É agora que vem o momento mais importante, é quando vamos instalar a stock ROM do seu aparelho. Você já tem o arquivo ".pit" e os outros arquivos ".img" naquela pasta. Primeiro, vou mostrar em interface gráfica e depois por linha de comando.
Coloque o seu aparelho em modo download, conecte ao computador e abra o Heimdall com esse comando:
sudo heimdall-frontend
Na seção "PIT" existe o botão "Browse", então clique ali para selecionarmos o arquivo ".pit" gerado anteriormente. Com o arquivo ".pit" selecionado, comecemos a selecionar os arquivos ".img" para cada partitição.
Agora vem a parte boa, na seção "Partition Files" clique em "Add".
Agora a seção "Partition Details" vai te dar a opção de escolher uma "Partition Name", ou nome da partição e note que logo abaixo está escrito: "File" (boot.img) e depois "Browse". O que quer dizer, é que você deve selecionar o arquivo "boot.img" de um daqueles arquivos ".img" que você descompactou anteriormente. Este arquivo será queimado na partição KERNEL.
Agora, clique em "Add" de novo e selecione outro nome de partição, é claro que eles não vão estar em ordem igual aqui, então você vai ter que selecionar uma partição por vez até o parâmetro "File" mostrar um nome de arquivo que você possua. Como no meu caso, foram só sete arquivos, você não vai preencher todas as trinta partições.
Preste bem atenção nos nomes dos arquivos que você está flasheando nas partições, não vá colocar o "boot.img" na partição RECOVERY por exemplo. Vá adicionando partições até que todos os arquivos ".img" que você baixou estejam selecionados.
A sua tela "Partition Files" deve estar mais ou menos assim:
Se você adicionou alguma partição por engano, selecione-a e depois clique em REMOVE.
Tudo preenchido, nenhum arquivo faltando, basta dar um START.
Se tudo der certo, o seu telefone deve reiniciar com a nova stock rom instalada. =)
Via terminal
A instalação pelo terminal é mais direto ao ponto. A principal diferença, é que ao invés de selecionarmos os arquivos pelo mouse um por um, nós vamos passar todos eles através de ARGUMENTOS pela linha de comando.
Com o celular em modo download conectado ao PC, faça um teste de conexão:
# heimdall detect
Device detected
Tudo certo, então vamos instalar a stock rom:
# heimdall flash --pit arquivo.pit --KERNEL boot.img --CACHE cache.img --HIDDEN hidden.img --RECOVERY recovery.img --WDSP SPRDDSP.img --MODEM SPRDCP.img --SYSTEM system.img
. . .
Uploading KERNEL
100%
KERNEL upload successful
Uploading CACHE
100%
CACHE upload successful
. . .
Se a sua saída de texto for mais ou menos assim e der sucesso em todas as partições, o seu telefone vai reiniciar já na stock ROM. =)
Explicação
O parâmetro "--pit" deve ser procedido do local onde está o arquivo ".pit" e os demais são os nomes das partições e seus arquivos: "--RECOVERY recovery.img --KERNEL boot.img --WDSP SPRDDSP.img..."
Onde:
- "--RECOVERY" é a partição recovery do seu celular;
- "recovery.img" é o arquivo de imagem que será gravado nela.
Você pode um dia se perguntar, mas e esses nomes complicados? "--WDSP SPRDDSP.img"
Como vou saber o nome de cada partição onde cada arquivo vai? Bem, pequeno gafanhoto, aí você perguntou demais, mas vamos ao trabalho.
O arquivo ".pit" que você extraiu vai ser útil, digite no terminal:
heimdall print-pit --file arquivo.pit
Ele vai imprimir um texto enorme detalhando todas as trinta partições do celular, é em cada bloco de texto que eu vejo o nome da partição e o arquivo que vai nela. Isso tem que ser anotado para depois ser passado como argumento ao Heimdall. Por exemplo:
--- Entry #29 ---
Binary Type: 0 (AP)
Device Type: 2 (MMC)
Identifier: 26
Attributes: 5 (Read/Write)
Update Attributes: 5 (FOTA)
Partition Block Size/Offset: 3710976
Partition Block Count: 409600
File Offset (Obsolete): 0
File Size (Obsolete): 0
Partition Name: HIDDEN
Flash Filename: hidden.img
FOTA Filename:
Veja que na linha "Partition Name" está "HIDDEN" toda em maiúscula e embaixo "hidden.img" indicando o arquivo a ser instalado. O argumento fica assim: "--HIDDEN hidden.img"
Ou, pode ser o número da partição. O Heimdall também aceita: "--26 hidden.img"
E assim você vai juntando argumentos até o comando ficar completo:
# heimdall flash --pit arquivo.pit --KERNEL boot.img --CACHE cache.img --HIDDEN hidden.img --RECOVERY recovery.img --WDSP SPRDDSP.img --MODEM SPRDCP.img --SYSTEM system.img
É assim que se faz pelo terminal, pequenos gafanhotos. ;-)
Bom, se o seu objetivo era só instalar a Stock ROM, o artigo acaba por aqui. Mas se você quiser explorar mais uma funcionalidade do Heimdall, passe para a próxima página.