Compartilhando músicas pela Web com o Amarok

Imagine usar o Amarok para compartilhar músicas com seus amigos através de uma interface Web, onde as pessoas podem ouvir e baixar. Isso é possível através de uma ferramenta chamada "ObsidianMusic" e é isso que veremos nesse artigo. Inspirado na análise do linux.com, publicado também em meu blog: prof-david.blogspot.com.

[ Hits: 25.595 ]

Por: David em 24/01/2008 | Blog: http://twitter.com/dias_david


Testando



Para testar, basta abrir o seu navegador de qualquer computador (inclusive este) e digitar na barra de endereços:

http://ip.do.servidor.mp3/amarok

Onde o IP do servidor é o endereço de rede do computador onde você instalou o Amarok. Se você não souber qual é o ip do seu computador, use o comando abaixo para descobrir:

$ ifconfig | grep inet

O valor InetEnd corresponde ao seu ip, logo, em um computador cujo ip fosse 192.168.0.1, para acessar, bastava colocar em qualquer navegador de qualquer computador http://192.168.0.1/amarok.

A tela abaixo aparece:



Quando o usuário clica em alguma música para ouvir, aparecerá a opção de fazer downnload dela ou ouvir com o seu Player favorito.



ATENÇÃO! Usuários do Windows devem ter instalados em seus computadores os pacotes de codecs para o Windows Media Player, que podem ser encontrados em qualquer baixaki da vida. Usuários Linux resolvem seus problemas de codecs com um apt-get:

# apt-get install w32codecs

Conclusão

Este é mais um recurso simples que pode ser usado para um Player de músicas excelente, aumentando ainda mais as suas funcionalidades. É claro que ainda há alguns bugs como algumas páginas que não abrem direito ainda e a falta ao suporte do Idioma Português, mas, com certeza não deixa de ser uma grande ferramenta de compartilhamento de músicas, evitando assim os passeios de pendrive e banda de redes, ao arrastar enormes álbuns para lá e para cá, além de oferecer uma organização e uma base centralizada para o gerenciamento de músicas.

Sem dúvidas, não deixa de ser útil e interessante. ;-)

Até!

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Como funciona
   2. Configurando tudo
   3. Configurando o Amarok e aumentando a performance
   4. Testando
Outros artigos deste autor

Usando comandos dos DOS com o mtools

Fazendo um Kmenu excelente

Instalando o poderoso gerenciador de redes Nagios 3.0 com Apache2

Identificando problemas básicos de redes Linux para principiantes

Compilando facilmente com o apt-build

Leitura recomendada

Instalação do Ambiente .NET (#C) no Slackware 15.0

Octave - Programação científica no Linux

Instalando o VirtualBox no Ubuntu 10.04

Gentoo: Interfaces gráficas para Portage/Emerge - substitutos do Kuroo

FeniX Green 3D/HD

  
Comentários
[1] Comentário enviado por karioka_pr em 24/01/2008 - 19:50h

será q funciona com postgresql também ?
[EDIT]
funcina sim ...

[2] Comentário enviado por professordavid em 24/01/2008 - 20:36h

sim amigo!! funciona perfeitamente... dá uma olhada no site do projeto Obsidian e veja lá com faz... mas eu sei que ele dá suporte integral e basta mudar um unico numero no .conf

Vai na fé!!!

[3] Comentário enviado por karioka_pr em 24/01/2008 - 22:04h

Opa.. desculpe... mania(feia) de perguntar antes de olhar....
Só de ler o conf original dele dá pra ver...
eu perguntei, me respondi e não comentei de verdade...

professordavid, há MUITO tempo eu procurava por algo desse tipo, até achei uns plugins pro amarok, mas não faziam o que eu queria. Era EXATAMENTE isso que eu estava procurando. Muito obrigado e parabéns pelo artigo cara.
p.s.: faltava um mpodulo de administração de usuários nisso não é ? alguem q manje de php se habilita ? eu já estu fazendo a tradução.

[4] Comentário enviado por professordavid em 25/01/2008 - 10:53h

Na verdade, a boa noticia é que existe um controle de usuários (rudimentar, mas existe). Há um script em python que voce executa para gerar uma senha aleatória e depois voce cria a tabela de usuários e senhas num dos arquivos do obsidian e muda uma das opções do .conf para liberar somente mediante senha.. Dá uma olhada no meu blog e procura esse mesmo artigo, pois lá um dos participantes fez e colocou o passo a passo nos comentários. Não deixa de ser interessante. prof-david.blogspot.com

Em casa estou usando com controle de usuários, caso voce não consiga, dá um toque aqui que eu dou uma força, ok..

flw amigo e boa sorte com sua konfiguração!!

[5] Comentário enviado por carlosands em 25/01/2008 - 15:48h

Ótimo artigo eu testei e funcionou normalmente parabéns, vou tentar modificar algumas coisas o que eu for modificando eu vou postando. Abraços.

[6] Comentário enviado por viniciuscordeiro em 26/01/2008 - 16:17h

Muito legal o artigo... mas gostaria de saber se você conhece algum outro script que CONTROLE o amarok remotamente, sem ser os 2 plugins de webserver (MUITO LENTOS) já presentes nele...
Aqui em casa tenho um pequeno server que fica com todas as minhas músicas, e o som é ligado nele... então queria uma alternativa ao VNC para que eu pudesse controlar o amarok... Obrigado...

[7] Comentário enviado por freirej em 11/02/2008 - 12:21h

Olá Professor David,

muito bom o artigo, porém segui todos os passos e não funcionou comigo ele até abre uma página com todas as músicas que possuo no Amarok porém eu não consigo acessa-las, já fiz uma revisão de todos os passos colocados no artigo e verifiquei se o firewall estava bloqueando alguma coisa. Mesmo assim obrigado.

Raimundo Júnior

[8] Comentário enviado por beniltonet em 26/09/2010 - 15:12h

Olá professor.
Acabo de instalar o "ObsidianMusic" tudo certinho se não fosse pelo fato de simplesmente não subi as músixcas conforme o seu tutorial aqui descrito. Não sei onde possa ter errado. Configurei e instalei tudo conforme explicado. Até aparece o Amarok, mas sem as músicas. Desconfiei do server MySql mas estão tudo lá, as pastas e tudo. Dei privilégios pleno ao user. Não apareceram as faixas apenas o template do amarok no browser.
Grato!

[9] Comentário enviado por grooverox em 03/12/2010 - 13:36h

Estou com o mesmo problema dos amigos acima, fiz tudo conforme o tutorial porém as músicas não são carregadas no obsidian.

[10] Comentário enviado por linus black em 02/07/2014 - 00:53h

desculpa à iguinorancia onde coloca-se os arquivos de musica (não vi referencia ao caminho) */var/www/amarok/minhas musicas ou /home/fulano/minhas musicas


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts