Como funcionam os sistemas de biometria: um estudo geral

Este artigo aborta os tipos de biometria e o seu uso de forma a aumentar a segurança de sistemas computacionais. A tecnologia digital cada vez custa menos e assim possibilita a introdução no mercado de dispositivos que fazem a autenticação biométrica.

[ Hits: 117.560 ]

Por: jonilson em 23/04/2006


Introdução



O aumento significativo das informações no mundo digital vem exigindo meios mais seguros para sua proteção. A identificação e autenticação de usuários é um dos principais aspectos a serem considerados para garantir a segurança das informações. Nesse contexto, os mecanismos de identificação tradicionais, baseados em usuário e senha, já não satisfazem às demandas exigidas.

A necessidade de autenticação/identificação de usuários em uma rede de computadores é o principal aspecto para a segurança da informação e está associada à possibilidade de acesso restrito a uma determinada área ou serviço da rede, ou seja, se não for possível identificar uma pessoa que esteja tentando acessar um sistema, nenhum outro tópico de segurança fará sentido.

O aumento de serviços em rede, por exemplo, e-mail, ERP, Internet, entre outros e a necessidade de segurança em áreas estratégicas é a motivação para implantar um sistema de autenticação e identificação confiável e pouco intrusivo.

A forma mais popular para registrar pessoas em quase todo o mundo é a impressão digital e as fotografias, que são registradas em fichas e permitem a identificação sem grandes dificuldades. Entretanto, esses métodos têm sido questionados quanto aos problemas de segurança, quer sejam de ordem institucional, governamental ou mundial.

Página anterior     Próxima página

Páginas do artigo
   1. Resumo
   2. Introdução
   3. Definindo biometria
   4. Como funciona
   5. Tecnologias de Identificadores Biométricos
   6. Aplicações da Biometria
   7. Selecionando uma Tecnologia Biométrica
   8. Conclusão
Outros artigos deste autor
Nenhum artigo encontrado.
Leitura recomendada

Instalação do Nessus 3.0

Backup gerenciável usando tar

Biometria - Reconhecimento Facial

Rede wireless: autenticação em uma rede WPA

Usando o John theRipper para manter sua rede segura

  
Comentários
[1] Comentário enviado por nandopiress em 24/04/2006 - 07:47h

Parabens, o artigo é muito bom.

[2] Comentário enviado por removido em 24/04/2006 - 08:11h

Muito bom artigo, nada a comentar mesmo. vlw pela iniciativa.

[]'s

[3] Comentário enviado por geanc em 24/04/2006 - 16:49h

O artigo esta otimo, mas por favor nao confunda ABORTAR com ABORDAR.

[4] Comentário enviado por removido em 08/09/2006 - 16:14h

Parabéns! Ficou muuuito bom!

[5] Comentário enviado por rdantas em 12/11/2006 - 15:37h

Legal, mas vc esqueceu de colocar este link nas referencias bibliograficas, já q seu artigo tem partes copiadas quase que na integra: http://www.serpro.gov.br/publicacao/tematec/2002/ttec61

[6] Comentário enviado por bicholoco em 19/09/2010 - 01:07h

Meu amigo , uma o´tima documentação sobre biometria , mas nós que somos loucos por sistemas sabemos que essa base tem que ser armazenado em algum lugar de alguma forma , baseado em sql ou padrao unix , a partir do momento que se tem informaçao digital é vulneravel , cara hoje com um relogico que voce compra na santa efingenia tem 2 g de memoria de armazenamento , eu com seu banco de dados em access que é a maioria , com um backup de 3 meses atras eu coloco um ladrao dentro de um carro forte sem problemas , restaurando um backup ......entao biometria foge do que é brasil cara .....nao tem como ...



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts