Esse artigo é direcionado aos iniciantes em Kurumin 6 que possuem um esquema de rede semelhante à do local onde eu trabalho (Internet --> Servidor --> 10 máquinas). É meu primeiro artigo, espero que toda comunidade e principalmente os iniciantes em Kurumin 6 apreciem. Críticas e sugestões são sempre bem-vindas!
Como ainda não sei como se faz um script para deixar a conexão da rede automática, é bom fazer os passos abaixo.
Iniciando o expediente de trabalho, fazer o seguinte procedimento ativando as conexões:
* K > Centro de controle do Kurumin > Instalar e configurar servidores;
* Quinta aba,"mais funções";
* "Configuração da rede":
Clicar em conexão ethernet eth1 -> "ativar"
Clicar em conexão ethernet eth0 -> "ativar"
OBS: Nunca esqueça de verificar se o "dispositivo padrão de gateway" está setado na interface de rede que RECEBE a internet.
* Após o expediente de trabalho finalizar as conexões do servidor acessando o mesmo caminho acima, mas desativando as conexões:
Conexão ethernet eth1 -> "desativar"
Conexão ethernet eth0 -> "desativar"
OBS: Eu coloquei esses passos aqui de ativação e desativação da rede, pois quando alguém finalizava o computador com a rede ligada (não desativava as placas) e desligava o computador, a próxima pessoa que fosse ligar o servidor no outro dia não conseguia entrar na rede (se alguém tiver a solução me post para nós sabermos).
Conclusão
Linux forma usuários sempre mais inteligentes que "outros" sistemas operacionais por aí. Com Linux são infinitas as possibilidades, principalmente para quem nunca quer ficar "estático" no tempo e aprender a "essência" de um sistema operacional. Dificuldades todos temos, mas temos também ferramentas para resolvê-las, como o excelente VOL aqui.
Espero que os amigos tenham gostado, sou iniciante em Linux e espero que todos os iniciantes, que assim como eu tiveram dificuldades para configurar a rede, apreciem as letras aqui escritas. À disposição de comentários e críticas, obrigado!
[1] Comentário enviado por guesser em 01/10/2006 - 19:15h
Olá amigo!!!
Muito bom seu artigo, apenas tenho uma dúvida. Eu tenho uma rede da mesma forma que a sua só que com uma pequena diferença. Eu uso um IP fixo de internet da Brasiltelecom, não é uma ADSL. Gostaria de saber se as configurações são as mesmas, mudando apenas o IP que recebe o sinal de internet, porque tenho tentado mudar para o Linux e estou esbarrando nisto, faço todas as configurações das placas de redes e não consigo autenticar para sair para internet. Fico grato se puder me ajudar.
[2] Comentário enviado por fabri em 03/10/2006 - 17:19h
Olá amigo!!!
Muito bom seu artigo, apenas tenho uma dúvida. Eu tenho uma rede com tres maquinas, recebo o sinal ADSL da Virtua(Net), só que ao ativar a segunda placa de rede o sinal é interrompido, mesmo após ter feito tudo como explicado no seu excelente artigo. Ficaria muito grato se puder me ajudar solucionar este problema.
[5] Comentário enviado por gregcarleto em 18/10/2006 - 12:20h
Oi fabri, blz?
Bom tente verificar os números ip's, e ver se não há nenhum número ip igual, para não haver conflito.
é o que tenho em mente
Forte abraço!
[8] Comentário enviado por tatuzada em 18/12/2007 - 14:32h
Olá amigo, no local onde trabalho foi instalado um servidor Linux Fedora. Estão ligadas nele até o momento 9 maquinas por rede sem fio e 1 por rede com fio, esse número irá aumentar, foi trocado o processador do servidor e após isso é necessário ativar a rede sempre sendo que anteriormente isso era feito automatico, o problema é que é necessário ativar a rede praticamente de hora em hora e isso atrasa muito o trabalho porque os programas travam e é necessário fecha-los e tudo oq não foi salvo é perdido, porém a internet continua funcionado em todas as maquinas e no micro que está ligado na rede com fio não sofre nenhuma interferência e continua trabalhando normalmente sem a necessidade de ativar a rede. Gostaria de saber se poderia me ajudar com esse problema?
[9] Comentário enviado por liniker em 21/07/2009 - 10:17h
Cara a lógica da minha rede é a mesma
mas estou entrando em parafuso
pois os nomes me confundem
mas confirme meu pensamento
estou com a rede funcionando com o modem com ip fixo 192.168.0.1
logo
meu servidor com a placa eth0(que é a onboard, creio eu, pela minha lógica)
utilizará o ip 192.168.0.2
e a placa que está ligada ao hub
utilizará o ip 192.168.0.3
é isso mesmo? me corrija se estiver errado meu pensamento
Obrigado!
[10] Comentário enviado por dontuba em 17/03/2010 - 17:56h
Show de bola meu amigo, gostei da maneira apresentada e do linguajar utilizado no artigo. Tambem sou iniciante em linux é acho muito importante a questão da interação com o OS. A grande maioria dos usuarios de Windows ficam bitolados aos softwares para utlização dos recursos do OS ja no linux não voce aprende de verdade coloca mão na massa e uma dica para todos que buscam informações sobre linux, tentem aprender o que acontece por detras dos panos tentem saber o porque daquela linha daquele procedimento não apenas copiar o tutorial, assim entendendo o que estão fazendo poderão evitar perdas de tempo em outros eventuais gurus.
Grande abraço a todos e viva a liberdade, Viva o linux.
[11] Comentário enviado por garcia13 em 11/01/2011 - 00:44h
Bacana meu brother!! Ficou excelente
Como faço para acessar este servidor remotamente?? Gostaria de por alguns arquivos no HD para ter acesso remoto...