embutir legendas e autorar um DVD.