Conexão wireless ad-hoc no Ubuntu - relato de experiência

Este trabalho mostra minha experiência na configuração de uma conexão wireless ad-hoc com Ubuntu para compartilhamento de internet 3G.

[ Hits: 35.487 ]

Por: Perfil removido em 25/03/2010


Justificativa



Tenho dois computadores com Ubuntu GNU/Linux e desejei conectá-los em modo ad-hoc com IP fixo e DHCP, fazendo uso do network-manager-gnome para compartilhar o acesso a internet. Queria dispor de uma rotina sem qualquer outro recurso além das placas onboard.

Foram praticamente duas semanas de testes, várias configurações e análise dos resultados, para servir de guia aos usuários iniciantes que precisam compartilhar sua conexão, e outros recursos, nestes tempos bicudos de alta mobilidade.

Mas de antemão afirmo que não existe o jeito fácil de realizar o que me propus, infelizmente. Não existe uma ferramenta útil que, usando alguns cliques, possa conectar dois computadores em modo ad-hoc com IP fixo ou DHCP.

O network-manager e o wicd não prestam para tal, pois permitem apenas conexão com um servidor ou ponto de acesso. Use-os no modo "infraestrutura" e tudo irá bem, mas no ponto-a-ponto vai ter de suar a camisa... ao menos um pouco depois de ler este trabalho!... ;-)

Não vou dar um passo-a-passo de como resolver seu problema, uma receita de bolo, afinal é um relato de experiência. Cada um deverá analisar suas próprias dificuldades e tentar chegar a uma solução satisfatória.

Este trabalho é um pequeno guia, que lança alguma luz sobre um assunto que acho fundamental nos dias de hoje: "interconexão", redes, compartilhamento, convivência... Se não desenvolvermos soluções práticas para problemas simples, de nada adiantará termos o "melhor sistema operacional", o "mais seguro", o "mais" isso e aquilo se ficarmos presos ao próprio umbigo.

E tenho dito! ;-))

    Próxima página

Páginas do artigo
   1. Justificativa
   2. O driver da placa wireless
   3. Gerenciadores gráficos de rede e ponto final
Outros artigos deste autor

Onde o Linux peca ao tentar atrair novos usuários

Zenwalk - Uma distro e tanto

Sudo 1.8.12 - Parte I - Manual

Migrando para Linux sem medo (parte 2)

Postfix com courier-pop de forma simples

Leitura recomendada

Configurando placa de som Sound Blaster Live!

Usando o seu módulo IRDA no Linux

Utilizando PICkit 2 no GNU/Linux

Esclarecendo a questão dos drivers: o problema do suporte a hardware

Linux no Palm TX!

  
Comentários
[1] Comentário enviado por Lisandro em 26/03/2010 - 15:45h

Legal. Vou fazer uns testes.

[2] Comentário enviado por andre.vmatos em 28/03/2010 - 18:28h

Bem, o artigo foi bem escrito, mas creio que não esteja totalmente completo quanto à facilidade de criação de uma rede Ad-Hoc no linux, em particular usando o Wicd. Na verdade, estou escrevendo agora conectando à rede adhoc que criei no note do meu amigo (que tem acesso à internet), usando o Wicd, e ativando o compartilhamento de conexão. Os procedimentos são os seguintes: Abra o Wicd-Client, clique em Rede, e depois em Create an Ad-Hoc network. Coloquei um nome ("My_Adhoc_Network" por padrão), um IP para a sua máquina e um Canal. Selecione também se quer compartilhar sua conexão, e uma chave de criptografia WEP, se desejar. Pronto. Agora, no outro computador, dê Refresh que a rede deve aparecer na lista. Clique em propriedades e sete um IP fixo da mesma rede do IP setado na rede adhoc criada, a chave de criptografia (se tiver), e clique em Conectar. Pronto, você já tem uma rede funcional entre os dois computadores, e com internet compartilhada. Para usar DHCP, pode ativar o DNSMasq, e descomentar as linhas referentes ao server DHCP, no computador servidor.

========================

[ANTONIO CARLOS]

Tb consegui a conexão ad-hoc IP fixo mas com ndis. Minhas placas não suportam o procedimento.

