Neste artigo descreverei como você poderá instalar, carregar e utilizar um sistema operacional residente em um pendrive, em máquinas sem suporte a boot por este dispositivo na BIOS, utilizando para tanto um simples, "velho e bom" disquete.
Ou seja, a BIOS da máquina carrega o setor de boot do disquete; a seguir o gerenciador de inicialização LILO carrega o kernel; este por sua vez carrega o disco em memória INITRD; o disco em memória realiza várias tarefas - monta um sistema de arquivos "provisório" na memória da máquina; carrega no Kernel os módulos de suporte ao pendrive, sistema de arquivos etc; fornece ao Kernel os arquivos de dispositivo para que possa encontrar a partição a ser montada como root; finaliza e então o Kernel pode montar a partição root, chamando o processo init e assim por diante.
Trata-se no fundo de um processo simples, mas na prática são necessários certos "macetes" para que funcione, os quais serão abordados neste artigo.
[2] Comentário enviado por schaf em 03/02/2009 - 10:50h
Em primeiro lugar, quero agradecer ao site pela publicação e ao amigo Mauro acima pelo elogio.
Gostaria de acrescentar ao artigo o seguinte:
Se após algum tempo você verificar que o pen-drive apresenta problemas de falta de espaço em disco (não consegue abrir arquivos para edição, mensagens "No space left on device" ou coisa parecida), verifique:
- Se há espaço livre disponível no pen-drive, com o comando:
# df -h
Filesystem Size Used Avail Use% Mounted on
/dev/sda1 954M 954M 0 100% /
No caso acima, podemos observar que o espaço no pen-drive está completamente utilizado.
Se isto ocorrer, verifique o tamanho do seguinte arquivo:
# du -sh /var/log/debug
287M /var/log/debug
Esvazie então o arquivo para liberar espaço em disco:
# echo > /var/log/debug
Para tornar esta solução "definitiva", acrescente a seguinte linha ao crontab:
# crontab -e
*/15 * * * * echo > /var/log/debug
Isto irá esvaziar o arquivo de 15 em 15 minutos. Maiores informações na documentação do crontab.
Para liberar espaço, você poderá também desinstalar programas desnecessários e/ou esvaziar os diretórios /usr/share/doc ou /usr/doc, através dos comandos (atenção pois a exclusão é DEFINITIVA):
# rm -rf /usr/doc/*
# rm -rf /usr/share/doc/*
Dependendo do caso, a documentação ali existente raramente será utilizada (NÃO se trata das páginas man, as quais você pooderá utilizar normalmente, mesmo após a remoção acima).
Até a próxima!
[3] Comentário enviado por stremer em 04/02/2009 - 11:41h
cara...
eu tinha um notebook "véio"... não tenho mais (bati rolo) mas pesquisei sobre esse assunto e até sabia fazer isso com ele, pois o mesmo não dava boot pelo pen drive, mas tinha um hd de somente 4gb que estava "meia boca" então eu pensei em fazer todo esse processo. Foi complicado achar toda a documentação (me levou alguns dias) e esse artigo seu esta FANTASTICO... se ele existisse na epoca era questão de minutos... vai ajudar muito as pessoas que precisarem de algo parecido...
e acrescentando que o boot não necessariamente precisa ser do disquete, mas pode ser do próprio hd ou ainda de um drive de cd (desde que prepare tudo e depois queime o cd bonitinho) vai depender mesmo da placa mãe...
Parabéns novamente!!!