O
Enchant é uma biblioteca de verificação ortográfica que abstrai o verificador ortográfico. A aplicação se comunica com a biblioteca e esta com qualquer um de vários verificadores ortográficos.
O Enchant é usado em principalmente em aplicações GTK+/GNOME. Já foi aventado
usar o Enchant no KDE, mas por motivos que desconheço o KDE preferiu desenvolver a segunda geração do KSpell.
O Enchant já vem de fábrica sabendo usar dicionários de Myspell/Hunspell, Aspell, Ispell e outros. Infelizmente a AbiSource decidiu
não tentar adivinhar onde os dicionários estão instalados. Uma instalação padrão do Enchant localiza automaticamente apenas os dicionários do Aspell. A configuração do caminho para os dicionários pode ser feita durante a compilação do Enchant, como parece ser o caso do Debian (porque
nessa distribuição o manual do Enchant omite o assunto).
No Gentoo e outras distribuições, o Enchant procura os dicionários do BrOffice.org nas pastas ~/.enchant/myspell e /usr/share/enchant/myspell (o prefixo "/usr" pode mudar). A alternativa mais simples é visitar a página do
Verificador Ortográfico do BrOffice.org, baixar o dicionário mais recente, e colocar os arquivos pt_BR.dic e pt_BR.aff em uma das pastas. Usuários do BrOffice.org provavelmente já terão esses arquivos no diretório /usr/lib/openoffice/share/dict/ooo (ou /opt/BrOffice.org 2.0/share/dict/ooo, etc.), então basta fazer uma ligação simbólica (
symlink).
Finalizando a configuração
O Enchant abstrai o verificador ortográfico, mas não o substitui. Por isso, além de instalar o dicionário é necessário instalar o verificador ortográfico em si. Tanto o Myspell quanto o Hunspell podem ser usados. O dicionário de português do Brasil está em formato Myspell, que o Hunspell também entende. Vale lembrar que o Hunspell foi incorporado ao BrOffice.org desde a versão 2.0.2 mas para o Enchant é necessário instalá-lo à parte (o mesmo vale para o Myspell).
Quando mais de um verificador ortográfico estiver instalado (por exemplo, Hunspell e Aspell), o usuário pode escolher a ordem de preferência para cada língua num arquivo cujo formato é especificado pela própria página do manual do Enchant.
Considerações finais
A utilidade deste artigo depende de outras bibliotecas, além do Enchant. A LibSexy usa o Enchant para verificação ortográfica. O GtkSpell e o GnomeSpell receberam um patch para exibir esse comportamento e a maioria das distribuições o aplica.
Se um sistema instala um dicionário Aspell como dependência dessas quatro bibliotecas, isso não quer dizer que o patch não tenha sido aplicado. Vale a pena conferir as dependências do pacote para ver se o Hunspell não seria uma dependência alternativa ao dicionário do Aspell.
Infelizmente o Gedit continua dependendo de dicionários Aspell, porque
incorporou código do GtkSpell sem o patch do Enchant. O desenvolvedor se mostrou disposto a usar o Enchant, mas
a questão ainda não foi resolvida.
Os programas da Mozilla tem
suporte aos dicionários Myspell através de uma implementação própria, derivada do Myspell original. Desconheço planos do KSpell de dar suporte aos dicionários Myspell.