Questiono no trabalho que o procedimento é muito trabalhoso para um usuário iniciante.

Valew por sua contribuição!!!

[3] Comentário enviado por andre.vmatos em 28/03/2010 - 20:46h

Hmm. Entendo, realmente há placas que não suportam esse modo, embora, até onde minha humilde experiência me leva a concluir, a maior parte tem suporte perfeito a esse modo, que é quase tão importante quanto o modo managed. Quanto à questão do IP ter que ser fixo, isso é meio consenso, pois, caso contrário, precisaria-se de um server DHCP (como o que tenho usado com o dnsmasq) configurado. No windows também, redes adhocs tem que ter IP fixo. E, pra finalizar, realmente procedimentos de configuração de redes em sistemas *nix já foram complicados, mas aplicativos como o wicd e o networkmanager facilitaram muito. Já configurei redes adhocs em sistemas windows, e não creio que seja fácil que no linux usando esses gerenciadores de redes. Não estou, de forma alguma, criticando o artigo, que é um relato de experiência, muito bem escrito e que só tem a acrescentar à comunidade, mas creio que essa dificuldade e pouca ortodoxia na configuração de redes adhocs para usuários comuns não seja regra, e sim um problema localizado, e mais relacionado ao driver da placa de rede e suporte da mesma pelo fabricante em sistemas *nix do que na arquitetura e usabilidade dos gerenciadores atuais para esses sistemas. Muito obrigado pela resposta, e parabéns novamente pelo artigo.

[4] Comentário enviado por carlosalberto4ti em 03/04/2010 - 21:49h

Bom para ajudar na confirmação que os drivers para linux não são bons :

http://hardware4linux.info/

O unico chipset hoje que eu tenho ciencia que funciona : Ad-hoc , manager e AP é o chipset da atheros com o drier fechado e olha lá !

[5] Comentário enviado por rausth em 12/05/2010 - 17:32h

olá...
gostaria de fazer um questionamento, à respeito de wireless, nem sei se esse seria o termo exatamo, como foi abordado no artigo
existe uma grande ou pelo menos uma dificuldade em conseguir uma conexão compartilhada via ad-hoc no linux utilizando o
network-manager tanto no ambiente gnome quanto no kde...não sei se foi seu caso, mas até a versão 9.04 do ubuntu e outras distro da
mesma época conseguia criar uma ad-hoc e compartilhar sem esforço nenhum, bastando apenas criar a conexão no network-manager
e pronto...algum comentário, poderia essa versão a 0.8 do network-m...ter algum bug que dificulte isso?...se possível e, se puder, gostaria
de alguma explicação à respeito disso...
muito obrigado e parabéns pelo artigo!!!

[6] Comentário enviado por removido em 05/06/2010 - 18:49h

"Pelo que pude experimentar até o presente momento, é impossível, ou altamente improvável, que um usuário sem conhecimentos técnico-cabalísticos venha a conseguir compartilhar sua conexão internet via ad-hoc, transferir arquivos ou fazer qualquer outra coisa sem um ponto de acesso! :-/

Se estiver em viagem e quiser "dar carona" ao algum laptop vizinho - até para fazer bonito com o GNU/Linux - esqueça, pois vai passar vexame... e dos grandes."

Discordo de você nesse ponto: http://almalivre.wordpress.com/2010/04/18/compartilhando-sua-conexao-3g-pelo-wireless-no-ubuntu-9-10...

Abraço.

[7] Comentário enviado por andre.vmatos em 05/06/2010 - 19:54h

Bem, segundo minhas experiencias, concordo com o paulocwb2003. Configurar uma rede ad-hoc no linux, IMHO, é de simples a trivial. Óbviamente, se sua placa não tiver um bom suporte do driver, como por exemplo, suporte a redes ad-hocs, não é culpa necessariamente do linux, mas vc vai ter, sim, MUITO trabalho pra configurar, se conseguir. Mas, pelo que já vi nas minhas andanças, isso é relativamente raro.

[8] Comentário enviado por Zaraki em 01/11/2011 - 21:08h

concordo com o Andre.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts