Estou com um problema de ter uma quantidade grande material para estudar, porém tenho outras tarefas para executar. A solução geek foi colocar o computador para ler o material, assim poderia escutar a leitura em quanto tento fazer outras atividades. Agora tenho outro problema, como fazer o computador ler o material. A solução foi recorrer a internet, achei alguns sintetizadores de voz para
GNU/Linux:
- Orca - Sintetizador que pode ser integrado ao GNOME. Está disponível para Ubuntu e Debian;
- Espeak - Sintetizador simples e pequeno, pode ser integrado com o KDE para leitura de tela;
- Festival - Sintetizador de voz criado pela Universidade de Edimburgo.
Agora estou com um problema, como fazer o sintetizador funcionar. De volta às pesquisas na Internet. O sintetizador mais simples que ache usar foi o Espeak.
Instalação e uso do Espeak
Se você está usando Ubuntu ou Debian, para instalar o Espeak é só executar:
# apt-get install espeak espeak-data
Usando o Espeak. Alguns exemplos abaixo só irão funcionar com Espeak 1.21 ou superior. Dica: quando executar um dos comandos abaixo o totem não pode estar aberto.
Exemplo 01. Abra um terminal e execute os comandos abaixo. Veja a diferença na qualidade da pronúncia.
$ espeak "Olá Mundo, esse texto está em português"
$ espeak -v pt "Olá Mundo, esse texto está em português"
O parâmetro -v informa a língua que deverá ser usada. Para saber todos as línguas disponíveis use:
$ espeak --voices
Exemplo 02. Abra um terminal e execute os comandos abaixo. Agora ele fala rápido e fino:
$ espeak -v pt -s370 -p99 "Olá Mundo, esse texto está em português"
Parâmetros:
- -s speed. Velocidade do texto, pode ter valores de 30 a 370;
- -p pitch. Altura do som (grave ou agudo) pode ter valores de 0 a 99, valores baixos som grave e valores altos som agudo.
Exemplo 03. Abra um terminal e execute os comandos abaixo. Lendo um arquivo de texto ou HTML e gerando um arquivo WAV.
$ espeak -v pt -s180 -p60 -mf arquivo.html -w arquivo.wav
Parâmetros:
- -mf. Leitura de um arquivo de entrada. O "m" serve para não fazer a leitura das tags html.
- -w gera um arquivo no formato WAV.