Após muito pesquisar, decidi comprar o modelo Dell Vostro 1400 devido ao custo e benefício dos modelos que eu tinha acesso, assim, chequei junto ao serviço de atendimento telefônico da Dell se existiam modelos sem sistema operacional. Como eu esperava, não existiam. Então, configurei o meu sistema e encomendei pela internet através do site. No dia seguinte recebi um e-mail de um funcionário responsável pela venda. Realizei o depósito e confirmei com ele o pagamento. Antes de receber meu computador troquei os seguintes e-mails com o funcionário.
Vinícius, dia 11/12/2007
Olá "Atendente 1", desculpe-me por incomodá-lo novamente desde a última vez com os procedimentos de pagamento, mas eu gostaria de informar-me a respeito de como funcionaria se eu quisesse recusar a licença do Windows Vista e ser reembolsado da parcela referente ao OEM? Pergunto-lhe pois sou usuário
Linux, e não estou interessado em ter o Windows Vista.
Atendente 1, dia 11/12/2007
Oi Vinícius, infelizmente não podemos enviar a você o computador sem um sistema operacional, e não podemos também coletá-lo de volta e retornar o valor. O computador precisa sempre acompanhar o sistema operacional.
Vinícius, dia 12/12/2007
Olá "Atendente 1", me desculpe por errar seu nome, não sou muito familiarizado com nomes asiáticos. Verificando o termo de aceitação da licença pelo usuário final do Windows Vista Business (o sistema operacional que eu comprei através da loja online), encontramos a seguinte seção:
"Usando o software, você aceita estes termos. Se você não os aceita, não use o software. Ao invés disso, contate o revendedor para um reembolso ou crédito."
Acredito que a primeira vez que eu ligar o computador esta licença será mostrada, e eu não tenho a pretensão de checar nenhum tipo de formulário que confirmará minha aceitação. Isto provavelmente reiniciará o computador ou coisa parecida, o que não me deixará usar o Windows Vista.
A licença pode ser encontrada no site da Microsoft, aqui.
Por favor, verifique a situação e instrua-me de como posso mostrar evidências suficientes de que recusei a licença.
Atendente 1, dia 12/12/2007
Oi Vinícius, tentarei conseguir o reembolso e agendar a coleta do material assim que o sistema for entregue. Será cobrado $26 para retornar o material, sendo reembolsado somente $213.68 ($239.68 - $26). Veja também que não poderemos vender a você somente o sistema operacional mais tarde, e que você não terá suporte aos drivers para Linux para este sistema, tendo que procurá-los por você mesmo. Por favor, confirme a aceitação assim que você receber o sistema.
Recebi o computador no dia 20, após alguns problemas com os entregadores locais que não sabiam ler o número do meu apartamento.
Vinícius, dia 20/12/2007
Oi "Atendente 1", eu recebi o sistema apropriadamente. Por favor considere meus e-mails anteriores onde eu confirmo a aceitação para retornar à vocês o material necessário para o reembolso. Fico aguardando instruções.
À esta altura o computador já estava rodando o Ubuntu Linux 7.10 Gutsy Gibbon, e até hoje ele jamais bootou Windows ou qualquer outro sistema proprietário.
Atendente 1, dia 26/12/2007
Oi Vinícius, a coleta e o reembolso foram aprovados. Nosso agente contatará você para organizar a coleta do CD e combinar o meio de reembolso. Atenciosamente.
No dia 02/01/2008, um outro atendente me ligou explicando as condições de coleta e reembolso. Pedi para ele me enviar um email para fins de registro.
Atendente 2, dia 02/01/2008
Oi Vinícius, foi um prazer conversar com você no telefone à poucos minutos. De acordo com nossa conversa, os entregadores agendarão com você a coleta do CD do Windows Vista Business e do selo COA (Certificado de Autenticidade). Você precisará retirar cuidadosamente o selo da parte de trás do seu computador e retorná-lo juntamente com o CD. Assim que você me confirmar o número do selo, eu requisitarei aos entregadores para lhe contatarem e agendarem a coleta. Duas semanas após a coleta, a quantia de $213.68 lhe será enviada.
Vinícius, dia 02/01/2008
Olá "Atendente 2", pois não. O código do selo é XXXX-XXXX-XXXX-XXXX. Fico aguardando instruções. Muito obrigado.
Alguns dias depois, os entregadores me contataram e coletaram em minha casa um envelope com o CD e o selo COA, e no dia 29/01/2008 recebi em minha casa o cheque da Dell referente à quantia da licença do OEM do Windows Vista Business.
Conclusão
Consegui reembolsar 15% do valor total do notebook, uma quantia considerável e que com certeza eu não gastaria em uma licença do Windows caso o computador não tivesse sistema operacional.
Os atendentes foram bastante educados e me atenderam prontamente, tinham interesse em resolver o meu problema após a aprovação da devolução. Foi uma relação fácil e direta.
Recomendo a tentativa mesmo para quem comprou um computador faz tempo e não utiliza mais o Windows, afinal o que interessa mesmo para eles é o selo COA e o CD.