Conhecendo o POV-Ray

O POV-Ray é um software desenvolvido para a modelagem de objetos 3D, especialmente no campo da computação gráfica e Arte Digital. Neste artigo estarei fazendo uma breve apresentação do mesmo.

[ Hits: 22.500 ]

Por: paulo santos em 08/01/2007


Primitivas do POV-Ray



POV-Ray, em adição a formas comuns como torus, esfera e campos de altura, suporta primitivas definidas matematicamente como iso-superfícies (uma aproximação finita de uma função arbitrária), a primitiva polinomial (um objeto infinito definido por um polinômio de até 15ª ordem), o fractal Julia (um corte tri-dimensional de um fractal de quadri-dimensional), entre outros.

POV-Ray representa objetos internamente utilizando suas definições matemáticas; todas as primitivas do POV-Ray podem ser descritas utilizando funções matemáticas. Isso difere em relação a vários outros modeladores 3D, que geralmente utilizam triângulos para compor todos os objetos. Isso forneceu ao POV-Ray várias vantagens sobre outros sistemas de modelagem, tornando as primitivas do POV-Ray mais exatas as versões poligonais.

Objetos que podem ser descritos em termos de esferas, superfícies planas, cilindros, tori e outros são perfeitamente bem definidos matematicamente para a produção. As primitivas do POV-Ray também são definidas de maneira mais simples que primitivas poligonais. Em POV-Ray, uma esfera é descrita simplesmente pelo seu centro e raio. Em ambientes poligonais, uma esfera deve ser descrita por um conjunto de pequenos polígonos.

Por outro lado, a modelagem por primitivas e scripts não é praticável para criar objetos como personagens realísticos ou carros. Tais objetos devem ser criados em aplicações de modelagem poligonal como o Wings 3D ou Blender, e então convertidas para o padrão POV-Ray.

Licença

POV-Ray é distribuído pela licença POV-Ray, que permite a livre distribuição dos binários do aplicativo e seus códigos fontes, mas restringe a distribuição comercial e a criação de trabalhos diversos às versões do POV-Ray.

Apesar de o código fonte estar disponível para modificação, de acordo com restrições específicas, ele não é um código fonte de acordo com a definição da Iniciativa de Código Livre. Uma das razões para o qual o POV-Ray não é licenciado pela GPL, popular para projetos similares atualmente, é que o POV-Ray foi desenvolvido antes da GPL se tornar popular. Os desenvolvedores escreveram suas próprias licenças para o lançamento do POV-Ray, e contribuintes do aplicativo trabalharam assumindo que suas contribuições seriam licenciadas pela licença POV-Ray.

Uma reescrita completa do POV-Ray (versão 4.0) está atualmente sob discussão, utilizando uma licença mais liberal, não necessariamente a GPL.

Onde consigo?

O POV-Ray pode ser baixado através do seu site oficial:
Lá você encontrará, além do download, FAQS, textos, exemplos entre outras coisas. Vale lembrar que o site oficial do POV-Ray encontra-se em inglês.

Página anterior    

Páginas do artigo
   1. Conhecendo o POV-Ray
   2. Primitivas do POV-Ray
Outros artigos deste autor

Um tour pelos gerenciadores de downloads/uploads do Linux

Desenvolvimento para deficientes visuais na plataforma Linux

Leitura recomendada

Instalação do Debian 3.1r2 Sarge como servidor

VirtualBox com PHPvirtualbox em Servidor Ubuntu 14.04

Gravando vídeo com placa de TV através do transcode

Um olhar para o futuro: cloud, big data, programadores, economia e software livre

Incrementando o Spacefm com plugins e ações personalizadas

  
Comentários
[1] Comentário enviado por yetlinux em 18/04/2009 - 04:37h

Bom, gostaria de acrescentar que POV quer dizer Persistence Of Vision, persistencia de visão.
Existiu um livro na década de 80 sobre a 'linguagem' do POV-Ray, que vinha com um disquete com os programas e exemplos para DOS.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts